STEPHEN KING

Boa tarde pessoal.

Estou estreando hoje meu blog e como não poderia deixar de fazer, abri uma seção especial a um dos meus autores preferidos: STEPHEN KING.



Para poder compartilhar com vocês meu amor (ou vício) pelo autor, todo dia 13 teremos uma nova resenha.

Hoje começo com uma breve biografia e curiosidades sobre o autor e algumas de suas obras e com a resenha do meu livro preferido. A ZONA MORTA.



Stephen Edwin King nasceu na cidade de Portland (EUA) em 21 de setembro de 1947.É conhecido como o mestre dos contos de horror fantástico e ficção de sua geração.
O amor do autor pelo gênero terror surgiu ainda na infância, com a leitura dos quadrinhos EC's horror comics.
 De 1966 a 1971, King estudou Inglês na Universidade do Maine, cidade em que mora até hoje. Lecionou  inglês na cidade e começou a escrever histórias curtas, a maioria para revistas masculinas.
King foi alcoólatra por mais de uma década e baseou o personagem Jack Torrance, do livro O Iluminado, nele mesmo. Por volta de 1980 ele cortou o álcool de sua vida e mantém-se sóbrio até hoje.

O primeiro livro publicado de King foi Carrie, a estranha de 1974. O autor escreveu Carrie, mas não gostou do resultado, e jogou tudo no lixo. Sua esposa pegou o manuscrito no lixo, leu e adorou. Foi ela quem fez King levar o livro até um editor que decidiu publicá-lo. O livro foi um enorme sucesso e alçou King da pobreza e obscuridade a riqueza e fama.
Em 1976 o livro ganhou adaptação cinematográfica com direção de Brian de Palma. O clássico já fora adaptado para um musical, na Broadway, em 1988.
É um dos livros freqüentemente banidos nas escolas americanas (o filme foi banido na Finlândia). - Escrito no famoso estilo Romance Epistolar.

Em 1977, King lança O Iluminado. Livro que o tornou mundialmente famoso e que ficou imortalizado com a versão cinematográfica dirigida e produzida por Stanley Kubrick em 1980. Para escrever a história de Jack, King, querendo mudar a localização de sua história do Maine para outro lugar, abriu um atlas geográfico na cozinha e aleatoriamente apontou o lugar em que aconteceria sua próxima história, Boulder, Colorado, King fez as malas e se mudou para lá. No Colorado, King e sua esposa se hospedaram no Hotel Stanley. Eles quase não conseguiram, pois o hotel iria fechar, devido ao término da temporada. Assim, os dois ficaram sozinhos no lugar, eles se hospedaram no quarto 217, cuja lenda diz ser assombrado. Foi de onde ele tirou a idéia para o livro.
Na mesma noite, sonhou com seu filho de três anos sendo perseguido pelos corredores por uma mangueira de incêndio. Ele acordou tremendo e suando frio, e quase caiu da cama, resolveu acender um cigarro, e antes do cigarro acabar, ele já tinha feito o esqueleto do livro em sua mente.
King, ex-alcoólatra, pôs muito de seus próprios demônios interiores no personagem Jack Torrance. 
        Bill Thompson, editor de King, disse que temia por O Iluminado, pois ele marcaria Stephen como um escritor de horror. King se sentiu elogiado por isso.

Depois de O Iluminado, muitos livros de King alcançaram grande sucesso e tiveram diversas adaptações para o cinema e televisão. Ao longo dos anos King mostrou-se um autor versátil e conseguiu romper as barreiras que o denominaram um escritor de horror. Um sonho de liberdade, conta comigo, zona morta, eclipse total, dentre outros, são exemplos de seus dramas que alcançaram grande sucesso.

