10 de janeiro de 2015

LISTAS: Os 12 piores livros POLICIAIS (suspenses e thrillers) que li em 2014



Boa tarde, pessoal!

Hoje trago mais um post para a seção LISTAS. Semana passada elegi os 12 piores livros que li em 2014, e hoje vou dizer os 12 piores livros POLICIAIS que li em 2014.

Quem acompanha o blog sabe que adoro livros do gênero e que eles são a maioria das minhas leituras, mas não é por ser fã que morro de amores por todos os que leio. Em 2014 li muitos policiais/suspenses/thrillers que foram meia-boca, mas 12 deles foram uma decepção total, por isso resolvi elencá-los aqui para vocês. Confiram ;)

Seu Coração me Pertence 12. SEU CORAÇÃO ME PERTENCE – Dean Koontz (RESENHA)
Fiquei apaixonada pela narrativa do KOONTZ após ler a trilogia Frankenstein, depois disso, comecei a ir atrás de outros livros do autor para fazer uma coleção, pois tinha certeza de que sempre encontraria a mesma excelência em suas obras. Mas não foi o que aconteceu com SEU CORAÇÃO ME PERTENCE livro fraco, com diálogos rasos e um suspense beeeem morno, uma repetição infinita nas páginas, parecia até que o autor tinha que escrever uma determinada quantidade de páginas, não tinha como crescer a história e foi fazendo repeteco de tudo que já tinha falado. Foi decepcionante!


11. DEXTER HQ – Jeff Lindsey (RESENHA)
Dexter HQSou completamente apaixonada pela série de TV do Dexter. Ainda não consegui ler nenhum dos livros da série, mas pretendo fazer isso ainda esse ano. Meu problema com a HQ foi que, por já existir uma série de TV, tinha certa imagem dos personagens na minha cabeça, e ao me deparar com eles no encadernado levei um susto. Dexter parecia mais um galã das novelas da Globo e Deb, com seus peitos gigantes, estava mais para um atriz pornô. Além disso, não achei a história policial da HQ grande coisa. Confesso sem medo que apesar de meu enorme desejo em ler os livros, fiquei com medo de encontrar algo bastante diferente neles também, afinal, sou fã incondicional do seriado e não quero ter uma imagem diferente do Dexter e da Deb. Não gostei :S


O húngaro que partiu sem avisar

10. O HÚNGARO QUE PARTIU SEM AVISAR – Marcelo Antinori.
Faz um tempão que li esse livro e fiz a resenha, mas até agora não foi postada, isso porque achei o livro chato, enfadonho e enrolado. As coisas importantes demoraram MUITO para acontecer e tive a sensação que o autor encheu linguiça. Não nego que tinha uma expectativa alta com esse livro, pois foi lançado pela Editora COMPANHIA NACIONAL e eles arrasaram com os lançamentos do gênero em 2014, mas esse, realmente, deixou MUITO a desejar.



9. AS AVENTURAS DE SHERLOCK HOLMES – Arthur Conan Doyle (RESENHA)
Podem me apedrejar, mas não vejo nada demais em Sherlock, e em AS AVENTURAS DE SHERLOCK HOLMES vi menos ainda. O livro traz vários contos envolvendo o detetive, mas não gosto do jeito mágico dele de resolver as coisas. Não sei, parece que só ele vê e enxerga as possibilidades para desvendar os crimes. Sim, eu gosto desses super detetives, mas gosto quando, além de serem assim, o autor proporciona ao leitor a oportunidade de desvendar os mistérios junto com seu protagonista, e DOYLE não faz isso. Para ele, só HOLMES é capaz. Não gosto!


