4 de julho de 2013

RESENHA: 8ª CONFISSÃO - James Patterson (Ed. Arqueiro)

Oi, gentes.

Hoje continuarei falando do gênero policial e de um autor que AMO: JAMES PATTERSON. No momento estou acompanhando todas as séries do autor lançadas no Brasil e posso dizer que cada vez fico mais boba com a quantidade de livros que ele escreve e fico em êxtase de ver o quão versátil ele é.  Nesta resenha falarei sobre minha série preferida do autor: O CLUBE DAS MULHERES CONTRA O CRIME. No mês passado a editora ARQUEIRO lançou mais um volume da série 8ª CONFISSÃO.

8ª ConfissãoSINOPSE: As aparências enganam. Na ópera de São Francisco, os milionários mais glamourosos da cidade assistem à grandiosa apresentação de Don Giovanni. Divertindo-se com os amigos, Isa e Ethan Bailey não imaginam que um assassino está em sua mansão e os aguarda para executar uma terrível vingança. No momento propício, ele vai cometer o crime perfeito. Uma conspiração engenhosa. Encarregada de investigar as mortes na alta sociedade, a tenente Lindsay Boxer também precisa ajudar sua amiga Cindy Thomas no caso de um morador de rua que foi brutalmente executado. Ao conhecer mais a história daquele homem, Cindy percebe que tem uma preciosidade nas mãos e faz de tudo para levá- la a público, descobrindo, sem querer, a conexão com uma rede criminosa. A verdade pode ser mortal. O Clube das Mulheres contra o Crime precisa desvendar esses dois mistérios e tem ainda o desafio de se manter unido. Lindsay nota que seu parceiro, Richard Conklin, e Cindy estão cada vez mais próximos e o ciúme estremece a relação dos três, podendo comprometer as investigações. No fim, o Clube pagará um alto preço por se envolver nessas duas caçadas.

Como já disse, essa é minha série preferida do autor. ADORO mulheres que investigam crimes, desvendam mistérios, colocam criminosos na cadeia, etc. Gosto imensamente dessa série pelo carinho com que PATTERSON trata as quatro protagonistas. Todas elas têm espaço na obra, todas estão envolvidas com seus trabalhos e adoro o fato de nem sempre o trabalho delas se conectarem. Na verdade, gosto muito que o autor mantenha histórias paralelas para as personagens e de elas não se conectarem ao final, pois a conexão é o que mais esperamos em um livro policial.

Contudo, 8º CONFISSÃO foi o livro mais fraco da série, justamente porque senti falta de atenção com as demais protagonistas. Ok, sei que a Boxer sempre se destacou mais em todos os livros, mas nesse parecia que só ela queria brilhar. Senti que as amigas e os casos que trabalhavam ficaram meio apagados e que apenas a policial roubava a cena, e juro que compreenderia esse total favoritismo se o motivo fosse plausível, porque sei que em uma série com tantas protagonistas, em um livro ou em outro, uma delas vai crescer mais para que sua história de vida seja melhor explorada, o problema é que o tema aprofundado para colocar Lindsay sobre holofotes me pareceu demasiado pobre.

Após algum tempo de relacionamento com um homem que Lindsay considerava perfeito, um príncipe, e que havia largado o emprego e deixado a vida para trás para ficar com ela, ela estava em dúvida se deveria levar esse relacionamento realmente para frente, ou se ainda se sentia balançada pelo parceiro policial, o qual ela já tivera um “lance” no passado. Vejamos, o flerte com o parceiro não durou quase nada, ela tinha um relacionamento consistente com o príncipe encantado, e estava na dúvida sobre a relação simplesmente por que uma amiga (uma das protagonistas) se envolveu com o policial que continuou a ser o parceiro de Lindsay.

Vocês me desculpem, mas se fosse um livro adolescente eu até entenderia Lindsay, claro que é terrível ver um ex envolvido com uma melhor amiga, mas já fazia tempo que ela e o rapaz não tinham nada, e ela estava envolvida, feliz e satisfeita com o príncipe que fazia tudo pra ela e por ela, e a personagem conta com seus quase 40 anos! Então por que raios teve essa coisa adolescente no meio de uma narrativa policial que foi incrível? Sempre idolatrei Lindsay, mas nesse volume da série ela me pareceu mimada, birrenta e insuportavelmente imatura, chegando a beirar o ridículo com uma ciumeira besta. Enfim, eu sempre gostei MUITO da série por ela conseguir mesclar o lado policial com o lado pessoal das personagens, fazendo com que eu fosse completamente conquistada, mas dessa vez a abordagem pessoal me decepcionou demais.

Mas, o que realmente importa é o lado policial do livro, e esse, como sempre, foi fantástico! \o/ (não agüentaria duas decepções no mesmo livro). Se por um lado Lindsey foi sonsa em sua vida pessoal, seus dotes investigativos continuaram excepcionais e a mulher foi brilhante ao desvendar o mistério.


A verdade é que 8ª CONFISSÃO foi o livro da série que mais me impressionou por seu enredo policial. Adorei a trama, o motivo e o desfecho, mas foi o livro que mais me decepcionou em relação às personagens. Vivi uma relação de amor e ódio. Dou nota 10 ao enredo policial, e nota 0 (zero) ao que envolve o lado pessoal da Boxer.  Portanto, fãs do PATTERSON, fixem-se na história policial e estejam prontos para se surpreenderem. 



FICHA DO LIVRO





8ª CONFISSÃO
JAMES PATTERSON
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2013                   
Nº págs: 192
Gênero:Suspense, Policial


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Que raiva tenho por não ter tanto tempo disponível para leitura! Essa série parece mesmo ótima.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente só li o volume 1 desta série. Gostei muito, aliás, sou fã do autor.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li esse, estou no finalzinho do 7 céu, bom, eu não sei o que a Boxer sente pelo Richard, mas poxa vida, ela já tá com o namorido misterioso dela,( que manja dos paranauês)poderia deixar o Richard pra seja que for que esteja pegando ele, e tomara que seja quem eu estou pensando, ela merece.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.