15 de agosto de 2014

RESENHA: ESTUDO INDEPENDENTE - Joelle Charbonneau (Ed. Única)



Oi, gente!

A resenha de hoje é sobre ESTUDO INDEPENDENTE, escrito pela JOELLE CHARBONNEAU e lançado por aqui pela editora ÚNICA.

Estudo IndependenteESTUDO INDEPENDENTE (vol.2)
JOELLE CHARBONNEAU
Série: O Teste
Editora: ÚNICA             
Ano: 2014                  
Nº págs: 320 
Gênero: Distopia

SINOPSE: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesmae as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.
No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.

Antes de começar a falar sobre ESTUDO INDEPENTENDE, preciso fazer um elogio à editora ÚNICA e a rapidez com que lança as sequências de suas séries. Seria maravilhoso se todas as editoras se portassem assim com suas séries. O final de O TESTE (primeiro volume) foi tão impactante que não o esqueceria mesmo que o próximo livro demorasse anos para sair, mas foi ótimo poder acompanhar os descobrimentos de Cia em um espaço de tempo tão curto. Se já considerava essa uma das melhores séries distópicas que já li, após o respeito da ÚNICA com o leitor, sou obrigada a colocá-la naquela listinha de favoritos.

Uma coisa muito interessante nessa série, que se repetiu pelos dois volumes, é a tensão constante durante a leitura. Não consegui relaxar por um minuto. TUDO é grandioso, cada descoberta é assombrosa, cada acontecimento é de deixar o leitor em choque! Amo Cia e sua personalidade e inteligência. Adoro protagonistas femininas brilhantes e que sempre mantém um pé atrás em relação a tudo e todos, mesmo quanto ao amor que aflora em seu coração. A relação de Cia com Tomas me deixou aflita em O TESTE e em ESTUDO INDEPENDENTE não foi diferente, ainda acho que Tomas sempre esconde mais que conta, e esse é um dos pontos que me deixa curiosíssima em relação ao terceiro livro.

Outro fator que me agradou muito, que é de praxe em toda distopia, mas que nunca deixa de ser interessante, é a revolução que se aproxima; e diante das descobertas que Cia fez e de alguns personagens que estão envolvidos, estou quase roendo os cotovelos de tanta curiosidade.

Os testes pelos quais os alunos continuam a ser submetidos me deixam chocadas! Toda distopia que leio fico imaginando se não estamos a um passo de aquilo realmente acontecer. Com a série O TESTE não é diferente, sempre fico me perguntando sobre as provas teóricas e práticas pelas quais esses alunos passam, se um dia isso não será implantado de verdade em nosso mundo, que cada vez dá mais sinais de sua deterioração.

A única coisa que sinto falta nessa série e que gostaria que fosse mais aprofundado é o passado. Gostaria de ter mais informações de como chegamos ao estado “atual”, o que aconteceu com o planeta, como foi a devastação, etc. Obviamente, JOELLE apresenta alguns desses aspectos, mas não me sinto satisfeita e queria mais. Bem verdade que nada do que a autora apresenta me deixa completamente satisfeita, pois sempre quero mais e mais. Sei que reclamo que algumas séries tendem a ficar infinitas, mas esta é uma que não me importaria se recebesse vários volumes a mais, pois história para contar existe de sobra! 

Para quem gosta de distopias, não pode perder essa série da JOELLE. E se O TESTE já foi agonia pura, ESTUDO INDEPENDENTE é aquele livro que a gente lê com palpitação no peito. Recomendadíssimo! 


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Fiquei ainda mais ansiosa pra ler essa série, Mari. Mas apesar das sequencias saírem rápido, vou esperar até que esteja completa. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esta série. Adoro distopia. Também sinto como se estivéssemos a um passo de uma revolução e uma "ditadura" destas. Interessei-me por demais por causa das suas palavras. Como já disse, não conhecia e fiquei com aquela pulga atrás da orelha para saber o que acontece, como é este mundo, o porquê deste mundo.
    Bela resenha!
    Beijos e palavras.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari! Não ia ler essa resenha, pois não li o primeiro livro, mas fui dar uma olhada no início e quando vi já estava na metade rs. Nunca me interessei muito por essa série, mas a sua empolgação pelo livro me contagiou, fiquei curiosa. É realmente tão bom assim? rs Vou dar uma olhada e ver se consigo o primeiro livro, fiquei com vontade de ler.

    Beijos,
    Adri
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.