22 de agosto de 2014

RESENHA: NOSFERATU - Joe Hill (Ed. Arqueiro)



Olá, pessoal.

Para encerrarmos bem essa semana, teremos resenha de NOSFERATU, do JOE HILL, lançamento quentíssimo da editora ARQUEIRO.

NosferatuNOSFERATU
JOE HILL
Editora: ARQUEIRO              
Ano: 2014                  
Nº págs: 624
Gênero: Terror

SINOPSE: Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa sua estranha capacidade, pois sabe que ninguém acreditaria. Ela própria não entende muito bem.
Charles Talent Manx também tem um dom especial. Seu Rolls-Royce lhe permite levar crianças para passear por vias ocultas que conduzem a um tenebroso parque de diversões: a Terra do Natal. A viagem pela autoestrada da perversa imaginação de Charlie transforma seus preciosos passageiros, deixando-os tão aterrorizantes quanto seu aparente benfeitor. 
E chega então o dia em que Vic sai atrás de encrenca... e acaba encontrando Charlie.
Mas isso faz muito tempo e Vic, a única criança que já conseguiu escapar, agora é uma adulta que tenta desesperadamente esquecer o que passou. Porém, Charlie Manx só vai descansar quando tiver conseguido se vingar. E ele está atrás de algo muito especial para Vic. 

Preciso dizer a vocês que solicitei NOSFERATU porque me deixei levar pela quantidade de elogios que o livro recebeu dos gringos. Até ler NOSFERATU, só havia lido um livro do HILL: FANTASMAS DO SÉCULO XX, e havia ficado decepcionadíssima. Não gostei dos contos, achei JOE um autor fraquíssimo e anos luz distante de seu papi, o mestre STEPHEN KING.

Acreditando que deveria dar outra chance ao autor, resolvi ler NOSFERATU sem expectativa alguma, e eis que um PUTA QUE PARIU saiu a cada capítulo que fui finalizando. De repente, HILL, que anteriormente eu havia considerado tão mediano, deu um salto GIGANTESCO de qualidade e apresentou uma história verdadeiramente medonha e absolutamente bem elaborada. A qualidade do texto e da escrita é tão grande que por várias vezes me perguntei se papis KING não tinha colocado um dedinho aqui e ali, pois encontrei várias semelhanças com o jeito de narrar do mestre. Mas diz o ditado que “quem sai aos seus não degenera”, portanto, já que “filho de peixe, peixinho é”, resolvi acreditar que HILL não apenas amadureceu em sua escrita, mas conseguiu absorver o melhor exemplo de como explorar o terror, e fez isso com o maior especialista do mundo no gênero. Confesso até que gostei de NOSFERATU muito mais do que de alguns livros do KING, tão fabuloso foi o enredo que JOE criou.

Um sentimento bastante interessante que tive durante a leitura foi o de ficar encasquetada com o que viria pela frente, pois em momento algum senti que HILL tentou me enrolar, pelo contrário, as coisas aconteciam de forma frenética no virar das páginas e eu sempre tinha a sensação de que ele tinha terminado o trabalho e que não havia mais o que contar, e então ele surpreendia, vindo com mais e mais, e tudo fazendo sentido. Fiquei abismada e maravilhada com Vic, pois achei que a protagonista seria retratada apenas em sua infância, e justamente por isso fiquei tão passada com a grandiosidade que HILL apresentou em relação a garota, possibilitando que conhecêssemos Vic em sua infância e adolescia, e permitindo que a acompanhássemos em idade adulta, com seus medos, traumas, amarguras, tristezas, etc.

Também digo que HILL aprendeu bastante bem com seu papis a questão de como escrever sobre um personagem, de modo a humanizá-lo e deixá-lo próximo ao leitor. É incrível o modo como sempre tenho uma ligação forte com os personagens do KING, é algo fora do comum, e também consegui sentir isso com os personagens criados por HILL, e isso obviamente se deveu ao talento do autor em explorar os personagens por completo, em todos os âmbitos de suas vidas. Foi magnífico!

Mas apesar de Vic ser a personagem-chave dessa história, quem rouba mesmo a cena é Manx, o vilão. Não sei a razão, mas tenho uma ligação muito forte com os vilões, não que torça por eles ou algo assim, mas acho que não se consegue uma história excelente sem um vilão fantástico, um vilão que nos causa pavor, temor e verdadeiro horror. Manx é desses, causa calafrios em cada parte em que aparece e chega a fazer nosso estômago contorcer, não só por suas atitudes, mas também por sua aparência física; mais um quesito em que HILL merece medalha de ouro, pois é impossível não imaginar Manx exatamente como ele o descreveu. Aliás, não só Manx, todos os personagens e ambientes são passíveis de serem imaginados pelo leitor, sem que precisemos fazer o menor esforço para isso, pois, mais uma vez, o talento de HILL fica evidente na hora dessas descrições, e que descrições... Dentes e bocas, eu fiquei sem dormir imaginando dentes e bocas :S... Quem leu vai compreender. 

Do começo ao fim fui surpreendida com NOSFERATU, uma leitura divina com uma narrativa brilhante. HILL está de parabéns, e seguindo muitíssimo bem os passos do pai. Excelente! Excelente! Excelente! Mais que recomendo <3 Foi para os favoritos, claro ;)


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. To com um livro de Hill pra ler, mas ainda fico com medo de começar e me decepcionar..... prefiria não saber suas origens para não ter que esperar tanto...

    ResponderExcluir
  2. Não li nada do Joe Hill, mas esse livro tem me deixado bem curiosa. E você conseguiu ainda mais, Mari. [rs] Pretendo ler. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não li nada do Joe Hill, nem mesmo o conhecia. Sério! Acredito, que pelo o que você disse, King pode ter o ajudado a melhorar a escrita. Não escrito para ele, claro que não, não estou dizendo isso, mas o ajudado a aperfeiçoar a escrita. Você me deixou com uma vontade insana de ler.
    Beijos e palavras.
    http://smaadelino.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi! Vocês já leram Estrada da Noite? Foi o primeiro livro do Joe Hill que li, que na verdade comecei pela indicação de "filho de quem" rsrsrs. Gostei muito! Pra quem curte Stephen King é um prato cheio.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Já li "Estrada da Noite" do Joe Hill, desde que vi esse livro ele entrou para minha lista de desejados.
    A história parece ser muito bom! Tenho certeza que vou gostar!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  6. Mari, eu não consigo ler livros de terror, porque eu morro de medo e fico dias sem dormir rs. Mas, se eu conseguisse, esse livro iria lá na frente na fila, com certeza. Me deixou muito curiosa, a história parece interessantíssima. Adorei, mas infelizmente não tenho coragem de ler rs.

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.