Bom dia queridos!
Como vocês estão?
Chegamos ao fim de mais um mês e ao final do semestre, por isso tive a ideia de apresentar a vocês um post com os melhores livros que li nesses seis meses de 2011.
Minha ideia inicial foi apresentar um TOP 10, mas li muito mais que 10 livros maravilhosos nesse tempo e não poderia deixá-los de fora, portanto, em vez de apresentar um TOP 10, optei por apresentar pra vocês OS MELHORES DO SEMESTRE.
Os livros escolhidos não estão classificados por algum tipo de ordem, para mim todos eles ocupam o 1º lugar na minha lista, ou seja, são os favoritos que li nesse semestre.
Organizei-os de acordo com mês em que foram lidos e fiz um breve comentário sobre a leitura. Todas as capas referem-se as edições que eu li.
Os títulos em vermelhos correspondem a livros que tem alguma postagem no blog.
Vamos conferir:
JANEIRO:
- SACO DE OSSOS – Stephen King (Objetiva).
Creio que a maioria do pessoal aqui sabe que tenho um amor imenso e intenso pelo mestre King. Uma regra que procuro seguir já faz algum tempo é terminar o ano com a leitura de um livro dele e também começar o ano dessa forma. Infelizmente, não tive tempo de ler outros livros dele nesse semestre, mas pretendo que no próximo isso seja diferente. SACO DE OSSOS ocupa o 4º lugar dos meus livros preferidos do autor.
FEVEREIRO:
- OS TRÊS MOSQUETEIROS – Alexandre Dumas (Zahar).
Todos conhecem ao menos uma versão dessa história. Este ano tive o imenso prazer de conferi-la na integra, e posso dizer: QUE LIVRO! Não é o caso que apenas vale a pena ser lido, mas sim que deve ser lido, mas preparem-se, pois o livro causa uma excitação tão grande que é difícil fechá-lo e dormir.
- A SOMBRA DO VENTO – Carlos Ruiz Zafón (Suma de Letras).

Acho que a resenha que fiz para esse livro diz tudo o que ele me fez sentir. Sem dúvida o melhor dos melhores. Zafón se tornou minha nova paixão. Se um dia tivesse que ir para uma ilha deserta e só pudesse levar um livro, A SOMBRA DO VENTO seria o escolhido.
- PARQUE DOS DINOSSAUROS – Michael Crichton (L&PM).

Já sei... Para que ler o livro se todo mundo já viu o filme mil vezes? Eu já assisti mais de 50 vezes e tive ótimas sensações lendo o livro, algumas até melhores e mais emocionantes que com o filme. É diferente, é mais rico, têm muito mais história, muito mais dinossauro, muito mais morte, e claro, muito mais pedaço de gente (ADORO, rs). Como é de bolso, eu apertava a bagagem e levaria para a ilha deserta também J
MARÇO:
- CHEIO DE CHARME – Marian Keyes (Bertrand Brasil).
ADORO os livros da Marian – exceto Melancia – mas CHEIO DE CHARME não foi apenas um dos melhores que li nesse semestre, mas o melhor livro que li da autora. Ela inicia o livro com seu habitual humor, mas para falar de um assunto extremamente sério. Não que seus outros livros não falem de assuntos polêmicos, mas CHEIO DE CHARME trata de um assunto que é um soco no estômago de toda sociedade, principalmente por milhões se omitirem sobre tais fatos.
- A ESPOSA BÓRGIA – Jeanne Kalogridis (Suma de Letras).
Romance histórico. Ahhhh ADORO demais! A autora criou com extrema perfeição a história dos Bórgias. A cada capítulo passamos a pesquisar para separar realidade de ficção e nos deparamos com a genialidade de uma autora que só expôs fatos reais envolvidos em um drama. Lembrava muito pouco sobre os Bórgias (faz anos que terminei o ensino médio, e na época odiava história), e Kalogridis me fez não apenas conhecer a história dessa família, como saber quem realmente foi Lucrécia Bórgia, e não foi a vilã que sempre pensei ter sido.
- UMA DOSE MORTAL – Agatha Christie (L&PM).
- A CASA DO PENHASCO – Agatha Christie (L&PM).

