13 de junho de 2013

RESENHA: ÁGUA NA BOCA - Andrea Camilleri e Carlo Lucarelli (Ed. Bertrand Brasil)

Bom dia, gente!

Hoje vou falar sobre ÁGUA NA BOCA, um livro policial diferente de tudo que já li. Escrito em parceria por ANDREA CAMILLERI e CARLO LUCARELLI, e lançado pela BERTRAND BRASIL nesse mês, o livro traz uma história policial que em nada interessa o leitor, mas com personagens que roubam a cena e nos deliciam com a investigação.

Água na BocaSINOPSE: Após um encontro entre os dois escritores para a gravação de um documentário, eles aceitam o desafio proposto por seu editor: escrever um livro a quatro mãos, em que cada um fosse criando, alternadamente, as partes da trama. O que começou apenas como uma obra colaborativa, se tornou, ao longo dos meses, uma partida de xadrez – palavras do próprio editor. Camilleri e Lucarelli enviavam o texto ao parceiro sempre num momento em que dificultasse a continuação por parte do adversário. A comunicação entre eles ocorria por meio de cartas e faxes – em que utilizavam fotos, colagens, textos escritos à mão e datilografados. Em determinados momentos, segundo eles próprios, foi extremamente complicado sair da situação criada pelo outro.
Água na boca é, portanto, o resultado de um duelo travado entre dois mestres detentores de técnicas distintas de escrita e que conquistaram milhões de leitores ao redor do mundo. O que põe Montalbano e Grazia em contato é um insólito homicídio ocorrido em Bolonha: a vítima é encontrada com um saco plástico cobrindo-lhe a cabeça. No piso, ao lado do cadáver, há três peixinhos vermelhos. O caso está nas mãos de Grazia Negro, a qual, tendo descoberto que a vítima era originária de Vigàta, pede ajuda ao colega siciliano. Mas até que ponto Montalbano estará disposto a entrar no jogo e acompanhar Grazia numa investigação que se anuncia perigosíssima e é abertamente hostilizada pelos superiores de ambos?


ANDREA CAMILLERI e CARLO LUCARELLI são dois autores italianos, e CAMILLERI tem diversas obras publicadas pela RECORD, na COLEÇÃO NEGRA, com o conhecido personagem Salvo Montalbano. Já LUCARRELLI também escreve policiais, mas nenhuma outra obra sua chegou ao Brasil.

Quando li a sinopse do livro fiquei bastante interessada, mas achei que o livro seria mais uma narrativa com diversas e imensas descrições, como todo bom policial pede. Contudo, ao descobrir que o livro contava com apenas 108 páginas fiquei esperando por uma surpresa, uma narrativa mais rápida e um crime não tão elaborado.

A verdade é que a surpresa foi maior do que esperava e o crime em si nem me importou, rs. Da mesma forma que os dois autores se enviavam cartas e faxes para a confecção do livro, os dois investigadores da trama, Montalbano e Grazia, usaram da mesma técnica para se comunicar.

Após a morte de um homem com um saco plástico na cabeça e peixinhos vermelhos ao redor, Grazia resolve que, apesar de seus superiores terem dado ordens explicitas para não mexer com esse crime, ela precisa investigar. E é por meio de cartas e bilhetes que recorre a Montalbano para obter ajuda.

Os dois personagens tornam-se tão gigantes na história que o mistério de descobrir quem matou e por que, deixa de ser importante. O livro inteiro é contado em forma de correspondência trocada pelos dois. Não há nenhuma intervenção de narrador, nada de diálogo da forma corriqueira e nenhum dos personagens se estende muito em suas palavras. A investigação vai sendo, ao mesmo tempo, fragmentada e completada por eles. Todas as notícias que vamos tendo do crime e assassino, são por meio das informações que os personagens trocam.

Os personagens são engraçadíssimos, dotado de humor sagaz e brilhantismo em suas formas de ação. Vejam bem, não é que o livro não tenha um mistério a ser desvendado ou um assassino a ser perseguido, pelo contrário, após este ser pego, Montalbano judia bastante do ser, é que, simplesmente, os personagens sobressaem-se muito mais que o enredo, possivelmente isso acontece pela forma de interação escolhida pelos autores para apresentar à narrativa.


Adorei ÁGUA NA BOCA, achei completamente diferente de tudo que já li, e bastante inusitado. Acredito que os fãs de policiais vão gostar bastante de ver uma investigação elaborada por uma perspectiva tão singular. Recomendo!


FICHA DO LIVRO


ÁGUA NA BOCA
ANDREA CAMILLERI e CARLOS LUCARELLI
Editora: BERTRAND BRASIL                      
Ano: 2013                  
Nº págs: 108
Gênero: Policial

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Hello,
    Adorei a resenha fiquei muito interessada no livro, vou procura-lo pra ler.

    http://gabriellasm-1993.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Wow. Eu li a resenha e nem achei tudo isso. Quando vi que tinha menos de 200 páginas, aí é que eu torci o nariz mesmo. Mas olha só o poder de um resenha! Estou doida pelo livro agora. Sou apaixonada por livros escritos em cartas e... nossa! Amei a resenha e agora vou correr atrás de mais um livro. Parece que nunca estou saciada de livros, meu Deus! kkk

    ResponderExcluir
  3. Muito boa resenha! Sou fâ do Camilleri e seu inspetor Salvo Montalbano. Li um livro do Lucarelli, Almost Blue, com o Grazia Negro. Vou ler!!!

    ResponderExcluir
  4. Quero comprar e não acho em lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  5. Puxa, fiquei uns dias sem aparecer por aqui.... e quando apareço tem tanta coisa boa!!! Mais uma dica de livro bom, adoro isso! Não conheciam e adorei sua resenha... por serem autores italianos, já ganharam créditos! Valeu pela dica, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Quem quiser experimentar um saboroso livro nacional com o mesmo plot - mistério resolvido a 8 mãos - que leia o divertido Pega Pra Kaupput!, de Luis Fernando Verissimo/Moacyr Scliar/Josué Guimarães e Edgar Vasques. Os 4 armam armadilhas sensacionais uns pros outros. Imperdível e disponível aqui: http://www.estantevirtual.com.br/qtit/pega-pra-kapput! De nada, bom proveito.

    ResponderExcluir
  7. Vi a indicação desse livro e vim ler a resenha, com toda certeza entra pra minha lista. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  8. http://brucelivros.com/2013/08/30/agua-na-boca-do-andrea-camilleri-e-do-carlo-lucarelli/
    "Água na boca", um romance meia boca.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.