6 de setembro de 2016

RESENHA: RITUAL - Mo Hayder (Ed. Record)



Olá, pessoal, como vocês estão?

Hoje vou falar sobre um livro que sempre fui louca para ler e que fiquei bem decepcionada com o resultado: RITUAL da MO HAYDER, lançado pela RECORD.

RitualRITUAL
MO HAYDER
Editora: RECORD              
Ano: 2011
Nº págs: 420
Gênero: Policial, Suspense



SINOPSE: Pulga é uma mergulhadora profissional que trabalha para a polícia. Certa manhã, ela encontra na água, sob o porto flutuante de Bristol, uma mão humana. O mais surpreendente, porém, é que os investigadores logo descobrem que o homem a que a mão pertencia ainda está vivo, e desaparecido. Na busca para resolver o mistério, o leitor é levado pelo submundo da cidade, onde reinam vícios e estranhos rituais.



Desde que a RECORD lançou esse livro fiquei DOIDA por ele. Consegui-o em uma troca e ele acabou ficando abandonado na estante, pois sempre tinha outras coisas para ler. Esse ano fiz uma lista com 20 livros policiais, suspenses e thriller para ler e finalmente ele entrou na fila de leitura. Foi um livro que estava doida para saborear, mas não colhi bons frutos ao finalizá-lo.

Muitos do que leram RITUAL o elogiaram por ter uma trama pesada e perturbadora, e foi com ânsia de encontrar esses elementos que mergulhei na leitura, porém, o que encontrei foi uma história bem morna, devido aos personagens.

Não vou negar que o enredo policial é sombrio e tinha tudo par dar certo, mas meu santo não bateu foi com os personagens e o tanto que a vida pessoal deles foi exposta, chegando a ser extremamente TEDIOSO!

Gosto quando livros policiais trazem personagens interessantes, com passados tristes e que nos deixam com o coração apertado, mas achei que HAYDER pesou, e MUITO, a mão nesse quesito. Existiram capítulos, vários na verdade, que pouco ou nada se falava sobre a investigação em si, pois estavam mais preocupados em expor a vida e sofrimento das personagens. Tenho para mim que em um livro policial a investigação deve vir sempre em primeiro plano, e os demais elementos devem servir para apimentar a história e torná-la mais interessante e devorável, mas RITUAL me deixou muitas vezes desgostosa por ter tomado o rumo contrário. Fiquei cansada da quantidade de vezes que a morte dos pais de uma das personagens foi mencionada e ainda mais cansada com o quanto se demorou para essa investigação ter fim.

Demorei alguns dias para terminar RITUAL, o que faz com que um livro policial meio que perca o brilho para mim, pois acredito que o gênero é para ser devorado em no máximo dois dias, quando demoro mais que isso sei que não vou ter uma opinião muito boa, pois a leitura não foi capaz de ser avassaladora.

Contudo, muitos são os elogios que já li sobre RITUAL, então não posso dizer que esse vai para minha lista de NÃO RECOMENDO, afinal, acredito ser mesmo uma questão de gosto, que comigo não rolou. 



Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Já havia lido comentários sobre esse livro, mas não me despertou muito interesse, apesar de se um gênero que gosto muito. E lendo sua resenha, me parece uma leitura bem cansativa, pois trata mais da vida dos personagens, do que da investigação em si. Nem vou tentar ler, pois já tenho uma lista imensa na espera! Obrigada pela ótima resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não tinha ouvido falar sobre este livro ainda e sinto muito que a leitura não deu certo ara você, contudo gostei bastante da sinopse e acho que fiquei bastante curiosa para lê-lo. Gostei da sua resenha e da sinceridade.

    ResponderExcluir
  3. Mari!
    Concordo com você: livro policial tem de ter o foco principal na investigação, embora saber um pouco sobre a vida dos envolvidos seja importante também.
    Li várias resenhas, como falou, que acharam o livro bom. Acredito que só poderei opinar quando ler.
    “Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Não tenho muita experiencia com livros policiais, mas concordo que o foco tem que ser a investigação e a vida pessoal dos personagens deve ser usada como complemento para narrativa. Um apena o livro não ter atendido suas expectativas.

    ResponderExcluir
  5. Oi,não conhecia esse livro ainda. E se eu visse somente a capa e título teria vontade de ler. Gosto muito de livros policiais!
    Mas concordo com você. Livros desse gênero se não nos dão vontade de ler sem parar, é porque realmente não rolou. :/

    Pena que essa leitura tenha se tornado tão maçante!

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o autor, na verdade leio poucos livros policiais. Muito ruim quando nutrimos muita expectativas por um livro e na prática ele deixa a desejar. Por não conhecer o autor não posso julgar mas na minha opinião, nem tudo precisa ser dito ou mostrado dos personagens, às vezes é bom deixar que o leitor crie sua própria percepção deles.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.