18 de fevereiro de 2013

RESENHA: METRÔ 2033 - Dmitry Glukhovsky (Ed. Planeta)


Oi, pessoal.

Na resenha de hoje vou falar sobre um relançamento da editora PLANETA: METRÔ 2033 do russo DMITRY GLUKHOVSKY. Quando recebi o email falando do relançamento fiquei interessada pelo livro, porém, nunca antes havia ouvido falar dele. Eis que ao procurar algumas informações descubro que o livro já virou até game e que tem uma legião de fãs espalhados por todo o mundo.

METRÔ 2033 conta com um mundo pós-apocalíptico extremamente detalhado e esmiuçado pelo autor. Nessa onda de fim do mundo com zumbis, DMITRY optou por demônios, e bichos modificados, como, por exemplo, ratos gigantes.

Deem uma conferida na SINOPSE por que quero falar bastante coisa em relação ao livro.

SINOPSE: Países inteiros destruídos, florestas devastadas, escassez de alimentos e água. O ser humano já não tem mais o comando sobre a Terra. Novas formas de vida a dominam. Um desastre nuclear varreu a superfície terrestre obrigando os poucos sobreviventes a uma existência sem sentido e sem esperança nos túneis do metrô de Moscou. 
É nesse cenário pós-apocalíptico que Dmitry Glukhovsky traz o tema que enche o ser humano de curiosidade e incerteza: a possibilidade do fim do mundo. Metrô 2033, que inspirou a criação de um dos games mais eletrizantes da atualidade, cria uma atmosfera caótica ao tentar mostrar como se comportaria um ser humano em um ambiente onde o que predomina é o instinto de sobrevivência.

A primeira coisa que pensei quando comecei a leitura foi: vou demorar horrores para ler esse livro, pois os nomes de personagens e locais eram extremamente difíceis de guardar (tudo em Russo), mas, algumas páginas depois, a leitura se torna tão atraente e interessante que passamos a não dar a mínima atenção para esses nomes tão diferentes, e ficamos assoberbados com tamanha criatividade do autor ao criar uma narrativa tão densa em um cenário tão caótico.

O fato de as personagens viverem subterraneamente nas linhas do metrô já se torna um choque e algo bastante diferente do que estamos acostumados quando lemos algo apocalíptico. A falta de água, energia, alimento, convivência, e outras trivialidades comuns ao nosso cotidiano, nos fazem parar para pensar como seria nossas vidas se em 2033 viesse de fato a ocorrer um desastre nuclear, nos faz pensar se, caso fossemos sobreviventes, se teríamos a mesma disposição e força de vontade dos personagens para continuar lutando, tentado e (sobre)vivendo.

Os personagens são extremamente bem desenvolvidos, tanto em sua caracterização, quando em seu psicológico. DMITRY aprofundou sua narrativa em todas as perspectivas que cercam as personagens e os grupos a que pertencem, o que me fez lembrar muito do Stephen King, que humaniza muito seus personagens, e procura colocar os tipos mais diferentes para conviver. DMITRY fez exatamente isso, explorou várias vertentes dos diversos grupos que convivem no subterrâneo, mostrando a linha de pensamento e ação de cada um deles.

Com a radiação, “novas” formas de vida foram se desenvolvendo, e uma delas está por atacar e matar as pessoas que viviam em suas comunidades dentro das linhas do metrô, e cabe a Artyom, personagem principal, se aventurar pelos trilhos do metrô e descobrir o que está deixando o pouco que resta daquela sociedade aos pedaços, literalmente.

A PLANETA fez uma coisa muito legal no livro, inseriu na capa e contra capa, mapas dos metrôs de Moscou, assim conseguimos nos localizar nesse mundo subterrâneo e pelos locais em que Artyom vai passando.

O único pesar: o livro virou game, mas só foi comprado os direitos para virar filme em setembro do ano passado, o que significa que ainda vai demorar para que possamos conferir essa incrível história nas telas. Só espero que o filme seja capaz de manter o suspense e colocar medo, fazendo com que o telespectador passe a refletir sobre suas atitudes diante do mundo, que é exatamente o que o livro faz.

Preciso falar que recomendo muito?


FICHA DO LIVRO

METRÔ 2033
DMITRY GLUKHOVSKY
               Ano: 2013                   
Editora: PLANETA 
Nº págs: 415
Gênero: Suspense, Apocalipse, Drama 



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Adorei a resenha, já conhecia esse livro de algumas pesquisas mas nada muito profundo...
    Já corri marcar ele como "vou ler" no skoob.
    Adoro distopias e com certeza se existe essa profundidade e estudo do tema como me pareceu, vou adorar!!!

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Acredita que nunca ouvi falar do livro? Mas parece ser bem bacana. Gosto desses tema de mundo pós-apocalíptico! Agora fiquei curiosa! ^.^

    Beijoooooos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de sua resenha e esse tema é intrigante!
    http://jefhcardoso.blogspot.com lhe convida e espera para ler e comentar “O Grande Circo Nonsense – Vila Abranches”. Abraço.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.