17 de agosto de 2016

RESENHA: STEPHEN KING: A BIOGRAFIA - Lisa Rogak (Ed. Darkside Books)



Olá, pessoas lindas da minha vida!

É com grande felicidade que hoje vou falar de uma biografia incrível para vocês, STEPHEN KING: CORAÇÃO ASSOMBRADO da LISA ROGAK, lançada pela DARKSIDE BOOKS.

Stephen King - A BiografiaSTEPHEN KING: CORAÇÃO ASSOMBRADO
LISA ROGAK
Editora: DARKSIDE BOOKS              
Ano: 2016
Nº págs: 320
Gênero: Biografia

SINOPSE: A biografia de um dos escritores mais populares e intrigantes do mundo. Com mais de 300 milhões de livros vendidos e mais de 50 prêmios por suas obras, Stephen King tornou-se parte da história da cultura pop, reverenciado por críticos e milhões de fãs em todo o planeta. Mas quem é o homem por trás de clássicos do terror, suspense e sobrenatural como “O Iluminado”, “Carrie, a Estranha” e “A Zona Morta”? De onde vêm os seus fantasmas? O que assombra e inspira o homem que assusta e fascina tanta gente pelo mundo afora? E o que o leva a continuar a escrever, em ritmo alucinante, após uma carreira de quase quatro décadas? Nesta obra indicada ao Prêmio Edgar Allan Poe de Melhor Biografia, a jornalista Lisa Rogak nos conduz, com rigor e cuidado, pelo universo peculiar de Stephen King. Reconstitui sua infância difícil – marcada pelo ausência do pai -, revela seus medos, resgata os primeiros contatos do jovem king com a escrita e sua luta contra a dependência química. Uma saga impressionante da pobreza à fortuna, da solidão à consagração. "Stephen King - A Biografia - Coração Assombrado" é uma aula sobre como encarar os monstros e fantasmas da vida real e dominá-los na ficção.

Fiquei atrás dessa biografia por muito tempo e ela sempre estava esgotada, até que cansei de esperar e comprei usada no Mercado Livre mesmo. Porém, não consegui devorá-la assim que chegou, mas estou satisfeita por enfim ter conseguido me jogar na vida de um de meus autores preferidos.

Indico a biografia por tudo que ela abrange sobre a vida pessoal do autor: seu grande vício em álcool e drogas, seu amor pela esposa e os filhos, o relacionamento com a mãe e o irmão, os difíceis dias de falta de grana, a inexistente relação com o pai, sua relação com os filhos, e até mesmo a carreira deles foi bastante explorada, coisa que me deliciou, pois não sabia que seus dois filhos homens eram autores.

Mas as melhores partes foram aquelas focadas na carreira de KING: a forma como ele passou a se relacionar com o dinheiro, o modo como viu sua carreira alavancar, como se sucumbiu a algumas críticas e como se ergueu em relação a outras, mas, principalmente, como sempre voltou atrás nas suas declarações sobre aposentadoria.

Fiquei bastante chocada com o número decrescente de fãs do autor. Fiquei triste e até mesmo magoada ao ver que muitos de seus fãs o abandonaram porque ele parou de seguir a fórmula do puro terror, o que me deixou frustrada com as pessoas, pois sempre tive que KING é o tipo de autor que pode escrever de tudo, de todos os gêneros, que sempre consegue deixar qualquer coisa magnífica, fiquei triste ao ver que muitos consideram que um autor deve seguir apenas um segmento literário. Triste também fiquei ao ver que a crítica não perdoou alguns dos livros do mestre que não seguiram pela veia do terror e que alguns disseram que em seus últimos livros ele perdeu a mão. Achei estranho, muito, pois, para mim, KING além de sempre acertar, está ficando cada vez melhor. Não consigo achar CARRIE melhor que SACO DE OSSOS, por exemplo.

Uma coisa que me fez ficar feliz no livro foi ver a reação dos críticos a JOGO PERIGOSO, um de meus favoritos. Muitos fãs do mestre o odeiam e julgam o pior de seus livros. Já eu, considero um dos melhores, um dos que mais exploram a angústia no leitor, e gostei de saber que a crítica não detonou o livro.

Um fato que me arrancou risadas foi ver KING falando mal de JEFFREY ARCHER, autor que adoro! Geralmente dou muita risada quando vejo um autor que adoro falando mal de outro que gosto, mas dessa vez senti que KING alfinetou mais o sujeito por motivos políticos (já que o mestre é bem engajado com a política) que por seus dons de escrita. Particularmente, acho ARCHER um excelente contador de histórias, e chorei de rir com a opinião de KING sobre o autor.