Meu Primeiro Assassinato8. MEU PRIMEIRO ASSASSINATO – Lena Lehtolainen (RESENHA)
Tive um ódio tremendo do primeiro volume dessa série por causa da protagonista que é completamente egocêntrica! Maria Kallio foi chata, sem sal, e várias vezes interrompia a narrativa sobre a investigação para falar sobre si mesma: sua vida pessoal, seus estudos, o que queria na polícia, a roupa que usava, como prendia os cabelos, que aparência queria ter, seus lábios carnudos... Foram páginas e mais páginas para ela mesma se descrever. Sem contar a parte em que ela conta que resolveu interrogar e investigar os suspeitos de saia para parecer mais séria. Hahahaha... De saia!  Gente, tenentes, capitãs, etc, até usam tal vestimentas, pois pouco saem a campo, mas agentes de campo com saia? E para parecer séria? Ri horrores. Sem contar a trama policial que foi fraca, sem sal e até absurda em alguns momentos. O lado bom é que a série melhora! Uffa! Em MULHER DE NEVE, quarto livro da série, Maria já tem um comportamento diferente e mais maduro, o que tornou a leitura bem mais interessante. Amém.


Indo Longe Demais

7. INDO LONGE DEMAIS – Tina Seskis (RESENHA)
Desde que a RECORD lançou esse livro fiquei doida por ele. Quando eles enviaram para todos os parceiros quase surtei de felicidade, mas, quando li, quase morri foi de decepção. A protagonista é chata, lerda para contar sua história e apesar de sua tragédia ter sido grande e traumática, a mulher simplesmente exagerou em TUDO. Achei a reação dela para o ocorrido absurda e extremamente exagerada, até com drogas ela se meteu. Achei inverossímil e não gostei :S



Consumidos 6. CONSUMIDOS – David Cronenberg (RESENHA)
Não há dúvidas de que CRONENBERG é um grande diretor, mas não posso dizer que é também um grande autor. A história que ele criou para seu livro tinha tudo para ser genial, não fossem os protagonistas tão chatos e a maldita mania deles em ficar falando de aparatos eletrônicos, principalmente máquinas fotográficas. Fiquei super estressada com a ênfase que foi dada as explicações técnicas de como as lentes das máquinas funcionavam. Isso fez com que o livro perdesse o ritmo e se tornasse enfadonho. Confesso ter pulado muitas dessas partes, mas mesmo assim não consegui chegar ao final, acabei abandonando.


Roleta Russa


5. ROLETA RUSSA – Jason Matthews (RESENHA)
Não posso falar mal desse livro, ele só figura nessa lista porque escolhi errado. Pensei que se tratava de um livro policial, mas acabou sendo mais um livro de espiões, e não suporto livros de espiões. Não sei o que acontece, mas sempre acho tudo muito forçado e absurdo. Não achei bacana e não dei sequência na leitura. Mas ouvi excelentes comentários por parte de quem gosta desse tipo de livro.




O Ouro de Quipapá


4. O OURO DE QUIPAPÁ – Hubert Tézenas (RESENHA)
Aqui está um livro que estava bem curiosa para ler, mas que foi detestável e acabei abandonando. Hubert é um francês que escreveu uma história passada do Brasil. Claro que já fiquei curiosa e ansiosa para conferir, mas, quando vi a forma como o autor se referia à mulher brasileira... Ah, gente, não deu, abandonei. Não gosto dessa forma pejorativa de retratar a mulher. Abandonei.




Matar Alguém 3. MATAR ALGUÉM – Roger Franchini (RESENHA)
O Roger é autor de alguns livros policiais que retratam verdades de nosso país, como o caso Yok e da Von Richthofen, resolvi conhecer a narrativa do autor através de uma ficção e a decepção foi enorme! Foi pelo mesmo motivo que citei no livro acima, Roger fala da mulher brasileira como um objeto meramente sexual. Abandonei e leitura e fiquei completamente revoltada ao ver um personagem comentando sobre a própria enteada “mulher gostosa da trabalho”. Gente, sério, fiquei horrorizada, já consegui imaginar essa mulher sendo assediada por esse policial, que se portou de forma tão nojenta, quando adolescente. Sei que infelizmente vivemos uma triste realidade em que há sempre a valorização do corpo e não da cultura ou cérebro, mas não gosto de ver isso tão escancarado em um livro, não gosto de ver a forma como a mulher brasileira é generalizada, como se sempre fosse só um pedaço de carne, e não sei a razão, mas quase sempre somos retratadas dessa forma, frequentemente esquece-se que muitas de nós têm algo na cabeça. Desisto logo de livros vulgares assim.


