6 de fevereiro de 2013

RESENHA: JAMES LINS, O PLAYBOY QUE NÃO DEU CERTO - Mario Prata (Ed. Planeta)


Bom dia, pessoal.

Hoje, mais uma vez, venho falar sobre um de meus autores brasileiros preferidos: MARIO PRATA. Nos últimos meses venho ficando extremamente feliz com a Editora PLANETA, pois ela está relançando todos os livros do autor. O último lançamento foi JAMES LINS, O PAYBOY QUE NÃO DEU CERTO, livro que há muito eu queria ler.


A história por trás do livro é muito interessante, lançado em 1994, JAMES LINS foi originalmente um folhetim que saia semanalmente no jornal O Estado de São Paulo. Eu adoro essas inovações que o PRATA faz com seus escritos. Esse como folhetim; OS ANJOS DE BADARÓ pela internet, MARIO está sempre sendo um pioneiro nas mídias.

Quem acompanha a vida e carreia de MARIO PRATA sabe que o autor morou em Lins na infância e adolescência (cidade “perto” da minha – 3 horas de distância, rs) e é justamente sobre um amigo da cidade que ele resolve falar nesse livro. James Lins, um chantagista e pilantra confesso, cometeu um crime horrendo e em seu julgamento foi condenado a 268 anos de prisão.

Com muito humor MARIO vai contando a história da infância do amigo, relatando suas travessuras e experiências e também mostrando o lado pilantra dele, que desde cedo se manifestou. James é um cara engraçado, um golpista convicto, e adora seu ar de playboy. Sabendo que o ponto forte de sua “carreira” é a chantagem, ele arquiteta um plano em que distribui escutas por um condomínio para saber das conversas dos moradores e tirar vantagens deles.

Enquanto MARIO conta a história do amigo e faz visitas a ele na cadeia, James se revela o pior nos canastrões e passa a perna em MARIO, tomando para si a responsabilidade de escrever sua biografia e fazendo com que PRATA seja relegado ao papel de mero corretor ortográfico, afinal, James, além de escrever errado, tem um problema grave com as vírgulas.

 Então os dois autores começam uma batalha pela escrita dentro do livro. James contando sua vida, e PRATA o acusando de enrolar a história, não contar seu crime, colocar defeito em sua linguagem, dizer quantas vírgulas acrescentou ao texto e desmentir Lins em muitas de suas colocações, e tudo isso apenas no rodapé, que foi o espaço “cedido” a MARIO.

PRATA é hoje um estudioso da ficção policial e atualmente se dedica a escrever livros do gênero, porém, quando JAMES LINS foi escrito, essa não era sua especialidade, ainda assim o autor conseguiu manter um suspense fantástico sobre QUAL foi o crime e como ele se desenvolveu.

A jogada de deixar que o personagem tome o lugar do criador e se transforme em autor foi fantástica, faz com que realmente acreditemos que existem duas pessoas narrando a história, sem contar os deliciosos momentos de prazer com a leitura e as diversas gargalhadas que vamos dando, não apenas de James, mas também de PRATA, por ter se tornado parte tão menor em um projeto que era exclusivo seu.

Engraçado e inteligente. Com JAMES LINS, O PAYBOY QUE NÃO DEU CERTO, MARIO PRATA se superou! Eu mais que recomendo. Leia logo! Leia hoje! Leia agora! Leia para ontem!


FICHA DO LIVRO

JAMES LINS, O PLAYBOY QUE NÃO DEU CERTO
MARIO PRATA
               Ano: 2013                   
Editora: PLANETA 
Nº págs: 192
Gênero: Humor, Suspense



Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Não conhecia o livro, e adorei sua resenha!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu conheço o livro e adorei a tua resenha.
    um beijão
    mario prata
    mac.prata@terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai, Pratinha é demais. Tem como não se apaixonar?
    Outro dia vi esse livro na Saraiva e fiquei com os dedos coçando para comprar, mas me controlei porque a meta tá grande aqui. Mas agora ferrou porque li sua resenha e agora quero ler desesperadamente. Droga, Mari, olha o que você faz comigo? hahaha
    O Pratinha é criativo até demais. O personagem tentando roubar o livro do autor?! Ele é muito bom. Queria ser Mario Prata quando crescesse. Problema é que eu tenho a altura de um Hobbit e para crescer mais só em outra vida.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.