Em 1996 uma nova geração de leitores vem conhecer King justamente por conta de um de seus dramas. À espera de um milagre, inicialmente lançado como O corredor da morte. A história se passa nos anos 30, John Coffey, um gigantesco negro é condenado injustamente à cadeira elétrica, vai para a prisão de Cold Mountain pelo assassinato de duas meninas gêmeas, esperar pelo dia de sua execução. O simpático e covarde homem aos poucos conquista a afeição dos guardas do presídio, que começam a desconfiar da culpa de Coffey. O estopim acontece quando Coffey demonstra que pode realizar incríveis milagres. Uma história que exige uma grande reflexão de nossa existência neste mundo. Adaptado para o cinema em 1999 foi um grande sucesso apesar de suas três horas de duração e angariou 4 indicações ao Oscar.





Agora vou contar pra vocês quando comecei a ter contato com o King.



Tudo começou com uma mãe louca: A MINHA!

Sempre gostamos muito de ver filmes e eis que um dia, quando eu tinha uns 6, 7 anos, surge D. Neide (minha mãe) com uma novidade: “Olha, acabei de trazer da locadora! É terror, vamos ver!”
Nessa idade eu já era fã de filmes de terror e fique louca pra assistir.
Filme no vídeo cassete... Aparece: IT – UMA OBRA PRIMA DO MEDO.

Assisti ao filme e NUNCA mais na minha vida consegui chegar perto de um palhaço!



Nesse dia minha mãe explicou que o filme era baseado na obra de um escritor, um tal de Stephen King. Claro que na época eu pensei: “que cara louco, nunca quero ler nada desse ser”.

E não li!

Até chegar na faculdade de Publicidade.
Tinha um professor que só falava nesse bendito King, que adorava o King, que lia King, via adaptações do King, e pra mim, King era sinônimo de medo, nada além.

Com preconceitos vencidos e curiosidade a ponto de bala fui ler meu primeiro KING: Carrie, a estranha. Já havia assistido ao filme mil vezes, mas queria conferir o livro. Minha opinião: “que dó de Carrie White! Isso não é um livro de terror, é um drama, é um livro sobre bullying escolar”

Então achei King um sujeito light e não tão grandioso como todos diziam, mas continuei a ler seus livros.
Em 2003 eu li A Maldição do Cigano. Ok, me assustou um pouco, bastante até, mas eu ainda não achava que ele era O CARA.

Eis que em 2008 eu li O Cemitério. Ta bom, confesso: pensei que ia morrer de medo! Tenho uma gata, que resolveu perambular no meu quarto de madrugada, bem quando cheguei a uma certa parte do livro. O que aconteceu¿ Fácil, acordei meus pais aos berros que o gato ressuscitado estava no meu quarto. Nesse dia minha mãe disse: “PARE DE LER COISAS DESSE HOMEM! VOCÊ NÃO DORME E NÃO DEIXA NINGUÉM DORMIR!”

Bem, eles não tinham boas experiências comigo e o King, afinal, por mais que os livros não me assustassem enquanto eu os lia, eu sempre tinha pesadelos e acordava gritando ou chorando. É chorando também. Quando li À Espera de um Milagre (antes de O Cemitério) acordei três vezes na semana chorando. Também acordei várias vezes chorando quando li A Zona Morta.

Desespero. Angústia. São essas palavras que posso usar para definir o que King me faz sentir. Quando leio suas palavras sinto-me angustiada, tudo parece ser real! Ele mistura de tal forma o sobrenatural com o drama que eu poderia jurar: é possível de acontecer! Porque se o King escreveu, pode acontecer! E então eu entro em desespero, desespero para ler logo, para acabar logo, porque sei que só com o fim do livro minha angústia vai terminar.

Foi assim com muito de seus livros, mas três em particular me saltam à memória. Duma Key e Saco de Ossos,  que eu tinha certeza que tudo o que estava escrito no livro podia acontecer! Que não era mera fantasia. E Love – A História de Lisey, que eu tinha que parar de ler por sentir até dor de estomago, tão forte que são algumas passagens do livro.

É por tudo isso que King é meu autor preferido. Ele mexe com meu emocional e me proporciona até afetações físicas com suas palavras.