O Jogo de Ripper2. O JOGO DE RIPPER – Isabel Allende (RESENHA)
Por se tratar de uma autora que sempre ouvi MUITOS bons elogios, apostei que O JOGO DE RIPPER seria um policial fantástico, mas foi um absurdo atrás do outro. O livro tem uma imensidão de detalhes irrelevantes para a trama. Detalhes e situações que não fazem a mínima diferença ao leitor ou a história, e isso já me irritou. Não bastando, o pai de uma garota de 17 anos, e que é o chefe de polícia, libera informações confidenciais para a filha, para que ela compartilhe com seus amigos de jogo de RPG e tentem achar o assassino ¬¬ Na resenha tem muitos detalhes dos motivos pelos quais abominei tanto o livro.



1.    OLHAR MORTAL – Fergus McNeil (RESENHA)
Esse foi o troféu abacaxi dos policiais, rs.
 Olhar Mortal

OLHAR MORTAL é aquele tipo de livro que não esconde o assassino, pelo contrário, ele já é desvendado logo de cara e vamos tendo a visão de como um serial killer age, pensa, vive, etc. O problema é que o personagem de McNEIL é extremamente parecido com Patrick Bateman, do clássico PSICOPATA AMERICANO. Achei de um extremo mau gosto termos personagens tão parecidos em seu modo de vida, de agir, pensar, matar, etc. Os policiais também me desagradaram, um deles me fez pensar que tinha conexão com o além para ter certas informações, por exemplo, foram encontrados dois corpos, em extremos diferentes da cidade e assassinados com modus operandi completamente diferentes, mas o policial aparece em cena e logo diz que os crimes foram cometidos pela mesma pessoa e que se trata de um serial killer. Oi? Se ele não recebeu a informação do além, não sei como fez tal conexão tão rápido, sem pistas, só vendo os corpos. Baaaahhhh... Esse livro foi de fato o pior e mais bizarro que li em 2014.



E vocês, leram policiais, suspenses ou trhilers ruins em 2014? Se sim, contem qual foi e como foi a experiência, quero saber para poder cortá-los de minhas futuras leituras ;)


Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. Eu amo Sherlock e Dexter.
    E com Dexter, é tanto o seriado quanto os livros e eu aconselho você a não ler mais nenhum livro do Dexter, por que você vai se decepcionar, já que a história não é muito igual (com exceção do primeiro livro). eu gostei muito de todos e da HQ, sei que a aparência do Dex assustou um pouco JKLAJSKLJAS Mas nada que me fizesse não gostar do livro...
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, Re, a aparência do Dex na HQ me assustou MUITO! Prefiro sempre imaginá-lo como no seriado. Apesar que terminei nesse fim de semana e achei decepcionante :(

      Fiquei com medo de ler os livros :S

      Bjs

      Excluir
  2. Dica de quem já leu Dexter (não acho esse livro um "livro policial" D:)... você VAI encontrar muita coisa diferente HUASHASUHAUSH, mas sinceramente, é melhor do que a série... a história é mais "densa", as coisas acontecem de maneira mais devagar do que na série, mas mesmo assim... vale a pena uma lida ^^.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Diego, tanta gnt já me falou que os livros são muito diferentes que tenho até medo de ler, mas claro que vou dar uma chance, só não sei quando ainda, rs.

