27 de fevereiro de 2013

RESENHA: O ALICIADOR - Donato Carrisi (Ed. Record)


Bom dia, pessoal!

Hoje vou falar de um livro que há muito eu desejava ler: O ALICIADOR do italiano D. CARRISI, lançado em 2010 pela Editora RECORD. Vocês sabem que eu adoro livros policiais, e já fazia bastante tempo que acompanhava as resenhas sobre O ALICIADOR e cada vez mais ficava fascinada pelo livro.

Assim que ele chegou parei tudo que estava fazendo para mergulhar na história do serial killer criado por CARRISI que tinha agradado tanta gente. Pensei que o livro traria aquela leitura eletrizante, aquela que é impossível parar de ler até chegar ao final e descobrir o vilão da história. Mas me deparei com uma narrativa densa, lenta e riquíssima em detalhes.





SINOPSE: O criminologista Goran Gavila e a equipe de homicídios enfrentam um caso perturbador: seis braços direitos de meninas entre 9 e 13 anos são desenterrados em um bosque. Cinco das crianças identificadas haviam desaparecido na última semana. Conforme os cadáveres emergem, as esperanças de que a sexta menina esteja viva provocam uma corrida contra o tempo, mas, em vez de levarem a equipe ao culpado, as pistas revelam-se parte de um plano friamente arquitetado pela mente cruel e brilhante do assassino, que parece estar sempre um passo à frente.





O início do livro foi tão lento que até pensei em largá-lo, mas a expectativa sobre ele era tanta e algumas pequenas coisas haviam sido contadas para manter a curiosidade que resolvi que não o abandonaria. Foi no exato momento desse pensamento que CARRISI começou a revelar coisas sobre Mila, uma consultora que se envolve no caso das meninas assassinadas para encontrar uma menina desaparecida. Achar desaparecidos é sua especialidade. CARRISI foi descrevendo o passado de Mila e suas angústias de tal forma que em alguns momentos comparei a personalidade da policial com Dexter. A personagem ao mesmo tempo em que nos encanta, nos deixa com a pulga atrás da orelha, pois é bastante misteriosa e sombria em relação à seu passado, e quando esse se revela... Nos desmonta completamente!

Como grande fã e leitora de policiais, afirmo que O ALICIADOR foi um dos livros mais inteligentes que já li. Sempre uma história leva a outra, um assassinato a outro e vai desvendando uma rede de crimes jamais imaginados e muito maiores que as mortes das meninas. Além disso, desconfiamos de quem seja o serial killer apenas poucas páginas para o final. Quando ele é revelado, sua identidade não é surpresa, mas seu modus operandi fascina qualquer leitor do gênero. Creio que nunca antes me deparei com um assassino tão astuto e inteligente.

Os personagens do livro são os mais incríveis e todos são profundamente trabalhados, mas a vida do criminologista Goran Gavila merece destaque especial. Desde o início criamos um laço afetivo com o personagem, pois ele passou por uma situação bastante triste e misteriosa, seu sofrimento fica claro por todo o livro e passamos a ter grande empatia pelo homem. A revelação de toda a sua história é mais um momento do livro que nos deixa assoberbados e chocados com a criatividade de CARRISI.

Outro ponto que gostei imensamente no livro foi a inserção de explicações técnicas com linguajar bastante simples e compreensível por todos. Deleitei-me lendo sobre os tipos existentes de assassinos seriais e com todos os detalhes que as perícias foram fornecendo do ambiente do crime, dos corpos, da psicologia dos assassinatos, etc.

Quem espera aquele tipo de livro de leitura veloz e voraz não vai encontrar isso em O ALICIADOR, que requer uma leitura lenta, atenciosa, minuciosa e cheia de perspectiva e expectativa. A narrativa tem que ser digerida, pensada e refletida, pois fica na nossa mente, nos envolve de forma profunda e cria laços com nosso imaginário.

Se você é do tipo de leitor que cria expectativas sobre um livro e se satisfaz quando o lê, posso dizer que você deve, tranquilamente, aumentar ainda mais elas sobre O ALICIADOR e que, mesmo assim, você terá várias surpresas incríveis durante a leitura. 



FICHA DO LIVRO

O ALICIADOR
D. CARRISI
Editora: RECORD                       
Ano: 2010                  
Nº págs: 433
Gênero: Policial




Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. poxa adoro esses tipos de livros vi uma vez essa na biblioteca mais nao havia me chamado tanto atençao , agora que vi a resenha futuramente pretendo ler , temabem gostaria de falar sobre o meu livro , se chama o homem das sete chaves e é um romance policial , se quiser saber sobre a sinopse procurando no google mais especificamente no bookes vc ira achar

    ResponderExcluir
  2. Por enquanto este é o melhor livro policial que li até hoje em minha opinião. O modus operandi do vilão achei surreal.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Realmente virei noite lendo esse livro,e muito bom,gostei da narrativa também,e se você não presta atenção perde a história,fiquei c uma impressão de continuação será?

    ResponderExcluir
  4. Realmente virei noite lendo esse livro,e muito bom,gostei da narrativa também,e se você não presta atenção perde a história,fiquei c uma impressão de continuação será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, não sei... Nunca ouvi dizer que teria continuação, mas se ficar sabendo de algo te falo.

      A editora já lançou outro livro dele, O Tribunal das Almas, é tão excelente quanto O Aliciador.

      Bjs

      Excluir
  5. Livro maravilhoso, A continuação é o livro A hipotese do mal, muito bom também, toda a história foi encaminhada para um terceiro livro.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.