Sempre pensei que minha mãe era louca por ter me deixado assistir àquele filme com tão pouca idade, e hoje, agradeço a ela por ter me oferecido o primeiro contato com o MESTRE.

Obrigada Mamãe                  


LIVROS PUBLICADOS PELA OBJETIVA / PONTO DE LEITURA (clique aqui)



_________________________________________________________

MAIS KING

22 comentários:

@cyberlivingdead disse...

Parabéns pelo Blog, acabei de conhece-lo por indicação do @StephenKBr e gostei bastante dele. Irei recomendá-lo aos meus amigos que gostam de leitura e aos que não gostam! :P Abraços!

Longos dias e belas noites!

Renato Klisman disse...

kkkk!
A lokaaaaaa!
Eu amooo Stephen King!
Um dos melhores livros dele é CARRIE, depois vem A ZONA MORTA, DUMAKEY (Amooo), A TORRE NEGRA (Série).
Apaixoneeeeei!

Renato Klisman disse...

PS:
Eu nunca assisti um único filme dos livros dele.
Morro de medo de filme de terror.
(Va saber? Que loko sou eu? Gosto de Livros, mas oudeio filmes de terror... kkkk)

Unknown disse...

Eu amo o Stephen King
ele é meu escritor preferido.
O livro que eu mais gostei é Desespero, eu não conseguia dormir a noite enquanto eu tava lendo, eu deixava a luz do quarto acesa pra mim consegui dormir []'

O único que eu não gostei muito foi Love - A História de Lisey.

Fernanda Huguenin disse...

Nossa eu adoro os livros d King,tenho uns nove livros dele,alguns são assustadores outros não mto,mas são ótimas leituras ;D

Marcelo Lopes disse...

Sthephen King consegue escrever histórias insólitas que, se beiram a realidade, são fantásticas ao ponto de impressionar, e se fantásticas, são tão bem escritas que parecem possíveis de anotecer.
Sem falar que os livros têm um ritmo ótimo e realmente prende a gnt.
Ótimo blog. Parabéns.

Natália disse...

Meu primeiro contato com o King foi com Sombras da Noite.
Eu ouvia falar muito sobre ele, e os filmes baseados em seus livros eram meus favoritos, mas não tive coragem de comprar um livro logo de cara, então fui primeiro pelos contos.
Ainda lembro dos arrepios que senti quando li "Às vezes eles voltam".
Depois li Love - A História de Lisey, e é um dos meu favoritos até hoje. Ri, chorei, senti medo e até dor (sim, também sinto fisicamente os livros dele!) enquanto lia.
Carrie, A Maldição do Cigano, A Hora do Vampiro e A Auto-Estrada são outros títulos da minha estante.

MESTRE.

Felipe Figueiredo disse...

Vou ler O Iluminado em breve. Parabéns pelo blog e pela iniciativa da promoção.

Unknown disse...

Eu me apaixonei pela série "A TORRE NEGRA"! Ainda não li todos os volumes, mas em breve lerei! "Carrie, A estranha" é um dos melhores! xD

Patrícia disse...

Gostei muito da escolha do autor!!!

Bragiola ♦ disse...

Adorei o Blog, conheci através do Vertigem HQ, mas lendo os posts, vi que realmente tem conteúdo. Parabéns!

Anônimo disse...

Gamei na sua história de amor com o King, kkkkk

Conheci-o com a serie torre negra, que nunca terminei de ler D: para a minha completa infelicidade... falta de tempo é osso...

Bjocas

Bruna Andrade disse...

Adorei o seu post tbm gosto muito do King começei a ler pelo Celular e depois fui pra A Torre Negra e me apaixonei!!!!!

Larissa Bela Fonte disse...

Amei seu blog, principalmente porque o Stephen King é meu autor favorito. Cresci lendo os livros dele (haha - sempre adorei contos de terror)e sou apaixonada por suas obras!

Paam disse...

Gostei muito do seu blog, sempre gostei de ler, mas agora com 14 anos, estou quase viciada na leitura, nao li nenhum livro do Stephen King,mas pretendo ler brevemente, parecem muito interessantes. Parabens.

