19 de outubro de 2016

RESENHA: DOADORES DE SONO - Karen Russell (Ed. Record)



Olá, pessoal!

Hoje é dia de falar de um livro que me deixou um tantinho decepcionada: DOADORES DE SONO, da KAREN RUSSELL, lançado pela editora RECORD.

Doadores de SonoDOADORES DE SONO
KAREN RUSSELL
Editora: RECORD
Ano: 2016
Nº págs: 168
Gênero: Drama

SINOPSE: Uma epidemia assola os Estados Unidos. Milhares de pessoas perdem a capacidade de dormir. Conheça a Corpo do Sono, uma organização que persuade sonhadores saudáveis a fazer doações para os insones. Sob o comando dos enigmáticos irmãos Storch, o alcance da Corpo do Sono só cresce, e ela já está presente nas principais cidades americanas. Trish Edgewater, cuja irmã, Dori, foi uma das primeiras vítimas da insônia letal, há sete anos recruta doadores para a organização. Mas sua crença na empresa e nas próprias motivações começa a vacilar quando ela é confrontada com a Bebê A, a primeira doadora universal, e com o misterioso e maligno Doador Q.

Quando li a sinopse não fiquei muito interessada, mas quando vi que o mestre KING estava indicando, resolvi solicitar. Devia ter pensado melhor, lembrado que nos últimos tempos li dois lançamentos indicados pelo mestre e não gostei. Dessa vez não foi diferente, acho que meu gosto não bate mais com o dele :S

A história em si é bem interessante, as alegorias que o livro traz também, mas apesar das poucas páginas e fonte enorme, achei ele extremamente repetitivo, daria conta de passar o recado tranquilamente em 80/100 páginas. O começo me atraiu muito, mas como disse, depois passou a soar repetitivo, e aí dei uma desanimada completa em relação a premissa. O final também não me atraiu, pois já estava achando tudo tão maçante que não consegui me surpreender.


A personagem principal, que no começo me comoveu, ficou chata e tediosa, tal qual o livro todo, e me vi terminando de ler apenas por ser um livro de parceria, caso contrário, teria abandonado. Mais uma vez repito: por causa da repetição! Todo o meu desgosto em relação a obra girou em torno dessa maldita repetição desnecessária em explicar sobre o sono, a falta de sono, o que acontecia, a morte da irmã da protagonista... Repeteco é uma coisa que me lembra encher linguiça, e acaba me irritando horrores! Repetir algumas coisas em um livro de 500 páginas, por exemplo, é algo que passa, afinal, muito se deixou para trás, mas em um livro de 166 páginas e fontes enormes, torna-se desnecessário, é como se a autora achasse que a falta de sono também me afetava e que não conseguia lembrar o que havia lido anteriormente, o que não foi o caso, já que é uma leitura de 3, no máximo 4 horas. Não gostei, pronto, falei :S


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Mari!
    Talvez o livro seja para quem não tem sono e lendo-o, acaba se enfadando e dormindo...kkkk
    Para que tanta repetição, né?
    Fiquei triste porque achei que seria mais interessante.
    “A simplicidade representa o último degrau da sabedoria.” (Arthur Schopenhauer)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Será que o título já não era uma boa indicação de que se tratava o livro? uma sonolência só? hihihi, desculpa a brincadeira, mas também me vejo completamente irritada e desestimulada quando um livro tem uma pegada lenta e que a gente saca tudo logo nas primeiras páginas! Poxa uma pena pois StephenKing perdeu nessa!

    ResponderExcluir
  3. Pela sinopse a historia do livro pareceu intrigante pena o livro não ter cumprido tudo aquilo que propôs. Odeio quando o autor fica repetindo informações sem necessidade e fonte grande somete para encher pagina tambem não é legal.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu tinha curiosidades sobre esse livro, pois a premissa me pareceu interessante. Mas depois dos seus comentários, vou passar longe. Adorei sua resenha e sua sinceridade! Parabéns e obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Que pena que você teve uma experiência ruim com o livro, eu ando muito interessada nele depois de que vi alguns comentários muito bons e a indicação de king, mas fiquei meio pé atrás agora. protagonistas chatos e histórias repetitivas é triste.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.