20 de agosto de 2014

RESENHA: O RESGATE - Nicholas Sparks (Ed. Arqueiro)



Oi, gente!

Hoje vou falar sobre o último livro do NICHOLAS SPARKS lançado pela editora ARQUEIRO: O RESGATE.

O ResgateO RESGATE
NICHOLAS SPARKS
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 320
Gênero: Romance, Drama

SINOPSE: Confrontado com situações de extremo perigo, Taylor McAden, bombeiro voluntário, expõe-se até ao limiar do perigo. Denise é uma jovem mãe solteira, cujo filho de cinco anos sofre de um inexplicável atraso de desenvolvimento e a quem ela devota a sua vida numa tentativa de o ajudar. Mas o caso vai aproximar estes seres. Numa noite de tremendo temporal, Denise sofre um acidente de automóvel e é Taylor quem vem socorrê-la. Embora muito ferida, a jovem depressa toma consciência de que o filho já não se encontra na sua cadeirinha do banco traseiro. Taylor irá até ao fim de uma angustiante noite de buscas para o encontrar. Foram tecidas as primeiras malhas que os irão unir - o pequeno Kyle desabrocha ao calor da ternura daquele homem. Denise abandona-se à alegria de um amor nascente. Mas Taylor tem em si cicatrizes antigas, que o não deixam manter compromissos de longa duração. Nicholas Sparks, esse talentoso contador de histórias, intervém com a sua magia redentora e a sua inigualável capacidade de aprofundar a complexidade das relações e dos afetos. 

Sei que muita gente critica SPARKS pelo fato de achar que o autor escreve sempre a mesma coisa, algumas vezes até concordo, porém, mesmo quando NICHOLAS é mais do mesmo, costumo adorar seus livros e chorar um mar de lágrimas, isso porque não me importo nadinha se suas histórias são sempre iguais, se são melosas, se são dramáticas, etc. Para mim, esse homem é o rei da sensibilidade e sempre consegue tocar bem fundo meu coração.

O RESGATE tem sim uma fórmula clichê em seu romance, não nego, mas não deixa de ser uma leitura deliciosa e empolgante, daquelas que nos faz suspirar a cada acontecimento.

Os personagens são muito bem construídos, todos com uma grande carga emocional de decepções do passado e tristezas profundas que os marcaram e os deixaram receosos. Acho que SPARKS trabalha muito bem com as feriadas que demoram a cicatrizar, e esse é um dos motivos de eu idolatrar tanto o autor.

Mas nem só de mesmices vive O RESGATE, que traz um personagem bastante peculiar: Kyle, um menino de 4 anos que tem problemas de compreensão auditiva. Gosto muito de livros com mães solteiras, pois essas mulheres sempre são fortes, batalhadoras e cheias de garra, mas quando seus filhos têm algum problema, elas se mostram seres humanos grandiosos, daqueles que por onde passam arrancam admiração. E tive muita admiração por Denise, protagonista e mãe de Kyle. Mas é impossível ler O RESGATE e não perceber que Kyle rouba a cena. Apesar de seu problema, ele é uma criança doce e dedicada, obediente e compreensiva. Sempre que o garotinho aparecia meu coração ficava apertadinho, não de tristeza por ele ter um problema, mas de alegria, por ver que ele e a mãe tentavam ultrapassar as barreiras que lhes foram impostas pela vida. Fiquei apaixonadíssima por esse menino!

Taylor, o garanhão, também me agradou, não tanto quanto Denise e Kyle, mas gostei do personagem, principalmente pela relação mal resolvida com seu passado. Algumas atitudes de Taylor me surpreenderam de forma negativa, pois duvidei que um homem tão brilhante e generoso pudesse ter tais atitudes, mas quem não age feito bobo vez ou outra? Sei que o personagem tinha seus medos e traumas e por isso agia de maneiras rudes algumas vezes, porém, não achei que justificassem. Mas, no geral, foi um personagem que me agradou bastante, principalmente por conta de sua relação com Kyle, que foi belíssima de acompanhar.

Sou do tipo que quando leio um livro do SPARKS já fico com o lenço preparado, pois não consigo não chorar horrores, em O RESGATE minha reação não foi diferente, mas minhas lágrimas jorraram ainda mais ao chegar ao final e descobrir que o personagem Kyle e seu problema auditivo foi baseado em um dos filho do NICHOLAS. Foi bastante intenso acompanhar a jornada de Kyle e Denise, mas foi ainda mais tocante ler sobre o diagnóstico da doença para SPARKS e sua esposa. Chorei quando li achando que a história era uma ficção, mas chorei ainda mais quando vi que a realidade estava retratada de forma crua nas páginas de O RESGATE.


Amei! Amei como amo todos os livros do SPARKS e como vou continuar amando todos e todos que ele lançar. Recomendo muito!


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Confesso que não me interesso muito por Sparks por não gostar muito de romance, Mari. Mas gostei dos seus comentários sobre a relação mãe e filho abordada e de saber que Sparks se inspirou no filho. Talvez eu leia. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Acabei de perceber que nunca nem tinha lido a sinopse desse livro. Mas realmente nem costumo ler, os livros do Nicholas Sparks já vão direto para os desejados. Só para depois passarem uma eternidade na estante enquanto eu tomo coragem para lê-los. Realmente, os livros do autor emocionam demais, eu já começo os livros chorando rs. Também não me importo que ele escreva sempre do mesmo, afinal, ele faz isso muito bem feito, senão ninguém leria. Adorei a resenha.

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que resenha bacana! É difícil eu encontrar resenhas tão boas quanto essas. Geralmente, a gente encontra pseudo-resenhas que ficam narrando os acontecimentos do livro; como se fosse um resumo. Mas essa a autora fala com o coração todas as emoções que o romance passou pra ela! Parabéns, Mari!! Também adoro os livros do Sparks.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.