Bianca disse...

kkkkk Adorei sua história, fiquei com mais vontade ainda de ler um livro dele!

Fred PeX disse...

Parabéns pelo blog e pelos comentário extremamente felizes,realmente Sthephen é um Gênio não só do terror como muitos pensam mas da literaratura ele tem o dom de viciar seu leitores e prede-los as páginas de seus que são devorados os menores em horas e os tijolões em poucos dias muitos escritores e autores são "endeusados" por muito menos do que esse cara fez,portanto eu digo que ele é um Nobre de seu ramo!!!!!!

Karen Alvares disse...

Eu amo King!!! *_*
E achei sensacional sua narrativa sobre sua história com ele. Gostei também do resumo da história dele, havia coisas ali que eu não sabia, sempre há coisas sobre o King para aprender, né?
Minha história com ele começou quando eu li com uns 12 anos "Carrie" e depois parti para "O Iluminado". A partir daí não parei mais... cacei filmes, livros... Você já leu A Torre Negra? É a obra prima dele, ele criou um mundo que interliga todas as outras obras dele, é fantástico! Agora eu fico procurando referências a Torre em tudo que ele faz hahahaha :D
Beijos e parabéns pelo blog!!!

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog!!! Esse é o gosto que temos em comum, amor pelo KING!!!

Macuar disse...

Nossa que história em! Eu tenho apenas um livro do King mas nunca li. Falta coragem rsrs. Parabéns pelo blog. Saiba que você me inspirou na criação do meu blog. Continue assim!

http://okaymari.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

amo muito os livros de stephen king,estou tentando ter todos mas ta um pouco dificil, bom o livro it e perfeito e principalmente o nosso querido palhaço de pompons laranjas haha

Viviane Gonçalves disse...

Nunca li nada do autor e ao ler suas resenhas e ver que existem livros dele que você adorou e outros nem um pouco, já me sinto mais confortável e confiante em colocá-lo na lista.
Eu não tenho o costume de ler esse gênero, mas vou dar uma chance ao livro ESCURIDÃO SEM ESTRELAS e ao QUATRO ESTAÇÕES e TRIPULAÇÃO DE ESQUELETOS, espero curtir tanto quanto você.

Beijos!
Viviane Gonçalves
vsg_caue@hotmail.com

Postar um comentário

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.

22 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog, acabei de conhece-lo por indicação do @StephenKBr e gostei bastante dele. Irei recomendá-lo aos meus amigos que gostam de leitura e aos que não gostam! :P Abraços!

    Longos dias e belas noites!

    ResponderExcluir
  2. kkkk!
    A lokaaaaaa!
    Eu amooo Stephen King!
    Um dos melhores livros dele é CARRIE, depois vem A ZONA MORTA, DUMAKEY (Amooo), A TORRE NEGRA (Série).
    Apaixoneeeeei!

    ResponderExcluir
  3. PS:
    Eu nunca assisti um único filme dos livros dele.
    Morro de medo de filme de terror.
    (Va saber? Que loko sou eu? Gosto de Livros, mas oudeio filmes de terror... kkkk)

    ResponderExcluir
  4. Eu amo o Stephen King
    ele é meu escritor preferido.
    O livro que eu mais gostei é Desespero, eu não conseguia dormir a noite enquanto eu tava lendo, eu deixava a luz do quarto acesa pra mim consegui dormir []'

    O único que eu não gostei muito foi Love - A História de Lisey.

