7 de fevereiro de 2013

RESENHA: ESCOLA: OS PIORES ANOS DA MINHA VIDA - James Patterson (Ed. Arqueiro)


Oi, peeps!

Estou empolgadíssima para falar sobre o livro de hoje. Quem acompanha o blog sabe que eu morro de paixão pelo JAMES PATTERSON e que adoro suas tramas policiais. Apesar disso, fiquei encantada quando li O DIÁRIO DE SUZANA PARA NICHOLAS, um drama lindo que nos leva às lágrimas por horas a fio. Desde esse dia eu decidi que PATTERSON era o tipo de autor que poderia escrever de tudo, e que teria milhões de fãs escrevendo o gênero que fosse. Porém, jamais o imaginei escrevendo livros infanto-juvenis, e tive uma surpresa fantástica quando ESCOLA: OS PIORES ANOS DA MINHA VIDA (Ed. Arqueiro) chegou as minhas mãos.

Assim que o livro chegou comecei a leitura. Estava morrendo de curiosidade para saber como PATTERSON iria se sair nessa vertente, e claro que ele se saiu muitíssimo bem! O livro conta a história de Rafa, um garoto que quer passar rápido pelo sexto ano. Mas, já em seu primeiro dia de aula, na nova escola, recebe um livro com regras e mais regras sobre o colégio, entediado vendo uma das professoras falar sobre as regras, ele toma uma decisão: vai ser o primeiro aluno a quebrar TODAS elas.

Com a ajuda de seu melhor amigo, Leo, eles elaboram um jogo. Um jogo em que cada regra quebrada tem um grau de dificuldade e uma quantidade de pontos, além disso, Rafa tem apenas 3 vidas para conseguir chegar até sua meta.

Além de arrumar muita confusão no colégio, Rafa vai contando como é sua vida com sua irmã menor, sua mãe, que trabalha o dia todo, e o namorado dela, que passa os dias no sofá dormindo.

O livro é fantástico em vários sentidos. Rafa é um personagem cativante, e mesmo com suas estripulias tem como meta não prejudicar outras pessoas em sua empreitada de artes; as imagens do livro são hilárias (sim, ele é todo cheio de figuras); a relação dele com Leo  aguça muito a curiosidade do leitor, bem como sua relação familiar, que não é das melhores, principalmente quando de trata do namorado da mãe.

O único porém do livro é que Rafa demora muito a aprender uma lição com os fatos ocorridos, o personagem demora demais para amadurecer, mas, mesmo assim, não achei que isso me fez gostar menos do livro, apenas achar Rafa muito imaturo.

ESCOLA: OS PIORES ANOS DA MINHA VIDA, não traz suspense algum em suas páginas, mas PATTERSON, ah, esse cara é incrível! Mesmo quando ele escreve algo engraçado e leve, ele consegue preparar uma surpresa fantástica para o leitor no final.

Leiam, se deliciem, e se emocionem com cada arte que Rafa apronta e com uma revelação final que deixa o coração apertadinho. 



FICHA DO LIVRO





ESCOLA: OS PIORES ANOS DA MINHA VIDA
JAMES PATTERSON
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2013                   
Nº págs: 288
Gênero: Humor, Infanto



Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Né? Também gostei muito desse livor, não sou assim tão fã do Patterson, mas esse foi uma surpresa boa. Ele fala de temas importantes de uma forma apropriada para crianças. Resenhei ele no blog essa semana. Gostei do Rafa mesmo vendo que ele era teimoso demais.

    Os desenhos são hilários mesmo. Gostei da ideia que o autor desenvolveu ao redor do Leo. E compreendi em boa parte as atitudes do Rafa por causa do péssimo namorado da mãe.

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha vista a capa do livro e sinceramente não me atraiu. Mas nunca tinha lido nada sobre ele, e lendo sua resenha eu mudei minha opinião. Esse livro parece que é bem engraçado e cheio de aventuras. Com Certeza irei ler!!!

    bjuss

    http://numreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito e sinto que o livro é a minha cara Anos temerosos de escola e tal ..... Saudades nenhuma dela . Gostaria de saber se faram sorteio do livro? Abraços Quero mtoo ler .

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.