16 de julho de 2013

RESENHA: BOM DE BRIGA - Markus Zusak (Ed. Bertrand Brasil)

Bom dia, gente!

Como dito ontem, hoje vocês vão conferir a resenha de BOM DE BRIGA, segundo livro da trilogia dos irmãos Wolf do MARKUS ZUSAK, lançado pela BERTRAND BRASIL.

Bom de BrigaSINOPSE: Na continuação do sucesso O azarão, Markus Zusak apresenta o emocionante Bom de briga. Se no primeiro título o autor traz um romance de formação de um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida, agora ele exibe dois irmãos em busca de um propósito na vida. Bom de briga retrata a evolução dos irmãos Cameron e Ruben Wolfe como seres humanos. No primeiro livro, a dupla estava sempre atrás de algo errado para fazer. Dessa vez eles entram no mundo das lutas amadoras de boxe, buscando independência para suas vidas. Enquanto Ruben mostra um talento nato para a coisa, o outro tenta apenas sobreviver. Tudo que é ruim é normal no dia a dia da família Wolfe - como os silêncios, as brigas, a pobreza, a mediocridade. Eles já se acostumaram com isso e sempre têm uma justificativa para tanto. Cameron, o mais novo, é o exemplo do jovem batalhador. Desde cedo apanha e se levanta, mostrando que o que importa não é a força da pancada, mas se você tem a força necessária para se reerguer.

Como o terceiro livro da trilogia será lançado por outra editora, quero falar um pouquinho sobre as duas capas MARAVILHOSAS que a BERTRAND deu para a série. Ambas são em soft touch, mas com partes em relevo e verniz. Os desenhos são fantásticos e só após a leitura do segundo livro consegui entender a imagem e o título do primeiro. Vou deixar vocês curiosos quanto a isso ;)

Sobre esse segundo volume não tenho muito o que falar, exceto que gostei mais que o primeiro. Continuei tendo um interesse especial em Sarah, pois como já disse, ela é a única irmã dos rapazes, e continuei adorando Cam e sua forma de narrar seu cotidiano.

Dessa vez a vida da família está um pouco mais difícil, pois o pai sofreu um acidente no trabalho, não quer o seguro desemprego e também não quer ajuda do filho Steve, que tem um bom emprego. Diante de tal situação, Cam e Ruben decidem ajudar como podem, que é participando de lutas amadoras de boxe.

São por essas lutas que mais uma vez vamos acompanhando o amadurecimento e as preocupações que tomam conta da cabeça de Cam. Gosto muito da forma como o personagem se desnuda para o leitor, não tendo receio de se expor, de mostrar suas fraquezas, medos, decepções.

Apesar de ter gostado mais desse segundo volume, não tenho muito o que dizer sobre ele, pois a maior parte é o desenrolar das lutas, mas achei os pensamentos de Cam mais profundos e mais doloridos nessa continuação, mostrando que crescer é complicado e que a adolescência traz diversas angústias, mas que apesar disso o rapaz continua tendo um bom coração e pensando em sua família. Gosto bastante dos laços que os unem e a forma como ele fala de seus familiares, que mesmo quando é para fazer algum tipo de critica, conseguimos perceber que existe muito amor nesse núcleo.


E mais uma vez, assim que fechei BOM DE BRIGA, senti vontade de ler mais sobre os irmãos Wolf. Veja bem, não é que ao fechar você sinta necessidade de ter uma continuação, ou que seja aquele tipo de livro que termina e você precisa desesperadamente saber o que aconteceu porque várias pontas ficaram soltas. Nada disso, você quer ler simplesmente porque quer continuar sabendo do cotidiano desses meninos, a forma como eles agem e pensam sobre as situações. É por isso. É só por isso, mas é um “só” que é suficiente para agradar e querer continuar querendo a companhia deles.



FICHA DO LIVRO


BOM DE BRIGA
MARKUS ZUSAK
Editora: BERTRAND BRASIL                      
Ano: 2013                  
Nº págs: 208
Gênero: Juvenil

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Caramba você está me fazendo ficar apaixonada pelo irmãos Wolf com essas resenhas! *-*
    Ontem foi o Azarão que eu não tinha ideia que era bom, agora esse.. não tem como mais, vou ter que ler logo! rs
    Curiosa para ver se vou me encantar tanto com Sarah também :)
    A Capa ficou linda mesmo (:

    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Mari, você me fez ficar mais desesperada pra ler esses livros! Já estou apaixonada pelos irmãos Wolf e também quero conhecer o cotidiano dessa família. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A cada livro fico mais encantada pelos Wolfe. Senti que em Bom de Briga, o foco muda do Cam para o Ruben, apesar da narrativa continuar sendo feita pelo Cam; tanto que entre um capitulo e outro, em o Azarão, eram mostrados os sonhos do Cam, e agora, são mostrados as conversas noturnas no quarto dos dois.

    E, preciso dizer, e estou triste com a mudança de editora no último livro, porque a capa dos dois primeiros são incríveis e lindas, é realmente uma pena, mas continuo curiosa pra ler A Garota que eu Quero.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.