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu adoro os livros d King,tenho uns nove livros dele,alguns são assustadores outros não mto,mas são ótimas leituras ;D

    ResponderExcluir
  6. Sthephen King consegue escrever histórias insólitas que, se beiram a realidade, são fantásticas ao ponto de impressionar, e se fantásticas, são tão bem escritas que parecem possíveis de anotecer.
    Sem falar que os livros têm um ritmo ótimo e realmente prende a gnt.
    Ótimo blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Meu primeiro contato com o King foi com Sombras da Noite.
    Eu ouvia falar muito sobre ele, e os filmes baseados em seus livros eram meus favoritos, mas não tive coragem de comprar um livro logo de cara, então fui primeiro pelos contos.
    Ainda lembro dos arrepios que senti quando li "Às vezes eles voltam".
    Depois li Love - A História de Lisey, e é um dos meu favoritos até hoje. Ri, chorei, senti medo e até dor (sim, também sinto fisicamente os livros dele!) enquanto lia.
    Carrie, A Maldição do Cigano, A Hora do Vampiro e A Auto-Estrada são outros títulos da minha estante.

    MESTRE.

    ResponderExcluir
  8. Vou ler O Iluminado em breve. Parabéns pelo blog e pela iniciativa da promoção.

    ResponderExcluir
  9. Eu me apaixonei pela série "A TORRE NEGRA"! Ainda não li todos os volumes, mas em breve lerei! "Carrie, A estranha" é um dos melhores! xD

    ResponderExcluir
  10. Adorei o Blog, conheci através do Vertigem HQ, mas lendo os posts, vi que realmente tem conteúdo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Gamei na sua história de amor com o King, kkkkk

    Conheci-o com a serie torre negra, que nunca terminei de ler D: para a minha completa infelicidade... falta de tempo é osso...

    Bjocas

    ResponderExcluir
  12. Adorei o seu post tbm gosto muito do King começei a ler pelo Celular e depois fui pra A Torre Negra e me apaixonei!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Amei seu blog, principalmente porque o Stephen King é meu autor favorito. Cresci lendo os livros dele (haha - sempre adorei contos de terror)e sou apaixonada por suas obras!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do seu blog, sempre gostei de ler, mas agora com 14 anos, estou quase viciada na leitura, nao li nenhum livro do Stephen King,mas pretendo ler brevemente, parecem muito interessantes. Parabens.

    ResponderExcluir
  15. kkkkk Adorei sua história, fiquei com mais vontade ainda de ler um livro dele!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo blog e pelos comentário extremamente felizes,realmente Sthephen é um Gênio não só do terror como muitos pensam mas da literaratura ele tem o dom de viciar seu leitores e prede-los as páginas de seus que são devorados os menores em horas e os tijolões em poucos dias muitos escritores e autores são "endeusados" por muito menos do que esse cara fez,portanto eu digo que ele é um Nobre de seu ramo!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Eu amo King!!! *_*
    E achei sensacional sua narrativa sobre sua história com ele. Gostei também do resumo da história dele, havia coisas ali que eu não sabia, sempre há coisas sobre o King para aprender, né?
    Minha história com ele começou quando eu li com uns 12 anos "Carrie" e depois parti para "O Iluminado". A partir daí não parei mais... cacei filmes, livros... Você já leu A Torre Negra? É a obra prima dele, ele criou um mundo que interliga todas as outras obras dele, é fantástico! Agora eu fico procurando referências a Torre em tudo que ele faz hahahaha :D
    Beijos e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo Blog!!! Esse é o gosto que temos em comum, amor pelo KING!!!

    ResponderExcluir
  19. Nossa que história em! Eu tenho apenas um livro do King mas nunca li. Falta coragem rsrs. Parabéns pelo blog. Saiba que você me inspirou na criação do meu blog. Continue assim!

    http://okaymari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. amo muito os livros de stephen king,estou tentando ter todos mas ta um pouco dificil, bom o livro it e perfeito e principalmente o nosso querido palhaço de pompons laranjas haha

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nada do autor e ao ler suas resenhas e ver que existem livros dele que você adorou e outros nem um pouco, já me sinto mais confortável e confiante em colocá-lo na lista.
    Eu não tenho o costume de ler esse gênero, mas vou dar uma chance ao livro ESCURIDÃO SEM ESTRELAS e ao QUATRO ESTAÇÕES e TRIPULAÇÃO DE ESQUELETOS, espero curtir tanto quanto você.

    Beijos!
    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.