2 de julho de 2013

RESENHA: SIMPLESMENTE IRRESISTÍVEL - Rachel Gibson (Jardim dos Livros)

Bom dia, pessoal

Vamos começar as resenhas da semana com um gênero que há muito não resenho aqui no blog, mas que adoro: Chick Lit. Em parceria com a GERAÇÃO EDITORIAL, pelo selo JARDIM DOS LIVROS, recebi SIMPLESMENTE IRRESISTÍVEL, da RACHEL GIBSON.

Simplesmente IrresistívelSINOPSE: Cheia de romantismo, humor e picardia, esta história da inigualável Rachel Gibson começa com o casamento, no Texas, da recém-formada Georgeanne com o milionário Virgil, um homem três vezes mais velho que ela. Os únicos talentos de Georgianne são cozinhar e falar muito, mas o que Virgil realmente aprecia nela é o corpo curvilíneo e perfeito. Percebendo que não é capaz de desposar um homem com idade para ser seu avô, Georgeanne larga o noivo no altar e foge com o astro do hóquei John Kowalsky, que joga no time do qual Virgil é proprietário. John não faz ideia da encrenca em que se meteu, e só percebe que está ajudando a noiva do seu chefe quando já é tarde demais. Uma longa noite se estende diante deles, e nenhum dos dois resiste à tentação de passá-la juntos. Mas, no dia seguinte, John dispensa Georgeanne para não comprometer sua carreira, deixando-a com o coração partido e sem rumo. Sete anos depois, os dois se encontram novamente. Georgeanne é sócia numa empresa de catering em seattle e ele deixou os dias de rebeldia para trás. outra surpresa aguarda John: ele descobre que aquela noite de amor produziu uma filha adorável e incorrigível, de cuja vida ele quer fazer parte. A paixão por Georgeanne renasce; mas será que ele vai se arriscar, novamente, a incorrer na cólera do seu patrão? Ela, vai aceitá-lo, depois de ter levado um fora dele? Diversão garantida também é o romance de Mae e Hugh, amigos dos protagonistas, nesta trama hilária, cheia de personagens impagáveis, de uma das autoras mais lidas e apreciadas da atualidade.

Adoro Chik Lit. Acho incrível como as autoras conseguem abordar assuntos muitas vezes “pesados” utilizando humor sagaz e transformando a leitura em algo leve e contagioso. Claro que a maioria dos livros do gênero segue uma fórmula básica e acabam soando todos como um clichê. Geralmente temos mulheres por volta de seus 30 anos, insatisfeitas com seus empregos, que ainda não encontraram um namorado/marido e precisam louca e desesperadamente dar uma guinada na vida.

SIMPLESMENTE IRRESISTÍVEL já me ganhou logo de cara, pois FUGIU completamente desse clichê. Georgeanne, nossa personagem principal, é uma jovem de 21 anos que abandona o noivo cinquentão na igreja e acaba se envolvendo com um jogador de hóquei, que é a estrela do time do ex-noivo.

Claro que ao lermos a sinopse e as palavras acima temos certeza do que vai acontecer, afinal, o objetivo da leitura é entreter, não criar um suspense ou nos surpreender. Mas confesso que fiquei surpresa com a personalidade de Georgeanne. Quando criança foi descoberto que ela tinha uma disfunção, e por isso a garota nunca freqüentou escolas, etc. Mas aprendeu diversas outras coisas, e uma delas foi cozinhar. Ao fugir do noivo ela começa a trabalhar com esse seu dote.

Amei Georgeanna porque ela é uma mulher forte, batalhadora, que não se deixou intimidar pelas situações que passou e pelas dificuldades. Nunca vemos a personagem reclamando da vida, do emprego, do passado, do namorado, e olha que reclamação feminina é algo que não falta em chick lit. Ela literalmente arregaçou as mangas e foi à luta.

Só por apresentar uma personagem tão diferente no livro, GIBSON já me conquistou. Mas quando a filhinha de Georgeanna foi “roubando” as páginas, definitivamente caí de amores por SIMPLESMENTE IRRESISTÍVEL. Adoro livros que apresentam uma criança madura para sua idade, mas que em alguns pontos fazem criancices, isso as transforma em personagens fofas, queridas e que tomam para si toda a graça do livro.

O romance entre Georgeanne e John (o jogador) foi bastante complicado, trouxe várias partes engraçadas, diversos diálogos profundos, mas, apesar disso, não simpatizei com o rapaz ¬¬. Por diversas vezes ele foi extremamente grosso e senti vontade de dar uns tabefes na cara dele.

O livro também conta com os amigos dos protagonistas. Mae, é amiga e sócia de Georgeanne, é a personagem mais hilária. Ela é prática, determinada e não tem medo de arriscar. Hugh é amigo de John, e é um tanto quanto pirado, acho que esse é o melhor adjetivo que o define.

Esse foi o segundo livro que li da GIBSON e adorei. Sua escrita é leve, fluida, ela consegue divertir, entreter, e ao mesmo tempo colocar um tema mais complexo na obra, como a disfunção da personagem principal e o relacionamento de pais que tardam a descobrir que tem filhos.

SIMPLESMENTE IRRESISTÍVEL é... Simplesmente irresistível. Por isso recomendo MUITO!


