6 de agosto de 2014

RESENHA: IDÊNTICOS - Scott Turow (Ed. Record)



Oi, gente!

Hoje vou falar de um livro de um gênero que vocês sabem que adoro: thriller! Dessa vez vou falar sobre o mais novo thriller jurídico do SCOTT TUROW lançado pela editora RECORD: IDÊNTICOS.

IdênticosIDÊNTICOS
SCOTT TUROW
Editora: RECORD              
Ano: 2014                  
Nº págs: 378   
Gênero: Thriller Jurídico

SINOPSE: Vinte e cinco anos depois do assassinato de Dita Kronon, Cass Gianis, ex-namorado da vítima, está prestes a sair da prisão após ter cumprido pena pelo crime, enquanto seu irmão gêmeo, Paul, é candidato à prefeitura do Condado de Kindle. Nas vésperas das eleições, Hal, irmão mais velho de Dita, decide enfim expor publicamente uma suspeita que guardou para si todo esse tempo: que Paul teria tido participação na morte de sua irmã. Assim, ele aciona Evon Miller, ex-agente do FBI, e Tim Brodie, investigador aposentado, para provar suas suspeitas. Os dois logo trazem à tona a complexa trama de sexo, traição e violência que envolve a relação entre os Kronons e os Gianis.

Gosto bastante da narrativa do TUROW, e quando vi que a RECORD estava para lançar um novo livro do autor, não podia perder a oportunidade de lê-lo. SCOTT escreve de um jeito dinâmico e avassalador, sendo impossível interromper a leitura depois que começamos, e com IDÊNTICOS foi exatamente assim. Contudo, tive uma experiência bem engraçada com o livro. Sabe quando a gente não acha nada demais de um enredo, mas mesmo assim adora ele? Foi exatamente isso o que aconteceu. Do começo ao fim achei que IDÊNTICOS foi um mar de obviedades e falta de surpresas, mas simplesmente adorei.

O autor explora duas vertentes no enredo: a vida dos gêmeos e o assassinato de Dita, e as duas coisas ficaram bastante claras desde o início. A relação dos irmãos foi lindamente abordada e só por isso já valeria o livro. Adorei ler sobre essa união tão forte, a consideração, respeito e amor que tinham um pelo outro. Mas praticamente tudo que se relaciona à vida deles e a condição em que viviam foram obviedades atrás de obviedades. TUROW até tentou fazer um suspense, mas é impossível para o leitor habituado com policiais não desvendar toda a trama muito antes de ela ser revelada. O assassinato de Dita vai pelo mesmo caminho, não é difícil chutar e acertar o culpado. Contudo, o charme do livro está mesmo nos personagens, e é inegável que foi por esse motivo que gostei tanto da leitura.

Como disse acima, a história de vida dos gêmeos é fabulosa, assim como é a da mãe deles e de Zeus, o pai ricaço de Dita, a garota assassinada. As famílias têm laços que os unem e TUROW explora esses laços de forma deliciosa (apesar de também serem óbvios), fazendo com que os personagens não pareçam pessoas distantes em um livro, mas sim pessoas comuns, capazes de pertencer a nossas vidas, de conhecermos em nosso cotidiano.

Os investigadores também trazem uma ótima carga dramática ao enredo: Tim, com seus mais de 80 anos e uma história de perda; e Evon, a ex-agente do FBI, que tem um relacionamento conturbado com uma ex-modelo completamente maluca. Simplesmente adorei acompanhar o relacionamento, muitas vezes destrutivo, das duas. Foi bem intenso e carregado de tristezas, mágoas e lembranças ruins.

O que senti bastante falta em IDÊNTICOS foi o embate jurídico. Por TUROW ser um escritor de thrillers jurídicos e por já ter lido outras obras dele, fiquei ávida por acompanhar advogados e audiências, mas essas passagens foram poucas. Nenhum advogado brilhou ou se destacou, nenhum se mostrou inteligentíssimo e sagaz, nenhum teve uma língua ferina e afiada diante do tribunal, e achei essas partes bem morninhas, pois queria audiências que pegassem fogo, com diálogos fortes e impactantes.

A realidade é que achei o livro todo bem morno, e não consigo explicar as razões de ter gostado tanto, mas o fato é que adorei! Responsabilizo, portanto, a escrita contagiante do TUROW e a criação de seus personagens, pois quanto ao enredo, não consegui achar tudo isso.




Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Seus comentários sobre os gêmeos foram suficiente para me deixar curiosa apesar da falta de surpresas, Mari. Vou considerar. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Já tinha dado uma lida por cima da sua resenha e adorado, agora que parei para ler direitinho, estou doida para ler algum livro do autor. Parece incrível. Principalmente porque o que eu mais gosto nesses livros é a parte dramática, os relacionamentos e tal. E, quando essa parte é bem feita, não tem como o livro ser ruim, mesmo que a parte policial seja bem óbvia. Vou atrás desse, só fiquei na dúvida se ele faz parte de uma série ou não, vou procurar aqui. Adorei.

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.