15 de julho de 2013

RESENHA: O AZARÃO - Markus Zusak (Bertrand Brasil)

Oi, gente!

Como muitos de vocês sabem, esse é o mês de lançamento do último livro da trilogia dos irmãos WOLF, livro do famosíssimo MARKUS ZUSAK. Pegando embalo no lançamento, hoje vou falar de O AZARÃO, primeiro livro da trilogia, lançado pela BERTRAND BRASIL.

O Azarão SINOPSE: Antes de tornar-se mundialmente conhecido, Markus Zusak escreveu uma trilogia de sucesso que somente agora está sendo publicada no Brasil. O primeiro título chama-se O Azarão. Fãs de A menina que roubava livros não podem deixar de ler os romances que inciaram a carreira estelar desse autor. Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta a história de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos, perdido na vida e que vive às turras com a família. Trabalha com o pai encanador e sua mãe está sempre brigando com os filhos, na pequena casa onde todos moram juntos. Steve é o mais velho e mais bem-sucedido. Sarah é a segunda, e está sempre dando uns amassos com o namorado. Rube é o terceiro e o mais próximo de Cameron. Os dois, além de boxeadores amadores, vivem armando esquemas para roubar lojas e outros locais do tipo. Contudo, os planos nunca saem do papel. Uma história sobre a vida e sobre as lições que dela podem ser tiradas. Um romance de formação que exibe um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida.

Antes de qualquer coisa preciso dizer que esse foi meu primeiro contato com ZUSAK. Não li o aclamado A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS, e, por isso, essa resenha não fará nenhum tipo de comparação com sua escrita para adultos. A trilogia dos irmãos Wolf é considerada literatura juvenil e ganhou prêmios. Além disso, O AZARÃO foi o primeiro livro que o autor escreveu, então acho que dei sorte em começar por ele, pois vou poder acompanhar o desenvolvimento da escrita do tão elogiado ZUSAK.

A família Wolf é composta por quatro irmãos: Cameron, Steve, Ruben e Sarah, e seus pais. Por termos três garotos na casa, imaginei que cada livro da trilogia seria contado por um deles, tendo determinado fato como ponto de vista, mas quando iniciei a leitura de BOM DE BRIGA, que só vou comentar amanhã, descobri que Cameron é o narrador de toda trilogia, por isso, preparem-se para se encantarem com o amadurecimento desse garoto de 15 anos.

No início do livro, Cam e seu irmão, Ruben, planejam assaltar um dentista. Logo pensei que estaria diante de um personagem que iria expor as dificuldades de sua vida e as razões que o levaram a optar por uma vida de crimes para poder sobreviver; rapidamente percebi meu engano. Os dois garotos vivem de tramar as mais mirabolantes situações, mas quase nunca as colocam em ação.

Cam vai nos contando sobre as dificuldades da família, o singelo emprego do pai, das vezes que o ajuda, das brigas que tem com os irmãos, dos repetidos jantares de molho com cogumelos, o namoro da irmã, etc. O rapaz vai expondo seu cotidiano banal de uma forma tão deliciosa de se ler, que não nos importamos de ficar lendo sobre as bobagens diárias que ele pensa, vive e sonha.

Talvez por ser a única menina na família, senti grande apreço por Sarah. Fiquei bastante triste com o que aconteceu a personagem e muito orgulhosa de seus irmãos por quererem consertar a situação, mesmo que fossem só planos, rs.

Cam e Ruben roubam todas as cenas da narrativa. Os dois irmãos são os mais próximos, são grandes amigos e compartilham tudo. Achei bem divertida a brincadeira “Um Soco” deles e as razões de ela ter esse nome. Existe uma passagem no livro que fala de um cachorrinho, um Lulu da Pomerânia, que me arrancou altas risadas, e juro, não sou sádica, mas a forma que Cam conta realmente me fez rir. Aliás, a narrativa de ZUSAK é bem singular no livro. Ele inventa uma nova pontuação, novas formas de colocar as palavras, o que nos faz ter a real sensação que o livro foi escrito por um garoto de 15 anos que não teve muito acesso à escola e que leva vida humilde.

Gostei de acompanhar o florescimento da paixão em Cam, e a preocupação que ele demonstrou se um dia iria magoar a garota que amava, parecia um pequeno homenzinho expondo seus medos e anseios.


ADOREI meu primeiro contato com ZUSAK e foi com bastante ansiedade que parti para a leitura de BOM DE BRIGA, que vocês vão poder conferir amanhã.



FICHA DO LIVRO


O AZARÃO
MARKUS ZUSAK
Editora: BERTRAND BRASIL                      
Ano: 2013                  
Nº págs: 176
Gênero: Juvenil

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi!
    Parabéns pela resenha.
    Mesmo depois do seu lançamento, ainda não tive a oportunidade de lê-lo >.<
    Creio que esta é, senão estou enganada, a primeira resenha que leio deste livro.

    Abraços.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu li A Menina que Roubava Livros e amei. Tanto que pretendo ler tudo de Zusak. Também adorei o enredo dessa trilogia e sua resenha de O Azarão. Com certeza irei conferir. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Li O Azarão e fiquei ainda mais apaixonada pelo Zusak, o Cam é tão simples e sensível em relação a todos os Wolfe. É, definitivamente, um livro lindo.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.