1 de fevereiro de 2013

RESENHA: O CANTO DA SEREIA - Nelson Motta (Ed. Objetiva)


Boa tarde, pessoal!

Hoje vim falar de um livro que estava mega ansiosa para ler: O CANTO DA SEREIA, do NELSON MOTTA (Ed. OBJETIVA). Assisti a série na Rede Globo e esperei de forma desesperada pelo livro, agora vou falar tudinho que achei dele, e claro, mostrar algumas diferenças com o que a série de TV mostrou.

A grande diferença já começa no início no livro, logo nas primeiras páginas, Augustão, que na série da TV fazia parte dos seguranças de Sereia e resolveu investigar a morte da cantora, é muito mais que isso no livro do MOTTA: marido, pai, mulherengo, jornalista, contista, segurança e investigador particular (uffa!). Sereia, por sua vez, em nada se assemelha à lindíssima Isis Valverde; no livro ela é loura, 1.80 metros, seios fartos, coxas grossas. Na descrição física as personagens não se assemelham nem na cor dos olhos, castanhos em Isis, cor de mel na Sereia do livro. Eu, que AMO a Isis, li o livro inteiro pensando em Sereia como ela, pois do contrário, pela descrição do livro, me vinha uma Claudia Leitte na cabeça (e não a suporto). Enfim, optei por sempre imaginar a personagem da TV quando o nome de Sereia era citado no livro. Mara, empresária de Sereia, representada na TV por Camila Morgado (ruiva e de olhos azuis), é morena, de cabelos curtos e castanhos. O Governador Jotabê é gordo e perto dos 70 anos, bastante diferente do Caruso. Diante tantas modificações das características físicas das personagens, não tive escolha, a não ser esquecer das descrições de MOTTA e imaginar sempre os personagens escolhidos pela Globo, pois eles muito me agradaram.

Uma vez feito isso, embarquei na leitura de um livro delicioso. Sereia, cantora pop, é assassinada em seu trio elétrico em uma noite de chuva em pleno carnaval de Salvador. (mais uma diferença com a série, em que o crime ocorreu durante um ensolarado dia). Todos ficaram bastante chocados com a morte da cantora e Augustão resolve investigar.

Os culpados poderiam ser muitos: Jotabê, o político corrupto que a queria em suas campanhas e comícios; Tuta, o publicitário que investiu na carreira de Sereia; Mara, a empresária com quem a cantora tinha um caso; Paulinho, ex-namorado da moça e descobridor de seu talento; Jorge de Ogum, amante dela;  e Mãe Marina, esposa de Jorge de Ogum.

Numa trama impressionante, Augustão vai descobrindo tudo o que esses personagens gostariam de esconder: fraude, corrupção, traição, fortes ligações sexuais, etc.

Achei a trama que envolve a morte da cantora bastante parecida com o que a TV apresentou, é claro que o livro traz mais detalhes, expõe um pouco mais a política, fala um pouco mais sobre Mãe Marina e seu terreiro. Aliás, Mãe Marina foi uma personagem que odiei na série, mas que amei no livro. No livro ela é uma mulher sensata, serena, que resolve tudo com muita paciência e que mesmo tendo sido traída por Sereia, se mostra uma mulher boa e de caráter. Claro que não deixamos de duvidar dela sobre o assassinato, mas a personagem do livro é encantadora e faz belíssimas descrições de seu caso tórrido de amor com outro homem após a traição do marido. Acredito que a Globo quis criar um ar de tensão, em que todos pareceriam culpados até o fim, e por isso a Mãe Mariana deles parecia carrancuda, amarga, vingativa e principalmente, sinistra. Uma personalidade totalmente oposta a da personagem do livro.

Uma das coisas que eu já esperava no livro, e que de fato aconteceu, é a mudança de assassino. O mais legal de tudo é que a Globo não mudou simplesmente de personagem, ela inseriu um novo personagem para ser aquele que mataria Sereia. No livro, o personagem culpado da TV nem aparece, então, lá para o meio da história, já estamos tendo um faniquito para saber quem matou Sereia. O porquê da morte da cantora já é sabido por todos que acompanharam a série, mas isso não tira em momento algum o prazer da leitura.

No livro do MOTTA as personalidades das personagens são extremamente dissecadas, e mesmo assim ele consegue manter o suspense de quem matou. Já na TV muita coisa foi omitida a fim de que o telespectador não tivesse uma visão total do personagem e assim não descobrisse o assassino. A visão de MOTTA deu mais certo, pois descobri o criminoso na série, mas no livro eu nem imaginei que o culpado seria quem foi. Ainda assim, se tivesse que estabelecer uma nota para o livro, seria 11, e manteria a mesma nota para a série de TV, que apesar de ter feito várias modificações na obra, me encantou ao extremo, e possibilitou que tivéssemos acesso a duas versões de um mesmo crime, de um mesmo enredo. AMEI AMEI AMEI. E claro que super recomendo!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. A verdade é que filmes/seriados nunca são fiéis aos livros. É realmente complicado. Eu não cheguei a assistir "O canto da sereia" porque passou num horário bem tarde. Ainda sim gostei bastante do livro, deve ter ainda mais emoção!
    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oh, eu amei a mini-série , ha umas 2 semanas procurei para comprá-lo mais não achei, mais enfim, vou continuar persistente... Estou louco pra lê-lo,

    Beijos, Diego
    www.ps-carpediem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que O Canto da Sereia era livro, somente não assisti por falta de oportunidade mesmo, mas vi que muitos gostaram. E pelo visto o livro também é ótimo!

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de assistir nenhuma série ou filme antes de ler o livro. Assim que começou ‘Gabriela’ iniciei minha leitura no livro também, porém deixei de assistir a série à medida que minha leitura evoluiu. [sorrio]
    Boa semana!
    Ah, com tempo, vá ao meu blog para comentar o meu Pipo, ok? Abraço do Jefh do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Agora a globo acertou em cheio com uma minissérie, né? Já vi alguns blogs com resenhas recentes de O Canto da Sereia. E o livro é bem bonito mesmo, vontade de ler! Acabei Sobre Meninos e Lobos e mesmo depois de tantos livros lidos foi um dos primeiros romances policiais que eu li. O Primeiro que realmente me deu um faniquito pra saber quem era o assassino, haha.

    Beijos!
    sobrecafeelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Cheguei a ver um pouquinho da série e quando soube que era baseada em um livro, fiquei interessada. Acho que a mudança da aparência física da Sereia foi feita justamente para evitar comparações com a Claudia Leitte (sim, também não suporto ela), sem contar que a Isis foi bastante carismática. Enfim, gostei de sua resenha, sucinta e esclarecedora.

    Clara
    labsandtags.blogspot.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.