      Abraços

      Excluir
  3. Num creio, Dex? Se bem que em livros, os personagens são mais extravagantes as vezes. Não gostei da Deb tetuda e nem Dex galã :( Indo longe demais fiquei louca para ler também. Mas estando na lista, fiquei tensa '-' poxa! Espero que pra mim não seja chato :\. Roleta russa tem a capa bem bonita, sempre tive vontade de ler, e vi resenhas que o pessoal gostou. Uma pena não ter curtido. Mas sabe que pela sua descrição de Olhar mortal eu gostei? O autor foi inovador, entregou de cara, coisa que não acontece muito. É legal ver como o vilão talvez, age. Uma pena ter meio que muita semelhança com outro personagem. Não teve um ruim que li HAHHA, todos foram do Harlan Coben, ou seja, todos perfeitos ♥. Se caso for ler, leia desaparecido para sempre. Eu amei e super recomendo! o/ Tio Harlan demais.
    Abraços Mari,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thay, já li Desaparecido Para Sempre e ameeeeeeei!!!!

      Amo o Coben <3

      Excluir
  4. Eu adoro policiais, vim ver sua lista só para conferir se tinha algum dos que já li e não tem, mas fiquei triste em ver um dos livros que está na minha fila de leituras (O húngaro que partiu sem avisar) e um que eu tinha colocado na minha lista de desejados (Consumidos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, achei O Húngaro... muito parado, e Consumidos me deixou irritada pela quantidade de informações tecnológicas... Não consegui levar a leitura até o fina :(

      Excluir
  5. Gosto muito de livros policiais, mas li pouquíssimos. Ainda não assisti Dexter, mas pretendo, e eu sei como é ruim se decepcionar com algo que tem relação com uma das suas séries favoritas, muito chato.
    Eu gosto muito do Sherlock Holmes, uma pena você não ter gostado do livro, muita gente gostou.
    Queria ler O Ouro de Quipapá, mas pelo que você falou vou odiar também, não gosto quando se referem às mulheres de forma pejorativa, como se todas fossem iguais.
    Eu tenho uma mania de ver as classificações de todos os livros que quero ler no skoob, então, fui olhar todos que você citou, e vi que a maioria não chegava a 4 estrelas, e isso sempre me desanima em relação a um livro que eu nunca ouvi falar. Quando eu quero ler mesmo, não importa a classificação, eu leio e pronto, mas quando eu estou apenas curiosa, gosto sempre de olhar lá para não me decepcionar depois.
    Vou começar um livro policial esse mês, Um Passo em Falso, e espero adorar! Vai ser o primeiro livro do Harlan Coben que lerei <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tarsi.

      Minha relação com Sherlock é foda. Todo mundo gosta, não sei pq eu não. Sei lá, para mim, o jeito de ele resolver as coisas é muito mirabolante e só dá a ele a chance de fazer isso, o leitor nunca tem chance de descobrir antes dele ¬¬

      O Ouro de Quipapá foi uma grande decepção :(

      Sou como você, sempre procuro a classificação para ler um livro, rs.

      Você vai amar o Coben! Garanto! É um de meus autores favoritos <3


      Bjs

      Excluir
  6. Não cheguei a ler nenhum dos indicados, mas eu tinha ficado interessada em Roleta Russa.
    Os demais ainda não conhecia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany, Roleta Russa é aquilo, não vou te dizer para não ler. Entrou na minha lista pq não gosto de livros de espionagem, mas todo mundo que gosta AMOU o livro.

      Bjs

      Excluir
  7. Eu não li Sherlock, mas pensei que era tão, mas tão genial. Gente, que decepção, Mari.
    Ah, quanto ao Meu primeiro assassinato, eu gostei do livro, mas achei que faltaram algumas coisas para deixar o enredo melhor. Sei lá, achei fraquinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty.

