4 de agosto de 2014

RESENHA: INVISÍVEL - David Levithan & Andrea Cremer (Ed. Galera Record)



Oi, gente!

A resenha está saindo tarde hoje, mas vou falar sobre o excelente, magnífico, soberbo e maravilhoso INVISÍVEL do DAVID LEVITHAN e ANDREA CREMER, lançado pela GALERA RECORD.

InvisívelINVISÍVEL
DAVID LEVITHAN & ANDREA CREMER
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 322
Gênero: Sobrenatural

SINOPSE: Stephen passou a vida do lado de fora, olhando para dentro. Amaldiçoado desde o nascimento, ele é invisível. Não apenas para si mesmo, mas para todos. Não sabe como é seu próprio rosto. Ele vaga por Nova York, em um esforço contínuo para não desaparecer completamente. Mas um milagre acontece, e ele se chama Elizabeth.
Recém-chegada à cidade, a garota procura exatamente o que Stephen mais odeia. A possibilidade de passar despercebida, depois de sofrer com a rejeição dos amigos à opção sexual do irmão. Perdida em pensamentos, Elizabeth não entende por que seu vizinho de apartamento não mexe um dedo quando ela derruba uma sacola de compras no chão. E Stephen não acredita no que está acontecendo... Ela o vê!
Stephen tem sido invisível por praticamente toda sua vida - por causa de uma maldição que seu avô, um poderoso conjurador de maldições, lançou sobre a mãe de Stephen antes de ele nascer. Então, quando Elizabeth se muda para o prédio de Stephen em Nova York vinda do Minnesota, ninguém está mais surpreso do que ele próprio com o fato de que ela pode vê-lo. Um amor começa a surgir e quando Stephen confia em Elizabeth o seu segredo, os dois decidem mergulhar de cabeça do mundo secreto dos conjuradores de maldições e dos caçadores de feitiços para descobrir uma maneira de quebrar a maldição. Mas as coisas não saem como planejadas, especialmente quando o avô de Stephen chega à cidade, descontando sua raiva em todo mundo que cruza seu caminho. No final, Elizabeth e Stephen devem decidir o quão grande é o sacrifício que estão dispostos a fazer para que Stephen se torne visível - porque a resposta pode significar a diferença entre a vida e a morte. Pelo menos para Elizabeth...

Depois de ter lido TODO DIA, passei a sofrer de paixonite pelo LEVITHAN. A linguagem poética, o amor tão forte, tão lindo, tão puro que unia os personagens, os obstáculos que eles enfrentaram... Tudo isso fez com que eu passasse a morrer de amores pelo autor e virasse fã do homem. Por causa disso, claro que quando o lançamento de INVISÍVEL foi anunciado dei aquela pequena surtada. Não procurei saber muito sobre o livro, pois se era do DAVID, queria ler. E foi nesse embalo que fui surpreendida do começo ao fim.

Ao iniciar a leitura e deparar com um Stephen VERDADEIRAMENTE invisível levei um choque! Sim, achei que a invisibilidade era algo metafórico! Pensei que seria um livro sobre um jovem que não recebia atenção, que era ignorado e negligenciado. E já no início fui surpreendida por um menino REALMENTE invisível, que não tinha respostas do porquê de ser assim. Foi louca para entender as explicações para a invisibilidade do protagonista que grudei no livro e não soltei até terminar. Com a mesma linguagem poética e contagiante de TODO DIA, LEVITHAN nos insere no cotidiano de Stephen, um garoto tão diferente e tão brilhante. Fico fascinada com a criatividade do autor para criar personagens tão peculiares e dar a eles características tão belas, fazendo com que suas palavras nos emocionem do início ao fim. Não consigo ler um livro do DAVID e não sentir um aperto no peito, uma coisa gostosa dentro de mim. Ele é espetacularmente perfeito com o uso das palavras. E sim, chorei várias e várias vezes. Não, o livro não é tão triste quanto TODO DIA, mas Stephen tem seus maus momentos e foi impossível ficar indiferente nessas situações.

INVISÍVEL foi escrito a quatro mãos, e não sei se foi como em WILL & WILL, em que cada autor foi responsável por um protagonista, mas acredito que não tenha sido o caso aqui, ou até tenha sido, mas só em determinados momentos. Explico...

Senti o mesmo toque da narrativa de TODO DIA em TODAS as páginas de INVISÍVEL. Até certo momento, achei que o livro era realmente no mesmo molde do anterior. Foi quando fui completamente surpreendida ao perceber que estava frente a uma história SOBRENATURAL! Pasmei! Não fazia ideia! Não tinha noção que isso aconteceria! (pois, mais uma vez, não tinha lido a sinopse, rs). E tenho certeza de que foi aí que os dedinhos e imaginação da CREMER entraram em ação. Até perceber que o livro enveredaria por esse rumo, tinha certeza de que Stephen era como A., alguém sem face e que nos deixaria sem explicação sobre sua vivência nesse mundo, mas ao ganhar o toque sobrenatural a história passou a ficar ENORME!