Agatha Christie dispensa comentários. Minha autora favorita, a deusa das deusas. A mulher mais genial da literatura (em minha opinião, claro). Para mim, todos os livros dela sempre serão os melhores.
- BRAVURA INDÔMITA – Charles Portis (Alfaguara).
Um livro simplesmente fantástico. Amei todos os detalhes e mais ainda o fato de ser escrito em primeira pessoa por Portis, que se passa por uma menina de 14 anos em busca de vingança.
- MORTE E VIDA DE CHARLIE ST. CLOUD – Ben Sherwood (Novo Conceito)

Quer me ver feliz? Deixe-me ler um livro que seja capaz de me fazer chorar.
Por que MORTE E VIDA DE CHARLIE ST. CLOUD foi um dos melhores livros que li nesse semestre? Exatamente por isso, me fez chorar... Não por um momento, situação, ou causa, mas desde o segundo capítulo até meia hora depois de ter terminado o livro todo. Me tocou, me emocionou, me fascinou.
- FALLEN – Lauren Kate (Galera).
Um dos livros mais geniais que li. Uma série escrita para ser uma série. Muitos não gostaram e disseram ser um livro cansado. Não é cansado, a narrativa é lenta. As primeiras 350 páginas funcionam como introdução. As 50 restantes ficam para ação e o livro termina. Termina deixando a gente curioso e desesperado pela continuação, e é isso que uma série tem que fazer. Laren Kate foi genial ao ter um planejamento tão preciso ao escrever a série.
- HATHOR – Markus Thayer (Novos Talentos).
Não me canso de dizer: FOI A MELHOR SURPRESA LITERÁRIA QUE TIVE NA VIDA! Hathor é o tipo de livro que se eu soubesse realmente do que falava jamais me interessaria, mas fui seduzida pela sinopse que esconde o verdadeiro assunto do livro, e graças a uma parceria com o autor, tive a oportunidade não apenas de ler HATHOR, mas de romper com meu preconceito sobre alguns temas. MARKUS THAYER é genial! Se fosse gringo HATHOR estaria nos cinemas... Não tenho dúvidas.
ABRIL:
A amada continuação de FALLEN. Ação, ação, ação. Claro gente, a história está se desenvolvendo. Lauren: estrelinhas e coraçõezinhos pra você. Isso que é série.

Assim como a Agatha e o Stephen King, Harlan Coben faz parte do ESPECIAL: AUTORES aqui no blog. Preciso dizer por quê? Meu preferido claro! Ninguém escreve romances policiais que retornam ao passado e se entrelaçam tão perfeitamente no presente como Coben.
Um clássico! Vocês já gostaram muito do personagem “malvado”? Já gostei muitas vezes deles, mas a selvageria e modos animalescos de Stanley fizeram com que eu me apaixonasse pelo antagonista, afinal, os brutos também amam.
LOLITA, suspiro quando falo LOLITA.
Enfim, suspiro concluído, LOLITA foi lido, relido e “(re)relido”. Amo LOLITA, amo a personalidade de LOLITA e amo tudo que se esconde por trás de sua figura infantil e aparentemente inocente. Mas, mais que isso, amo como Nabokov me fez ter sensações muito distintas nas três leituras que fiz. Daqui uns anos quero ler a quarta.
Dickens É Dickens. Acho que não preciso dizer mais nada né? Quem nunca lei Dickens leia e entenda o que estou falando.

Mais uma série que fiquei apaixonada. Esqueça esses livros adolescente com amor, amor, amor... CIDADE DOS OSSOS tem ação, ação, ação, mistério, mistério, mistério, e revelações que fazem cair o queixo. E quanto ao romance... Ele não acontece! Hahahaha, ADOREI.
MAIO:
- FRAGMENTO – Warren Fahy (Amarilys).
Estilo Jurassic Park, maaaassss, provável de acontecer. É me assustou bastante por isso. Põe em xeque algumas questões sobre a teoria da evolução e como algumas espécies se tornaram extremamente perigosas pela intervenção, ou não, do homem. Me chamem de boba, mas eu realmente acredito que o que está no livro possa existir e acontecer.
- QUANDO CAI O RAIO – Meg Cabot (Galera).

