1 de agosto de 2012

RESENHA: REFÚGIO - Harlan Coben (Arqueiro)


Oi, amores!

Dando continuidade ao nosso especial SEMANA ARQUEIRO, preciso dizer que tenho verdadeira loucura pelos policiais que editora lança. Todos os meses são dois ou três livros do gênero e eu fico desesperada, pois quero ler todos. Contudo, sempre dou preferência aos do Harlan Coben e James Patterson. Por isso, a resenha de hoje será do Coben e a próxima do Patterson.

O mais novo lançamento do Coben é REFÚGIO, primeiro livro da série que traz Mickey Bolitar, sobrinho de Myron, como personagem principal.

Em sua primeira aventura Mickey, que nos foi apresentando em ALTA TENSÃO, é assombrado por uma revelação feita por uma velhinha bem sinistra e misteriosa: “seu pai está vivo”. O garoto fica assustado ao ouvir as palavras da boca da senhora, mas acredita que ela está enganada.

A vida de Mickey não andava fácil. Com a morte do pai e a internação da mãe por conta de entorpecentes, ele fora viver com o tio Myron, a quem não gostava muito e não se dava nada bem. Com a nova vida Mickey passa a frequentar o colégio que o pai e o tio estudaram, e lá conhece Ashley, uma garota com quem ele passa a ter um casinho, mas que desaparece repentinamente. O rapaz fica desnorteado com o sumiço da moça, e com a ajuda de Ema, uma garota rejeitada na escola por ser cheinha, e de Colherada, um nerd, Mickey vai mostrar que tem sangue de Bolitar nas veias e vai ir atrás desse mistério, até que percebe que ele se liga com o que a velhinha disse sobre seu pai.

Sou suspeita para falar de Harlan Coben. Gosto de tudo que o autor escreve e mesmo que encontre alguns pontinhos negativos em algum livro dele, vou continuar me desmanchando em elogios ao autor.

Gostei bastante de REFÚGIO, porém devo confessar que Coben tem livros MUITO melhores e mais interessantes, com tramas mais elaboradas, personagens mais marcantes e finais mais surpreendentes. Não que o livro seja ruim, só que ele mergulha completamente na adolescência de Mickey, então nos apresenta diálogos rasos, pouco relevantes e algumas vezes até bobos. Claro que não esperava ver Mickey agindo ou falando como o tio, Myron, tanto porque soaria bastante falso um adolescente tão irônico, inteligente e sarcástico como Myron, o sangue não falaria tão alto assim, mas eu queria que Mickey fosse mais do que se apresentou. A inteligência, sagacidade, ironia e sarcasmo ficam por conta de Ema, essa sim, deveria ter o sangue Bolitar correndo nas veias.

De forma alguma o livro é ruim. Acredito que o que senti foi apenas por ter tido um primeiro contato com a nova série. Certeza que nos demais livros já estarei mais acostumada com Mickey e sua linguagem, e vou gostar dos livros tanto quanto gostei de todos que já li do Harlan até agora. Por isso, sim, meus queridos, eu recomendo Coben SEMPRE! Escreva ele como escrever J


FICHA DO LIVRO

REFÚGIO
HARLAN COBEN
Editora: ARQUEIRO
Ano: 2012                   
Nº págs: 222
Gênero: Policial, Suspense




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.