11 de janeiro de 2013

RESENHA: O ESPANTALHO - MICHAEL CONNELLY (ED. SUMA DE LETRAS)


Bom dia, gente!

Hoje vou falar de O ESPANTALHO, livro do meu novo queridinho MICHAEL CONNELLY, lançado pela SUMA DE LETRAS em 2011.

Preciso começar dizendo que após ler REVIRAVOLTA (Suma de Letras, 2012) tive uma paixonite aguda pelo autor. Já havia lido um outro livro dele e gostado muito, mas não tinha sentido toda a adrenalina que senti com REVIRAVOLTA. Como gostei muito do livro a SUMA me mandou outro livro do autor, O ESPANTALHO, que eu corri para ler e ver se ele seria um Thriller Jurídico como REVIRAVOLTA, ou um livro Policial, como CIDADE DOS OSSOS (o outro que li do autor). Fiquei maravilhada e assombrada (literalmente) pela maravilhosa história policial que CONNELY criou.


Narrado em sua grande maioria na primeira pessoa, O ESPANTALHO, conta a história de Jack McEvoy, um brilhante jornalista do L.A. Times que foi demitido para que o jornal pudesse conter gastos. Contudo, ele tem uma última incumbência: treinar Ângela, sua substituta, por 15 dias. Mas Jack quer sair do jornal de cabeça erguida e com uma matéria final de tirar o fôlego. Recebe então o telefonema de uma mãe/avó dizendo que seu neto de 16 anos, que estava preso, era inocente de ter estuprado, assassinado e mantido o corpo de uma mulher dentro do porta-malas do carro da própria vítima.

Jack vai atrás da notícia, mas não por acreditar na inocência do garoto, e sim para dissecar a mente e traçar o perfil de um jovem assassino. Porém, no meio da investigação, Jack descobre que um outro crime, com o mesmo modus operandi foi cometido e que um homem está há mais de um ano na cadeia pagando por ele.

Intrigado, quando começa a investigar os dois assassinatos, descobre que tem um serial killer a solta e que a polícia deixou ele passar. E é aí que Jack vê a chance de brilhar em uma última matéria.

O ESPANTALHO é eletrizante, o tipo de livro que não dá para soltar, que é impossível parar de ler. Um fato muito curioso sobre o livro é que não temos de desvendar o assassino ao final do livro, pois em alguns capítulos ele vai dando as caras e descobrindo como as investigações que o levam a ele estão se saindo, assim ele consegue, por muitas vezes, estar um passo a frente de todos, cometer outros crimes e ficar na cola de Jack.

Adorei ao extremo essas interferências do assassino. Foi muito legal e empolgante ler a história pelo lado dos dois personagens e as armações que cada um fazia para conseguir chegar ao outro.

O serial killer descrito é medonho, sarcástico, cruel e psicologicamente abalado. Os traços de sua personalidade, quando vão sendo desvendados, assusta o leitor e nos deixa perplexos com suas taras e anseios. Quando disse ali em cima que fiquei literalmente assombrada com o livro, foi porque fiquei mesmo! Sonhei com o assassino que corria atrás de mim e acordei em frangalhos.

Seja escrevendo Thrillers Jurídicos ou Romances Policiais, CONNELLY é o cara! Eu mais que recomendo!


FICHA DO LIVRO


                  O ESPANTALHO
MICHAEL CONNELLY
Editora: SUMA DE LETRAS                          
Ano: 2011                   
Nº págs: 384
Gênero: Policial


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Quando vi o nome desse livro já fiquei interessado, agora ao ler essa resenha fiquei mais interessada ainda!
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito deste livro. Connelly é muito bom mesmo. Destaque para a maneira de agir do vilão que achei muito criativa.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.