5 de dezembro de 2013

RESENHA: ALFABETO DOS OSSOS - Louise Welsh (Ed. Bertrand Brasil)



Boa tarde, pessoal.

Hoje vou falar sobre ALFABETO DOS OSSOS, da LOUISE WELSH, lançamento da BERTRAND BRASIL.

Alfabeto dos OssosSINOPSE: Alfabeto dos ossos apresenta a busca incessante de um professor universitário, Murray Watson, por informações sobre um poeta controverso, Archie Lunan, que há décadas publicou apenas uma obra. Murray, fã desde que era jovem, até hoje não entende por que só um livro, mesmo que este tenha recebido elogios e por que Lunan sumiu logo após a publicação.
Em sua busca, o docente se surpreende quando, ao pesquisar a vida de Archie, não encontra praticamente nada. Além de não ter tido amigos, todos dizem não se lembrar do poeta e não saber nada sobre sua única obra. Contudo, ele percebe que os entrevistados escondem algo e que existe um grande ressentimento quanto a Lunan. Para piorar, a única pessoa que poderia ajudá-lo, a ex-mulher do escritor, mora numa ilha e se nega a conversar com o professor.


Quando li a sinopse desse livro sabia que tinha que lê-lo de qualquer jeito. Saber que um professor de literatura procurava pistas de um poeta sumido, me levou a um grau de curiosidade que poucas vezes experimentei. Tal premissa fez com que imediatamente lembrasse de Julián Carax, o autor desaparecido de A SOMBRA DO VENTO, do ZAFÓN. Obviamente, pensei que estaria de frente com narrativa similar, uma obra intensa, cheia de segredos, um drama de cortar o coração, e um livro que marcaria minhas leituras para sempre, mas a verdade é que, mesmo tendo gostado de ALFABETO DOS OSSOS, a narrativa está muito aquém do que imaginei e desejei encontrar nas páginas do livro.

O início é extremamente lento e muito focado em Murray, o professor que deseja saber mais sobre o poeta Archie. A vida do professor de literatura é dissecada ao leitor, porém, mais da metade das informações são irrelevantes, pois ele não é o tipo de personagem que conquista o leitor, que nos faz cair de amores e querer saber cada vez mais sobre sua vida. Pelo contrário, muitas vezes me passou a impressão de ser um sujeito normal, até simplório, mais preocupado com sua vida sentimental.

E a vida sentimental dos personagens é algo bastante aprofundado na trama e que ganha páginas e mais páginas. São cenas de sexo, traições, paixões, etc. O que achei desnecessário, pois essas partes pareciam estar no livro só para fazer volume, pois nada tinham a ver com o suposto suicídio de Archie. Creio que foi apenas para humanizar os personagens e mostrá-los como pessoas do cotidiano.

Apesar de não estar morrendo de amores pelo livro, simplesmente não conseguia largar, isso porque a escrita de WELSH é fabulosa, e mesmo em momentos entediantes, a autora soube conduzir a narrativa de um jeito que nos dá a sensação de “isso é desnecessário, mas as próximas informações serão brilhantes”. O fato é que segui com a leitura até o fim por ter esse pensamento. De alguma forma conseguia sentir que em algum momento a história daria uma guinada e todo o drama e mistério sobre a morte do poeta iriam encontrar seu espaço no livro e desabrochar de forma magnífica. E realmente, após a página 300 isso começou a acontecer.

Não vou dizer que a foi um sacrifício chegar até a página 300, pois como disse acima, a autora narra de um jeito que mesmo sem gostar do enredo fica impossível largá-lo, mas também não vou dizer que até essa página a leitura foi extremamente prazerosa e gratificante, pois seria um exagero; mas, mesmo com as deficiências que encontrei, a leitura valeu a pena para chegar aonde chegou: nas revelações que cercaram o passado do autor.  E foi a partir daí que ficou impossível largar ALFABETO DOS OSSOS, não só porque a autora havia conseguido me segurar com sua forma de escrever, mas também porque, após muitas páginas, conseguiu me conquistar com sua história.

Depois de ter achado muitas partes do livro desnecessárias, a autora resolveu apresentar o passado de Archie da forma como eu queria: com muito drama, um mistério que assola alguns personagens até o presente, e uma resolução fantástica para o desdobramento dos fatos. Já Murray, que é quem descobre a história de Archie, passa a ocupar um lugar secundário na narrativa, lugar que, em minha opinião, deveria ter ocupado desde o início, pois o poeta e os “vilões” de ALFABETO DOS OSSOS são muito mais interessantes para ocupar lugar de destaque que o tedioso professor.


Não posso dizer que o livro superou minhas expectativas, pois na realidade, não chegou nem perto delas, mas foi por minha culpa, já que imaginei uma trama completamente diferente e muito mais intensa e dramática do que realmente foi, mas que ALFABETO DOS OSSOS é um bom livro, isso não posso negar. Confiram ;)


FICHA DO LIVRO


ALFABETO DOS OSSOS
LOUISE WELSH
Editora: BERTRAND BRASIL                                   
Ano: 2013                  
Nº págs: 462
Gênero: Suspense, Drama

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Gostei da resenha e me interessei um pouco pelo livro, mas não virou prioridade.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Só li o início para não ter muitas informações sobre o livro rs.
    Parece ser bom! Me deixou curiosa. Adoro livro de suspense.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Recebi o livro como dica de leitura. E ao pesquisar um pouco caí aqui.
    Entrará para a lista de leitura desse ano, com certeza. Vamos ver se aprecio a trama. :)

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.