30 de julho de 2013

RESENHA: O MENINO DA MALA - Lane Kaaberbol & Agnete Friis (Ed. Arqueiro)

Boa tarde, pessoal!

Semana passada recebi da editora ARQUEIRO o livro O MENINO DA MALA, da LANE KAABERBOL e AGNETE FRIIS.

O Menino da MalaSINOPSE: “Você adora salvar as pessoas, não é? Bem, aqui está a sua chance.” Mesmo sem entender o que sua amiga Karin quer dizer com isso, Nina atende seu pedido e vai até a estação ferroviária de Copenhague buscar uma mala no guarda-volumes. Dentro, encontra um menino de 3 anos nu e dopado, mas vivo.
Chocada, Nina mal tem tempo de pensar no que fazer, pois um brutamontes furioso aparece atrás do garoto. Será que ela está diante de um caso de tráfico de crianças? Sem saber se deve confiar na polícia, ela foge com o menino e vai à procura de Karin, a única que pode esclarecer aquele absurdo.
Quando descobre que a amiga foi brutalmente assassinada, Nina se dá conta de que sua vida está ameaçada e que o garoto também precisa ser salvo. Mas, para isso, é necessário descobrir quem ele é, de onde veio e por que está sendo caçado.
Neste primeiro livro da série da enfermeira Nina Borg, vendido para 27 países, as autoras Lene Kaaberbøl e Agnete Friis apresentam uma heroína que luta contra seus demônios e busca fazer justiça em meio à crueldade e à indiferença do mundo.

Quase morri de curiosidade com esse livro. A ARQUEIRO fez várias ações direcionadas a seu lançamento, e cada uma delas só me deixava ainda mais ansiosa pela leitura.

Quando o livro chegou, claro que fui correndo ler e conferir que história era essa de um menino de 3 anos nu dentro de uma mala. Resultado: fiquei exultante com O MENINO DA MALA.

A história que as duas autoras criaram é fabulosa. Passei o livro inteiro tentando adivinhar as razões de o menino ter sido colocado dentro da mala e nenhuma de minhas hipóteses passou perto do que realmente aconteceu. Fiquei envolvida de tal maneira que parecia que eu ia roer os dedos, pois unhas já não existiam mais. Toda a história, a perseguição, as explicações, tudo no livro é perfeito! Adorei a forma como as autoras nos apresentavam os personagens e logo em seguida faziam um flash back para explicar o passado e segredo de cada um deles.

Os personagens são um verdadeiro deleite. Todos bem explorados e bem caracterizados, mas claro que sempre tem aquele que a gente ama e um que odeia. No caso eu AMEI Sigita, sua história é linda, triste e comovente. É aquela personagem que passamos o livro todo torcendo por ela, e sentindo toda a dor que ela sente. A personagem que eu odiei foi Nina, a heroína do livro. É muito triste quando não gostamos do personagem principal, ainda mais em livros policiais, pois são eles que, geralmente, dão combustível a história e nos fascinam com suas vidas, atitudes e inteligência aguçada. O fato é que não gostei da história apresentada para o passado de Nina, o que me fez vê-la como uma mulher egoísta e emocionalmente instável. Outra coisa que não gostei nela, e que foi o que mais me incomodou na leitura, foram suas atitudes sem pé nem cabeça. A toda hora eu me perguntava por que raios ela não ia à polícia com o garoto. Mas não, a personagem parecia querer caçar encrenca e confusão, parecia querer brilhar na trama, ganhar um destaque. Ok, sei que ela é a personagem principal, é quem vai dar sequência na série de livros, mas “péra” lá, ela é uma enfermeira, não uma policial! Não concordei e não entendi a maioria das atitudes da personagem.  Não posso me estender na explicação para não entregar partes da história, mas acredito que quem ler também vai ficar “ressabiado” com as atitudes estranhas de Nina. Apesar disso, o livro termina de forma bastante curiosa, e acredito que o próximo volume será mais interessante e que Nina poderá ser a heroína dele sem me causar estranheza, pois os fatos estarão ligados com o trabalho dela.


Tirando esse único detalhe da personagem, o livro é incrível, o enredo é fantástico e MUITO surpreendente. Mesmo que eu continue sem gostar de Nina nos próximos volumes, LANE KAABERBOL e AGNETE FRIIS criam um enredo policial tão singular, que vou continuar acompanhando a série mesmo assim J Só não considerei um livro 5 estrelas por causa do exagero da participação de Nina. De resto, é um policial impecável que vai agradar e surpreender a todos. Confiram! Vale muito a pena!  



FICHA DO LIVRO





O MENINO DA MALA
LANE KAABERBOL & AGNETE FRIIS
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2013                   
Nº págs: 256
Gênero: Policial, Suspense


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi Mari!
    Quando temos tanta expectativa em relação a um livro dá até medo de nos decepcionarmos com a leitura, ainda bem que isso não aconteceu, e que apesar da antipatia com a personagem Nina, você está estimulada em acompanhar a série.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito intrigada com a sinopse desse livro e essa é a primeira resenha que leio dele. E por sinal foi bem animadora! Gostei de saber que os personagens são bem explorados, pois é um dos aspectos que mais prezo em uma história. Só confesso que não entendi uma coisa: achei um pouco contraditório que o enredo seja incrível e que as ações da protagonista não pareçam ter nexo. A menos que o desfecho traga uma justificativa convincente para suas ações.

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  3. Bem, realmente toda ação de divulgação da arqueiro me deixou curiosa e quero ler o livro, mas não está nos meus planos ler agora e fiquei meio em choque após sua resenha e descobrir que tem continuação... ai ai... parece que hoje em dia todos os livros tem continuação...

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  4. Ai Mari, já estou super curiosa pra ler O Menino da Mala e aí você faz essa resenha e me deixa mais ansiosa ainda. É o tipo de enredo que me interessa muito.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Quanto tempo que não apareço aqui, são tantos amigos para visitar que me perco no tempo. Bem eu adoro seu espaço aqui e quando vi sua resenha tive de vir conferir, pois esse é um livro que também fiquei curiosa quando vi que seria lançado. E mesmo gostando de um livro policial, só pela suas palavras fiquei pensando nesse porém da personagem principal, não sei se me agradaria. No entanto um dia quero ler para saber o que vou achar.

    Beijokas elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Parece ser um ótimo livro. Adoro tramas de mistério. Estou de olho nesse livro há um tempo.

    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.