8 de julho de 2013

RESENHA: O TEOREMA DE KATHERINE - John Green (Ed. Intrínseca)

Boa tarde, gentes.

Falei que esta semana não teríamos resenha policial e prometo cumprir J Por isso hoje vou falar de um livro super hiper mega fofo: O TEOREMA DE KATHERINE, do JOHN GREEN.


O Teorema KatherineSINOPSE: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.
Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

Aiiiiiii (suspiro) ADOREI esse livro! Eu já li A CULPA É DAS ESTRELAS do JOHN e imaginava encontrar uma leitura mais dramática, mais “dolorida” sobre um personagem que estaria em completa depressão por conta de suas decepções com diversas Katherines. Em vez disso, encontrei uma narrativa engraçada, divertida e um outro lado de GREEN que me empolgou demais.

O início do livro me deixou um pouco frustrada e eu estava pronta para não gostar, afinal, a viagem que Colin fez com o amigo, Hassan, lembrou um pouco ENTRE O AGORA E O NUNCA (que eu não gostei), na hora eu já torci o nariz e pensei: “outro livro com adolescentes passeando pelo mundo sem rumo – baaah”. Mas então, os garotos pararam o carro em uma cidadezinha, começaram a trabalhar e viver lá, e a história caiu nas minhas graças.

Se nesse momento eu estava fascinada pelo enredo, fiquei completamente apaixonada pelos personagens, todos eles, mas principalmente por Lindsay, a amiga que eles fizeram na cidade, e por sua mãe, Hollis, a empregadora dos garotos. Elas formam uma dupla divertida, cheia de história para contar e me encantaram com a relação mãe e filha. Além disso, Lindsay se permitia ter múltiplas personalidades e atitudes, dependendo ao lado de quem estivesse. A garota se considerava uma fraude, por não conseguir ser ela mesma, mas eu a considerei uma camaleoa, uma pessoa capaz de personificar outras para ser aceita em cada grupo, pois ela já havia sofrido com a rejeição.

Ri horrores com as explicações de Colin para seu eterno amor por Katherines, e com a criação de seu Teorema, que confesso não ter entendido nada, pois odeio Matemática e certas partes me pareceram estar em Grego. Ri mais ainda quando o garoto resolveu expor todas as frustrações que teve com suas Katherines. Algumas eram absurdas, outras tristes, e mesmo essas era impossível não rir, porque Colin é simplesmente hilário.

Aliás, Colin também ganhou lugar cativo no meu coração. Ele era um menino prodígio que queria se tornar gênio. A diferença é que prodígios armazenam informações e gênios criam algo, por isso de ele querer criar um Teorema dos relacionamentos, para poder prever quando eles iriam terminar e se tornar gênio. O livro conta com muitas notas sobre curiosidades que Colin resolve mencionar, algumas seu amigo Hassan diz serem chatas e que ele não devia entrar no assunto, mas essas foram minhas partes preferidas, adorei absorver cada informação (útil ou inútil) que Colin resolveu passar. Adorei também o fato de o personagem ser completamente metódico e cumprir com horários, por exemplo, ele tem que ler tantas horas por dia, ou tantas páginas por dia; sou meio como Colin em muitas situações e viver com ele durante a leitura fez com que eu me sentisse mais normal e menos paranóica, foi praticamente uma auto-ajuda, rs.

Recomendo muitíssimo O TEOREMA DE KATHERINE, mas aviso àqueles que tiveram uma paixão por A CULPA É DAS ESTRELAS que não devem JAMAIS comparar as duas leituras. São situações diferentes, personagens diferentes e um JOHN GREEN completamente diferente, mas posso garantir que JOHN escrevendo dramas ou comédias, é o cara. Leiam, aproveitem e se deliciem com essa história.


FICHA DO LIVRO

O TEOREMA DE KATHERINE
JOHN GREEN
Editora: INTRÍNSECA                      
Ano: 2013                  
Nº págs: 304
Gênero: Romance



Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Ai que perfeito, não quer me mandar ele via correio não?
    http://nomundoimaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou em uma fase anti-Green. Não gosto de modinhas então não li nenhum livro do John, mas como ela já passou, posso ler O Teorema de Katherine e A Culpa é das Estrelas.
    Os livros de John parecem ser maravilhosos. Estou louca para ler!
    Xxxxx

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler O Teorema de Katherine e A Culpa é das Estrelas. Só vejo elogios às narrativas de John Green. E essa resenha me deu mais uma amostra de que é mesmo imperdível.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Li A Culpa é Das Estrelas, amei, chorei muito. E depois dessa descrição de O Teorema de Katherine irei lê-lo sem nenhuma dúvida. Obrigada amor por ter me apresentado a esse excelentíssimo escritor que é o John Green.

    ResponderExcluir
  5. pela sua resenha vou tentar o livro.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.