Meg... DIVA! Quem não ama essa mulher? Sou suspeitíssima para falar, adoro todos os livros dela, e QUANDO CAI O RAIO me cativou. Fico impressionada como Meg tem facilidade para criar tantas e tão diferentes personagens femininas e como caímos em adoração por todas elas.
- CIDADE DAS CINZAS – Cassandra Clare (Galera).

Continuação de CIDADE DOS OSSOS. Pegue tudo o que eu disse sobre o primeiro livro e acrescente: mais ação, mais ação, mais ação e mais mistério, mais mistério, mais mistério e... Romance que continua sem acontecer e eu que continuo a ADORAR J
- HORA ZERO – Agatha Christie (L&PM)
- MORTE NA MESOPOTÂMIA – Agatha Christie (L&PM)


Agatha de novo. Dispensa comentários. É a rainha do crime e sempre será. Querem ler um livro que dá um nó no cérebro? MORTE NA MESOPOTÂMIA. Li duas vezes e ela me enganou duas vezes... Na primeira não descobri o assassino e na segunda tinha CERTEZA que era um e não era. Sensação maravilhosa de reler um livro inédito, rs.
- HEX HALL – Rachel Hawkins (Galera).
- OS MAGOS – Lev Grossman (Amarilys).

Dois livros sobre bruxos e bruxas, quem não os ama? O primeiro segue mais a linha juvenil, delicioso de ler. O segundo é mais adulto (bem mais) e até choca em algumas partes, pois não são “crianças” que estão se tornando adolescentes, e sim adolescentes que estão se tornando adultos. Mostra a experiência emocional, sexual, psicológica e o desenvolvimento de caráter das personagens.
- UM AMOR PARA RECORDAR – Nicholas Sparks (Novo Conceito).
Caio de novo na questão do chorar. Já tinha assistido ao filme e chorado (no final). Mas, por já saber da história, resolvi que ao ler ia deixar rolar as lágrimas desde o começo. E eu chorei, chorei, chorei, chorei, e aí chorei mais um pouco. Quando vi que não ia parar me tranquei no banheiro, afinal, não queria ninguém rindo de mim (é, aqui em casa existe essa mania bestinha)
JUNHO:
- O DIVÓRCIO DOS MEUS SONHOS – Clare Downling (Bertrand Brasil)
- O CÉU VAI TER QUE ESPERAR – Cally Taylor (Bertrand Brasil)
- OS E-MAILS DE HOLLY – Holly Denham (Record)
Chick Lit da RECORD!!!!! Em junho me diverti extremamente com esses livros “mulherzinha”. Leves, divertidos, e encantadores é o que são esses três livros. O CÉU VAI TER QUE ESPERAR até ultrapassa a questão do puro entretenimento e nos faz refletir sobre a vida e a morte.
Chamei junho de meu mês Chick Lit da RECORD porque além desses, comprei e troquei vários livros do gênero. Estou louca para ler todos eles.
- A PASSAGEM – Justin Cronin (Arqueiro).

Foi a última resenha que postei pra vocês nesse mês, então acho que minha opinião sobre o livro ainda está fresquinha na cabeça de vocês, mas tem uma coisa que preciso repetir: LIVRO DE VAMPIRO DE VERDADE!!!!! Malvados e sanguinários!!! Justin Cronin foi um presente, e me fez fechar o semestre com chave de ouro!
A lista foi bastante exagerada, mas juro que não poderia, nem conseguiria, tirar nenhum deles dessa lista. Espero que vocês tenham tido paciência para ler o post todo, rs.
E vocês, já leram algum desses livros? Gostaram ou odiaram? Compartilhe conosco e conte suas experiências.
Beijos e que esse segundo semestre seja tão bom quanto o primeiro.
Comente com o Facebook: