25 de maio de 2012

RESENHA: CRUZANDO O CAMINHO DO SOL - Corban Addison (Novo Conceito)

Bom dia, amores!

Sexta-feira é dia de postar resenha na esperança de que vocês passem o fim de semana se deliciando com a leitura.  Escolhi para hoje CRUZANDO O CAMINHO DO SOL, do estreante CORBAN ADDISON,  lançado pela editora NOVO CNCEITO.

Sempre gosto de começar falando sobre o que eu senti quando o livro chegou, e quando os kits de CRUZANDO O CAMINHO SO SOL chegaram eu torci o nariz. Achei o kit maravilhoso, mas quando li a sinopse decidi que não iria ler.

SINOPSE:  Sita e Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um...

Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou. 

Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos. 

Abrangendo três continentes e duas culturas, Cruzando o Caminho do Sol nos leva a uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano.

Por alguma razão não gostei da sinopse e até cheguei a pensar que o livro deveria ter sido lançado na época da novela caminhos das Índias. Então, fiz o que sempre faço com os livros que não me despertam interesse imediato: encostei-o na estante.

Dias depois passei a ler algumas resenhas de CRUZANDO O CAMINHO SO SOL em blogs e a ver mil comentários positivos sobre o livro no twitter. Resolvi dar uma chance ao livro, pois eu queria tirar minhas próprias conclusões. Resultado: CRUZANDO O CAMINHO DO SOL se tornou uma paixão intensa que me levou a uma leitura compulsiva. Li o livro todo em um único dia. Não conseguia parar e precisava de qualquer jeito chegar logo ao final.

A história de vida das duas irmãs é tristíssima. Após o tsunami que elimina todos os seus familiares, sem ter aonde ir, as meninas tentam chegar a um colégio que já estudaram, mas seus planos e suas vidas são modificados pelo homem que dirige o carro que as leva, pois ele as vende para um cafetão.

Em um dos locais de prostituição (um dos, porque existem milhares) as meninas são mantidas virgens até esperar por alguém que pague um alto preço por essa virgindade.

Enquanto isso, Thomas Clarke, advogado americano, é convidado a se afastar da empresa em que advoga por problemas criados a um cliente. A vida pessoal dele também está desabando, pois sua esposa indiana o abandonou e voltou à Índia.

Clarke vê então uma oportunidade de ingressar em uma ONG que trabalha com o tráfico humano, principalmente de jovens meninas que são exploradas sexualmente.

Na Índia ele se depara com o caso das irmãs Sita e Ahalya, mas o esquema que a ONG armou com a polícia para recuperar as irmãs acontece um pouco tarde, e as duas já haviam sido separas e seus destinos já haviam sido traçados.

Mas Clarke não vai deixar por isso, ele está disposto a tudo para unir as duas irmãs que a vida separou.

Me nego a acreditar que CORBAN ADDISON é um estreante. Ele é EXCELENTE no uso das palavras e sabe tocar o leitor de várias formas. Sabe nos fazer sentir angústia e tristeza com a vida que as duas irmãs passam e levam, sabe nos fazer sofrer quando Clark sofre por sua esposa e sua vida, sabe nos deixar ansiosos quando existe toda uma perseguição pelas pessoas que vivem do tráfico humano, e principalmente, sabe como fazer com que sintamos nojo de alguns seres humanos. E apesar de a história ser tão forte, em momento algum ele faz com que sintamos pena de seus protagonistas, talvez a pena fique por conta da situação de prostituição que o país vive, mas seus protagonistas são tão fortes, intensos e lutam tanto pela vida que não da tempo de sentirmos pena, mas sim orgulho das atitudes corajosas de cada um deles.

Quem quer ler um livro de primeira não pode perder CRUZANDO O CAMINHO DO SOL, eu mais que recomendo! Aproveitem o fim de semana e mergulhem nessa história.



FICHA DO LIVRO

CRUZANDO O CAMINHO DO SOL
CORBAN ADDISON
Editora: NOVO CONCEITO
Ano: 2012                   
Nº págs: 448
Gênero: Romance


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.