De repente, a participação dos personagens foi crescendo, e o livro que se anunciava como um romance lindo, tornou-se algo muito maior. A cada revelação sobre a maldição que acompanhava Stephen fui ficando mais interessada para ver o que os autores aprontariam, quais ideias teriam para explicar as condições do garoto, e a cada página fui ficando mais e mais surpresa com o quê esses dois autores prepararam. Foi simplesmente sublime acompanhar a história dos porquês de Stephen. A cada pitadinha explicada meu coração explodia de emoção. A cada pontinho contado, minha satisfação deixava de encontrar limites, tão fantástica foi a experiência com a leitura.

Confesso que ainda não li a série da CREMER, mas fiquei bem curiosa após essa experiência com INVISÍVEL. Se a mulher se sair 50% como com esse livro, tenho certeza que estou perdendo uma série incrível!

Gostei de tantas coisas em INVISÍVEL que fico sem saber o que citar primeiro: a invisibilidade de Stephen e sua tristeza foram capazes de deixar o coração apertadinho; a presença de Elizabeth foi fabulosa, o tipo de adolescente que AMO! Nada mimizenta, bastante pé no chão, disposta a ajudar e sincera com seus sentimentos. Aliás, a forma como o romance foi abordado também foi sublime! Sei que já repeti essa palavra durante a resenha, mas não tem adjetivo que defina melhor. Os garotos são maduros em relação ao amor, em relação à condição deles e tornam o sentimento realmente grandioso e verdadeiramente sincero. É o tipo de livro que o sentimento transborda das páginas e inunda o leitor, sendo capaz de nos tocar profundamente. Aliás, começo a crer que esse é um dom especial que LEVITHAN tem. 

Além dos protagonistas, INVISÍVEL conta com outros personagens espetaculares, como o irmão de Elizabeth, Laurie, que é um garoto adorável que passou por uma situação bem ruim e ainda assim não perdeu o bom humor, alguns amigos que aparecem pelo caminho para ajudar Stephen quanto sua invisibilidade, e o vilão <3. Toda boa trama sobrenatural precisa de um bom vilão, e aqui temos um que está à altura de ser chamado de malvado! Gente, que personagem! Claro que o odiei e que ele fez aflorar todos os sentimentos ruins possíveis, mas esse é justamente seu papel nesse grandioso enredo. 

INVISÍVEL é um livro tocante e ao mesmo tempo uma aventura cheia de ação. Fiquei completamente apaixonada. O final foi surpreendente, desses dignos de LEVITHAN e de uma caixa de lenços. Quando terminei, a única coisa que passava pela minha cabeça era: PRECISO RELER AGORA! Sei que já falei isso, mas vou repetir só para o caso de não ter ficado gravado na cabeça de vocês: SU-BLI-ME! Foi uma leitura sublime! Um dos mais recomendados do ano! Corram ler <3


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. nossa, amei sua resenha, tô doida pra ler esse livro. Criei um blog recentemente, se você puder dar uma olhadinha caixinhadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada do Levithan, mas quero muito. E com esses seus comentários, Mari... Preciso! Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha foi muito boa, fiquei com uma enoorme vontade de ler.
    Vou anotar o nome do livro. Prometo que vou comprar logo.

    http://talento-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mari, acabei de comentar na sua caixinha de correio que nunca me interessei por nenhum livro do Levithan, mas acabei de mudar de ideia. Também não tinha lido a sinopse desse, e tinha a mesma ideia que você: que o menino fosse invisível metaforicamente. Mas acabei de me surpreender demais. Quero ler esse livro agora rs. Vou colocar nos desejados e ver se consigo ele logo, para saber o que todos tanto falam do autor!

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Mari! Tudo bem, flor?

    Eu AMEI a proposta do livro, já estava apaixonada com os detalhes que você mencionou. Com o final da sua resenha... EU PRECISO LER! hahaha Nunca li nada do David, mas falam tão, tão bem. Adoro quando o livro tem personagens tocantes como Stephen!

    Ótima resenha!
    Beijocas,
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari... Fiz uma resenha para esse livro hj... e quando li a sua... acho q vc disse tudo q eu estava sentindo.

    Estou sofrendo de amores pelo Levithan tbm! Haha

    Bjs
    Niii
    http://amordelivros.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.