FICHA DO LIVRO

SIMPLESMENTE IRRESISTÍVEL
RACHEL GIBSON
Ano: 2013                  
Nº págs: 392
Gênero: Romance, Chick Lit


Agora, vejam uma entrevista da autora sobre SIMPLESMENTE IRRRESISTÍVEL:

Quando e por que começou a escrever livros?
Comecei a escrever livros em 1989 quando a minha televisão quebrou. Não tinha muito que fazer, então decidi reescrever E o vento levou para matar o tempo. Depois que reescrevi o livro com um final feliz, deixei-o de lado e comecei a escrever um romance contemporâneo.
  
                  Você faz muitas pesquisas antes de escrever os seus livros?
Isso depende muito do livro. A série militar que atualmente estou escrevendo (o primeiro livro foi Rescue Me) exige muita pesquisa. Os livros de hockey – como See Jane Score e Any Man Of Mine, também demandou pesquisa, mas não tanta assim. Escrevi uma série baseada em escritores e não tive que fazer pesquisas.

Qual é a coisa mais interessante que encontrou durante a pesquisa dos seus livros? 
A mais interessante, e com certeza a mais memorável, foi quando eu falei com jogadores de hockey gostosões e suados no vestiário deles. Aquele dia eu levantei com o é direito!

Você se considera uma escritora de chick-lit? O que acha do gênero?
Não sou autora de chick-lit. Escrevo romances, mas adoro ler um bom chick-lit
Qual é a melhor parte no seu trabalho como escritora?
Economia de tempo e de transporte. Saio da cama quando quero. Pego o bule de café e vou até o andar de cima onde está o meu escritório

Como você faz para que os seus livros sejam tão divertidos? Como mantem o frescor das cenas e diálogos engraçados, como é possível ver em Simplesmente Irresistível?
Nunca foi minha intenção sentar e escrever humor. As pessoas são engraçadas. A vida pode ser engraçada. Eu escrevo sobre pessoas e sobre a vida.

Por que machões e mocinhas em perigo são frequentes em seus enredos?
Por que machões? Por que não! Toda mulher tem um segredo, que não é tão secreto assim:  fantasia ser resgatada por um homem másculo que não tem escolha a não ser ficar loucamente apaixonado por ela. Não importa o quanto ele tente, ele não pode lutar contra isso...

Qual foi sua inspiração para criar Simplesmente Irresistível?
O jogador de hockey Mark Messier. Ele parece um homem primitivo com o capacete enfiado na cabeça. Mas, por alguma razão, o acho sexy.

Eu li em algum lugar que Simplesmente Irresistível é o livro que você mais se orgulha. Por quê?
 
Simplesmente Irresistível foi o primeiro livro que vendi em 98, e que ainda vende bem18 anos depois.

Os personagens principais são inspirados em pessoas reais?
Não, mais usei minha mãe como um personagem secundário quando escrevi Daisy's Back In Town.

Quais são suas expectativas em relação aos leitores brasileiros? Por que você acha que seus romances são tão amados por aqui?
Não tenho expectativas em relação aos meus leitores. Só espero que gostem do meu trabalho e  que possam “fugir” comigo por algumas horas. Acho que mulheres em todas as partes do mundo gostam de ler um bom romance.

Está trabalhando em algum livro no momento?

Estou escrevendo um romance ambientado em Nova Orleans, Louisiana. É bem sexy e picante, com direito a homens machões.

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Não gosto muito do gênero, mas o enredo parece divertido.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. SIMPLESMENTE PERFEITO, SÉRIO.

    ResponderExcluir
  3. Acredita que ainda não li nenhum livro dessa autora, por mais que veja muita gente falando super bem? No começo achava que fosse mais do mesmo, mas agora que sei que não é, já estão na minha lista. Que bom saber que esse livro foge dos clichês, já que algo novo é sempre bom. Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Curto muito Chick Lit, esse foi o primeiro livro da Rachel Gibson que eu li, amei a história, é ótima, bem divertida a filhinha de Georgeanna é super fofa.

    ResponderExcluir
  5. Eu assim como o primeiro que li adorei esse, gosto também quando tem crianças e crianças muito inteligentes e espertas nos livros...dos que li até agora , acredito que esse tenha a protagonista mais bem desenvolvida...

    Gostei bastante da resenha e também da entrevista, foi interessante conhecer um pouco essa autora que tanto amo..

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu estou louca pelos livros da Rachel, ela parece muito divertida e estou encantada pelas resenhas que tenho lido dos livros dela, estou aguardando a resenha de Daisy está na cidade, pois tenho algumas amigas blogueiras que já leram e super recomendam!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu estou louca pelos livros da Rachel, ela parece muito divertida e estou encantada pelas resenhas que tenho lido dos livros dela, estou aguardando a resenha de Daisy está na cidade, pois tenho algumas amigas blogueiras que já leram e super recomendam!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  8. Li "Loucamente Sua" e amei! E como ri hahahahahahahaha
    Mas a Jardim dos Livros deixa muito a desejar no quesito tradução e revisão e essas coisas tiram um pouco do brilho que Rachel Gibson tem como autora, acho até falta de respeito com ela.
    Esse é um dos poucos dela que ainda não li, mas quero remediar a situação o qto antes.

    ResponderExcluir
  9. O livro ja me ganhou pela capa achei bem bonita. O que nao gosto muito no genero é isso das mulheres com mais de 30 anos louca para arrumar um marido, como no O Diário de Bridget Jones que era engraçado mas me dava muita raiva tambem. Gostei muito dessa mocinha diferente que nao quer se garantir com um casamento.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.