23 de julho de 2013

RESENHA: ALMA? - Gail Carringer (Ed. Valentina)

Boa tarde, pessoal.

Semana passada chegou o primeiro livro da parceria com a editora VALENTINA: ALMA? da CAIL CARRINGER.

Alma?SINOPSE: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.

Ando TÃO cansada da mesmice de vampiros, lobisomens e moçoilas melosas que fazia muito, muito tempo que não lia nada nesse estilo. Mas li dúzias de resenhas de ALMA?, todas fazendo mil elogios ao livro, então resolvi arriscar.

Se fiz bem em arriscar? Como fiz! Há muito tempo não me divertia tanto lendo um livro de vampiros.

Primeiro vou falar do único ponto do livro que me desagradou: ALMA? traz uma linguagem mais madura, o que ganhou meu fascínio de imediato, contudo a constante repetição da palavra “não obstante” me irritou demais. Acredito que na tradução poderia ter-se utilizado dos mais variados sinônimos, pois ficou cansativo de ler. Esse foi o único pesar do livro, pois os elogios são vários e seria possível fazer uma imensa lista deles \o/

Não é apenas a linguagem de ALMA? que é madura, a mocinha ALEXIA TARABOTTI também compartilha desse adjetivo. Deus!, por muito e muito tempo sonhei em ler uma fantasia com uma protagonista como ela. A idade da personagem já fez com que o enredo me ganhasse na hora, pois tive em minhas mãos um livro de vampiros e lobisomens com uma personagem de 26 anos, inteligente, astuta, desafiadora, sagaz e com uma língua ferina. A partir disso já comecei a agradecer a GAIL por esse presente. Não aguento mais as adolescentes com seu mimimi e apaixonadas por seres sobrenaturais.

Claro que o livro tem um romance, mas esse se desenvolve da forma mais prazerosa possível: por brigas, brigas e mais brigas. Alexia e Lord Maccon enredam numa história que nos arrancam gargalhadas; ele, muito acostumado a ter sempre razão e ser o senhor de tudo; e ela, acostumada a bater o pé, encarar de frente, dasafiá-lo e contrariá-lo. Pronto, é a fórmula perfeita para deliciar os leitores com o romance. As brigas e rixas vão se tornando beijos apaixonados e toques escaldantes, as cenas são picantes, mas sempre escondem algo, é descrita de forma erótica, jamais vulgar ou puramente sexual, ou ainda puramente romântica. Não sei como GAIL conseguiu, mas a autora foi PERFEITA em encontrar um ponto de equilíbrio para o desenrolar da história do casal.

PERFEITO também foi o fascinante ambiente que a autora criou. Como todos devem saber, a série é um steampunk, e os imensos detalhes de vestidos, casas, ruas, carruagens, retratados no livro nos levam a uma deliciosa aventura no passado, ao mesmo tempo em que cientistas, estudiosos, sombrinhas que servem de armas, e autômatos, nos inserem num contexto atual e até futurista.

Sei que a premissa maior do livro é descobrir o desaparecimento de alguns vampiros e lobisomens, e aparecimento de outros, que não eram para estar ali, mas Alexia me conquistou de tal forma que eu dei uma atenção gigantesca a seu romance com Lorde Maccon. Peço perdão por isso, mas confesso não me interessar muito pelos romances que acontecem nesse tipo de livro, geralmente fico irritada, pois gostaria que a história tratasse apenas de sua premissa maior, mas senti uma coisa inexplicável com ALMA?. Quanto mais eu lia sobre Alexia, mais eu queria ler, mais eu queria saber sobre seu romance tórrido, mais eu queria ver ela desafiando o Lorde, seus familiares, e qualquer um que cruzasse seu caminho.

O livro é fantástico! Descobri a razão de tantas resenhas positivas e digo que cada elogio é mais que merecido. GAIL CARRIGER foi genial na construção de sua história, mas foi ainda mais excelente ao elaborar sua personagem. Gostaria que mais autores colocassem mocinhas assim em seus livros. Estou fascinada e totalmente conquistada por essa série, mal posso esperar para poder ler as sequências. Porém, se estava cansada de vampiros e lobisomens antes, agora tenho certeza que mais nada do gênero vai me interessar, pois tenho a sensação que nenhuma história chegará aos pés de ALMA?


LEIAM!



FICHA DO LIVRO





ALMA?
CAIL CARRINGER
Editora: VALENTINA
Ano: 2013                   
Nº págs: 308
Gênero:Romance, Sobrenatural, Fantasia, Steampunk



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Adorei sua resenha!
    Comecei a ler "Alma?" há pouco tempo e de início, o livro não me conquistou. Não sei por se tratar do primeiro livro streampunk que eu leio ou por outra coisa. Talvez por eu estar acostumada com romances rápidos, mas graças a sua resenha, vou ler com mais afinco.
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Também ando cansada dessa onda de vampiros, mas todas as resenhas de Alma? que leio que me deixam louca para lê-lo. Principalmente por isso, por ter um enredo totalmente diferente da modinha. E essa sua resenha me deixou ainda mais curiosa.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Li apenas os 5 primeiros parágrafos pq não quero saber muito sobre a história (tipo, quero saber nada, sabe? Adoro começar um livro no escuro) - mas ler que é uma personagem mais velha (tipo, minha idade - uma idosa!), com uma linguagem mais madura com um romance com alguém que é chamado de Lord me bastou para me convencer!!! \o/

    Estou numa fase "GIVE ME MORE STEAMPUNK!" depois de Bemote e estou de olho neste livro há um tempo... pena que não posso comprar até o natal por proibição familiar... =/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.