12 de dezembro de 2013

RESENHA: FRANKENSTEIN, CIDADE DAS TREVAS - Dean Kootz (Ed. Prumo)



Oi, gente!

Em outubro resenhei um livro da editora PRUMO que entrou para minha lista de favoritos: FRANKENSTEIN,O FILHO PRÓDIGO, do DEAN KOONTZ. Nesse fim de ano recebi as duas sequências dessa trama fantástica e dediquei muitas horas a fim de finalizá-las. Como o pessoal que acompanha o blog sabe, AMO livros policiais, e essa série do KOONTZ que mistura fantasia, ficção, sobrenatural, Ciência e policial, entrou para minha lista de favoritos e o autor para minha lista de “sim, eu pago pau”. Na resenha de hoje vou falar sobre FRANKENSTEIN: CIDADE DAS TREVAS, o segundo livro da série.


Frankenstein: Cidade Das TrevasSINOPSE: O projeto louco de Victor Hélios, outrora conhecido como Dr. Frankenstein, parece não ter limires. Os membros de sua nova raca são mais fortes, a saúde deles é melhor e seu pensamento é mais rápido do que qualquer ser humano já criado, mas eles estão fora de controle. Nem mesmo Hélios pode deter os assassinos que ele contrui e colocou à solta espalhando o terror por Nova Orleans. Os únicos que poderão ajudar a deter as criaturas serão os detetives Carson O'Connor e Michael Maddison e a criatura gigantesca e desfigurada, Deucalião, fruto da primeira experiência de Victor. Entretanto, enquanto os três correm para desvendar a verdadeira dimensão de uma conspiração antíquissima, descobrirão que os novos e aprimorados modelos de Victor se infiltraram em todos os níveis da sociedade da cidade... e muito além.


O primeiro livro terminou de um jeito que me fez querer roer os cotovelos. A coisa foi tão tensa, tão sinistra que parecia que eu ia ter um treco se não lesse logo a sequência. O segundo volume demorou um pouco a chegar, e também me agradou imensamente, mas não posso de forma alguma dizer que foi tão bom quanto o primeiro. Tenho que ser sincera e dizer que ficou uns dois ou três degraus abaixo, isso porque esse segundo volume não traz uma trama paralela, como no primeiro, em que havia um assassino serial em meio aos seres criados da Nova Raça.

Como o livro anterior havia parado em um ponto crucial, imaginei que a continuação partiria dali e teríamos ação do começo ao fim, que ficaria igualmente sem fôlego durante a narrativa e sentindo meu coração sair na boca de tantos acontecimentos simultâneos que estavam presentes no enredo. Porém, o início desse segundo volume retoma vários acontecimentos e situações, fala de alguns personagens que foram eliminados no primeiro livro, como os policiais chegaram ao culpado, como descobriram a implantação da Nova Raça na sociedade, etc. Claro que nessa parte sou obrigada a dividir meu ponto de vista sob duas perspectivas: a primeira de ter ficado incomodada com tal “resumo”, pois como havia pouco tempo que tinha lido O FILHO PRÓDIGO, estava com a história fresquinha na cabeça e queria partir logo para as novidades; porém, analisando a situação, sou obrigada também  olhar por um segundo ponto de vista, o da certeza de ter achado que tais informações foram extremamente importantes caso tivesse lido o livro há algum tempo. Por isso, ao mesmo tempo em que o início me incomodou pela repetição, compreendi que ele era mais que necessário ao leitor que acompanhou a série nos anos corretos de seu lançamento.

Tirando isso, que torna o início do livro bem morno, e o fato de não termos uma trama paralela, a narrativa de KOONTZ continua sendo brilhante e fascinante, do tipo que não dá para largar antes de chegar ao final.

Dessa vez o enfoque é todo na criação da Nova Raça. Os detetives Carson e Michael estão atrás de mais pistas que possam incriminar Victor, enquanto isso, Victor também está na cola tentando eliminar os policiais.

O interessante desse volume fica no lado humano que as criaturas que o cientista maluco criou começam a desenvolver e as mutações genéticas que alguns deles começam a sofrer. Além disso, Erika Cinco, a nova esposa criada por Victor tem uma curiosidade aguçada, o que prejudica a personagem, mas a faz nos levar em lugares desconhecidos da mansão do Dr. Frankenstein. Os personagens do lixão também trazem uma história interessante e instigante.

Quanto à Deucalião, o primeiro monstro que Victor criou, continua incrível. O fato de ter 200 anos, o humanizou e fez com que o personagem tivesse consciência de muitas coisas sobre o mundo e os seres humanos, além disso, arrisco a dizer que o personagem, tirado do livro da Shelley, tem até alma, o que a nossos olhos o transforma em um dos heróis da trama.

E falando nos heróis, não posso deixar de falar mais uma vez de Carson e Michael. Os dois formam uma dupla fantástica e nesse volume vemos a amizade deles se fortalecer e um sentimento maior crescer. Mas Carson continua a mesma mulher durona de sempre e não dá brecha a Michael, o que garante boas risadas em um livro onde a tensão ronda todas as páginas.


Disse na resenha do primeiro volume e preciso repetir aqui que essa é a série policial mais diferente que já li. A mistura de gêneros e a inserção de tantos aspectos distintos tornam a série de uma singularidade jamais vista. Virei fã do KOONTZ e gostaria que todos vocês virassem também. Sempre que alguém me pede indicação de livro policial, a série FRANKENSTEIN é a primeira opção que me vem a cabeça, apesar de ter certeza que o livro agradaria fãs de policiais, romances, sobrenaturais, ficção científica, etc, pois a série é um misto enorme, e é exatamente essa mistura que é, sim, capaz de agradar a todos.


FICHA DO LIVRO

FRANKENSTEIN: CIDADE DAS TREVAS
DEAN KOONTZ
Editora: PRUMO
Ano: 2013                   
Nº págs: 492
Gênero: Policial, Suspense, Ficção, Sobrenatural



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Na sua resenha do primeiro livro já fiquei com vontade de ler, e agora mais ainda. Um dia compro a série toda e leio. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vindo de uma fã de Stephen King como eu (já tem lugar no meu coração), posso dizer que se você adorou essa série, eu também vou gostar!
    Adorei a resenha e tenho o gosto parecido com o seu!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros policiais que tem suspense no meio. Acho que vou amar esse livro, ele parece ser muito bom e bem diferente. Quero ler esse livro, e espero que ele me agrade tanto quanto você diz que te agradou.
    Beijos!
    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.