      Achei Meu Primeiro Assassinato fraquinho também, mas fiquei mais irritada com a protagonista egocêntrica... Afffeeee

      Bjs

      Excluir
  8. Nenhum livro me agradou, e a maioria também não conhecia, só que eu não gosto nem um pouco dessas histórias de policiais, detetives e coisas do tipo, não faz nem um pouco meu estilo, haha bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Gi, que pena! Existem livros excelentes nesse gênero *_*

      Bjs

      Excluir
  9. Nao conhecia nenhum desse livro, mas eu estava interessada e roleta russa..o resto nao me agradou..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jade, se você gosta de espionagem, vai gostar de Roleta Russa, todo mundo que gosta desse gênero adorou. Só coloquei ele na lista pq não gostei, mas não gostei por não apreciar livros de espionagem

      Excluir
  10. Hey, Mari!
    IUAHIUAHUAIAHIA To rindo tanto com seu comentário sobre "dexter hq"!! Sei que não era pra ser engraçado, mas sua descrição sincera dos personagens deu um toque de humor [ou sou eu que rio de tudo mesmo]. Em fim, não lembro de ter lido algum livro do gênero, mas, acho que se eu ler, vou gostar bastante. Não conhecia os livros que você comentou sobre. Porém, garanto que não começarei a ler livros do gênero começando por eles, uiahiahaiuahai.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahhaa, aguarde Gui, daqui uns dias vou fazer um post com os melhores policiais que li no ano, aí sim você poderá se esbaldar, rs.

      Bjs

      Excluir
  11. Sou apaixonada por livros assim também, mas ano passado não tive a oportunidade de ler nenhum, adorei essa sua lista, vai me ajudar muito, vou deixar esses de fora kkk beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve a lista de melhores policiais do ano entra no ar, aí você já vai poder selecionar alguns realmente bons para colocar na sua lista. Espero que nesse ano você tenha tempo de lê-los.

      Bjs

      Excluir
  12. Moças,

    Certamente os livros do Roger Franchini não foi feito para vocês, um público fofo e asseptico. Sugiro pesquisar mais antes de escrever coisas que, de tão inocente, podem pegar mal para sus reputacão de blogueira:

    "ROGER FRANCHINI É O RESPONSÁVEL PELO MELHOR DA LITERATURA POLICIAL BRASILEIRA", em http://www.vice.com/pt_br/read/roger-franchini-responsavel-pelo-melhor-da-literatura-policial-brasileira-atual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvio, boa tarde.

      Moça, sou apenas eu, Mariana, aqui no blog.

      Não preciso pesquisar para escrever. O blog é meu e nele escrevo minha opinião, que não necessariamente reflete a dos outros.

      Alguns podem considerá-lo responsável pelo melhor da literatura policial brasileira, isso não significa que sou obrigada a achar o mesmo. Da mesma forma que amo Machado, muitos o odeiam, o que tenho que fazer é respeitar gostos e opiniões alheias e divergentes.

      E acho que fui bastante clara quando disse que não segui em frente com a leitura pelo tom pejorativo com que ele tratou a mulher. Talvez, se tivesse terminado, teria achado o livro interessante, mas não achei e jamais vou achar normal um padrasto chamar a enteada de gostosa. Se por causa disso você me considera fofa, obrigadinha ;)

      Excluir
  13. Eu amo o seriado do Dexter e quando peguei o livro para ler a aparência dele também me assustou mas isso não me impediu de gostar do livro da mesma forma.Super concordo com você em relação ao Sherlok,não vejo graça no filme nem no livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaaaa, vc é a 1ª pessoa que compartilha da minha opinião sobre Sherlock! Toca aqui o/

      Excluir
  14. Oi Mari :D

    Também não sou fã de Sherlock, não vou dizer que é péssimo, mas nada que me faça correr pra ler.. Já Dexter eu adoro, no começo não dava tanta bola até meu noivo começar a falar super bem dos livros, acabei lendo e gostando, mas ainda li em HQ! Indo longe demais é outro livro péssimo, sinceramente, eu me senti até confusa com essa história ..
    É uma pena que não tenha gostado de Meu primeiro assassinato e Roleta Russa, são dois livros que estou morrendo de vontade de ler, e já coloquei na minha lista de comprar, espero mesmo que minha opinião seja diferente da sua !!
    Bj, bj!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.