6 de junho de 2013

RESENHA: A SÍNDROME [E] - Franck Thilliez (Ed. Intrínseca)

Oi, gente!

Ontem tivemos resenha policial, e hoje repito a dose falando de mais um livro do gênero. Após ter firmado parceria com a INTRÍNSECA aproveitei para solicitar os livros policiais que a editora lançou: GAROTA EXEMPLAR, NO ESCURO e agora A SÍNDROME [E] do FRANCK THILLIEZ. Posso garantir que os três livros são excelentes e que entraram para meus favoritos, por isso, aproveito a resenha para elogiar a INTRÍNSECA por trazer thrillers tão excelentes e por deixar os fãs de policiais e suspense com um sorrisinho bobo no rosto após a leitura. Aproveito também para pedir para a editora trazer ainda mais livros do gênero para nós J

Dito isso, vamos a sinopse de A SÍNDROME [E]:

A Síndrome ESINOPSE: Um estranho caso vem atrapalhar as férias de verão de Lucie Hennebelle, tenente de polícia em Lille. Seu ex-namorado ficou cego depois de assistir a um filme mudo, anônimo, com um roteiro enigmático, concebido por uma mente doentia. Simultaneamente, o comissário Franck Sharko, veterano da Divisão de Homicídios e analista comportamental na Divisão de Repressão à Violência, passa por um tratamento na tentativa de curar a esquizofrenia.
No norte da França, cinco cadáveres não identificados foram encontrados sepultados a dois metros de profundidade mutilados de maneira atroz e em estado de decomposição avançada e Sharko cede ao chamado da aventura. Enquanto Lucie descobre os horrores escondidos no estranho filme, um misterioso informante do Canadá aponta-lhe o elo entre aquele rolo e os cinco cadáveres.
Um único e mesmo caso, graças ao qual Lucie e Sharko, tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximos em sua concepção do ofício, irão se encontrar. Das favelas do Cairo aos orfanatos do Canadá nos anos 1950, os dois colegas irão se deparar com um mal desconhecido, batizado como “síndrome E”. Uma realidade assustadora que revela como o ser humano pode ser capaz das maiores atrocidades.


A sinopse faz com que qualquer leitor se interesse, mas são os primeiros capítulos que nos conquistam e nos fazem parar de fazer qualquer coisa para ler A SÍNDROME [E].

No começo da narrativa temos dois investigadores principais: Lucie e Franck Sharko (adorei o personagem ter o nome do autor). Enquanto Lucie investiga um misterioso filme caseiro, que foi capaz de causar uma cegueira histérica em seu ex-namorado; Franck tenta descobrir mais sobre cinco corpos sem cérebro. A princípio parecia que as duas histórias jamais conseguiriam se conectar, e quando vemos a forma como elas se ligam ficamos de queixo caído, e o mínimo que posso dizer aqui é que THILLIEZ é um gênio!

No começo da leitura fiquei completamente fascinada por Lucie e para o rumo que a investigação dela tomava: mensagens subliminares, crianças agressivas, um filme extremamente violento e sem pudor, mundo do cinema, etc... Enquanto que Sharko investigava, o que para o leitor de livros policiais, era um crime comum, mortes comuns, alguma parte do corpo faltando... Coisas corriqueiras em qualquer livro policial. E foi por ver uma trama completamente diferente de tudo que já li que fiquei fascinada pela narrativa quando envolvia Lucie. Já li tantos livros policiais, mas nenhum como A SÍNDROME [E]. Essa coisa do filme chegou a me dar calafrios e até pesadelos de noite. Não parecia apenas um livro policial, mas sim uma narrativa de horror! Por conta de todos os sentimentos que essas partes afloravam em mim, ficava até com raiva quando Sharko aparecia, eu tinha a sensação que ele ficava cortando uma narrativa excelente e inédita pra tentar me enrolar com uma historinha mediana e já batida. Porém, quando dei por mim, as investigações de Sharko e Lucie colidiram e eu estava salivando para ler páginas e mais páginas de A SÍNDROME [E].

Dizer que A SÍNDROME [E] é o melhor livro policial que já li seria um erro, porque é impossível escolher um livro para ser O melhor, pois já li centenas de livros do gênero, mas não tenham dúvidas de que ele está entre os melhores, e como eu disse acima, é o que traz a história mais inédita, fascinante, INTELIGENTE, e ao mesmo tempo medonha, que já li.

Quando as explicações começam a aparecer, quando passamos a saber o que é a tal A SÍNDROME [E], ficamos até bobos, se é real ou ficção, optei por não pesquisar, pois fiquei imensamente satisfeita com o que o autor apresentou, e se tudo que ele disse foi ficção, afirmo novamente que THILLIEZ é um gênio; se for realidade, eu não quero nem saber, pois ficaria demasiada chocada com a perversidade e maldade existentes no mundo. Prefiro ficar só com o que o autor passou e permanecer na dúvida.


A SÍNDROME [E] foi lançado em 2010 e faz parte de uma série de livros que traz Lucie e Sharko como protagonistas (mas acredito, que como a maioria dos livros do gênero, não precisam ser lidos na ordem). A forma como o livro terminou foi estarrecedora, e me fez ficar em completo choque, mas, mais que isso, fiquei desesperara para ler o volume que se segue. Eu só queria saber Francês para continuar a leitura dos livros que trazem a dupla como protagonistas, como não é o caso, vou ficar aqui contando os dias para a INTRÍNSECA lançar logo mais um livro do autor.



FICHA DO LIVRO

A SÍNDROME [E]
FRANC THILLIEZ
Editora: INTRÍNSECA                      
Ano: 2013                  
Nº págs: 368
Gênero: Suspense, Policial



Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Geeeente :o

    Sou muito fã de livros do gênero, ainda mais os que envolvem o psicológico, como é o que parece. Fiquei morrendo de vontade dele *-*

    Caramelo de Limão

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro Mari!
    Adorei!
    Com certeza vou add na lista de leitura!


    Estamos com uma super promoção do Dia dos namorados!
    Participe!
    Beijos
    Rizia -Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse novo livro da série.
    Adoro livros de suspenses policiais, e pela resenha esse me parece assustadoramente incrível!!
    Quero demais!
    Resenha muito boa.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Mari, amei a resenha e fiquei bem curiosa com relação a esse livro, até porque gosto de livros policiais.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  5. Linda capa quando li a resenha super interessante.......

    ResponderExcluir
  6. Bah, um livro de tirar o fôlego! Gosto de livros assim... parabéns pela resenha, deu a dica, e deixou aquela vontade de ler o mais rápido possível. Bjos

    ResponderExcluir
  7. Poxa, Mari, fico até meio assim de dizer isso, mas eu não curti o livro com essa empolgação. Tipo, eu estava com essa empolgação até sei lá, um pouco depois da metade? Acho que o que matou pra mim foi o envolvimento da Lucie e do Sharko... achei forçado e também achei que eles não combinam.
    Mas voltando à parte suspense, isso sim eu achei BRILHANTE. É até macabro, como você disse. Às vezes parece um livro de horror, o que eu achei fascinante. No começo eu também ficava irritada quando o Sharko aparecia, quer dizer, a narrativa da Lucie era muito mais legal! Mas depois tive a sensação que começava a gostar muito mais das narrativas do Sharko e detestava as da Lucie.
    Eu não gostei do final, na verdade, eu não gostei do epílogo. Achei meio... apelativo para uma continuação. Por mim eu finjo que o epílogo não existe.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.