Outro aspecto que amei e me fez ir a loucura com a leitura foi ver KING peitando seus professores que diminuíam a literatura popular. AMEI ler sobre a opinião dele sobre esses professores e o que eles achavam da literatura popular e amei ainda mais o fato de ele sempre desejar ser um autor popular. Sou formada em Letras e conheci de perto esse preconceito literário ao qual o mestre falou, coisa que acho completamente ridícula! Adorei ver que minhas convicções são semelhantes a do mestre <3

A única coisa que fez com que o livro não entrasse para meus favoritos foi a forma robotizada de LISA narrá-lo. Sei que é uma biografia e consiste em fatos crus, exatamente como eles aconteceram, mas acho que a biógrafa poderia ter dado uma pitadinha de emoção ao livro. Por exemplo, em SOBRE A ESCRITA o mestre conta como foi a ascensão até chegar na edição de bolso de CARRIE, vendida por uma fortuna. Quando li essa passagem em SOBRE A ESCRITA fui às lágrimas! KING a escreveu de forma tão emocionante, que consegui sentir o que ele sentiu e fiquei extremamente mexida com o que ele contou. Já LISA contou o mesmíssimo fato, mas de forma tão simplista que chegou a aparecer até desimportante, ou seja, a emoção foi zero!


Indico a leitura pra conhecer mais sobre KING, sua vida e obra, mas não é um livro que vai encher nosso coração com algum tipo de sentimento. Se querem emoção, fiquem com SOB A ESCRITA, que consegue dar uma forte carga emocional nas palavras que usa. 




 

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Parece que fala de bastante coisa da carreira dele e de como foi mudando ao longo dos anos. Acho o autor bem versátil e gosto disso, de que não seja só terror puro o que ele escreve. É interessante ter outros tipos de história para conferir do autor. E pra quem é fã é uma dica legal pra poder conhecer melhor o trabalho dele e a vida mesmo. Parece bom, mesmo que não seja lá de arrancar lágrimas e muita emoção.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Não gosto muito de biografias e confesso que nunca li nenhum livro do King, maaaaaas eu adoro livros de terror e sempre ouvi falar muito bem sobre ele. Vou procurar ler os livros dele e depois talvez a biografia que parece interessantíssima.

    ResponderExcluir
  3. Essa biografia deve ser maravilhosa, o King é um gênio e concordo com você, ele consegue escrever diversos gêneros e é muito bom nisso!
    Sabia que um dos filhos dele era escritor, mas não sabia do outro! Espero ter a oportunidade de ler e conhecer um pouquinho mais desse autor.

    ResponderExcluir
  4. Li poucas biografias,mas gosto!
    Sempre fui fã de livros de mistério e suspense. Mas filmes e livros de terror,nunca me interessaram muito.Bem,o que quero dizer é que acredito que Stephen King merece todo o respeito. Afinal ,ele é o mestre do terror. E se possui talento para escrever outro gênero literário,merece mais respeito ainda!
    Li o livro "A Estrada da Noite" de Joe Hill,que é um dos filhos dele e gostei!
    E claro,se eu tiver uma oportunidade tenho vontade de conhecer um pouco mais sobre ele nesse livro.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Eu adorei sua resenha, confesso que ainda não li nada do autor, mas não por falta de vontade bem, gostei bastante quando descreveu sobre as obras e a opinião dele sobre tudo, também acho que as pessoas deveriam lagar esse preconceito literário e cair de cabeça no que nos autores tem para compartilhar, enfim simplesmente adorei.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  6. Que legal! Adoro os livros do Stephen King, e adoraria ter a oportunidade de ler essa biografia. Pela sua resenha, pude perceber que a biografia aborda diferentes temas da vida do King, o que faz ela se tornar ainda melhor. Espero que um dia eu possa ter a oportunidade de ler essa biografia!

    ResponderExcluir
  7. Oi. Nunca li biografias, porque não me causa interesse. Mas como adoro e admiro muito o trabalho de King, com certeza ia adorar ler esse livro e conhecer mais desse magnífico autor. Suas obras são perfeitas, como você falou, não importa o gênero que ele escreve, simplesmente tem magia com a escrita. Amei sua resenha. Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  8. Acho o Stephen KIng um monstro dos livros, ele escreve com uma maestria.

    ResponderExcluir
  9. King é um autor querido por todos, infelizmente ainda não tive o prazer de ler seus livros, mas em breve irei. Essa biografia é essencial para os apaixonados pelo autor, mas acho que para esse gênero precise sim de mais emoção, para que não seja apenas fatos sólidos e que os acontecimentos convençam o leitor. Alias, quero ler Sob a escrita

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem..
    Apesar de ainda nao ter lido nada de STEPHEN KING e querer muito principalmente Mr.Mercedes e Achados e Perdidos,nao gosto muito de ler biografias ,e vou continuar sem ler porque realmente nao me atrai.
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  11. Quando olho para grandes nomes como STEPHEN KING quase sempre lembro apenas dos grandes sucessos e é prazeroso poder ler uma biografia e ver a vida antes do sucesso. Amo conhecer família, relacionamentos e tudo que orna uma "pessoa comum" em algo grandioso. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  12. Olha apesar de ser uma leitora que adora todas as escritas do Stephen King eu odeio biografias, acho elas cansativas e enfadonhas, nunca leio porque não me causam nenhum interesse. Então esse infelizmente eu deixo passar com gosto!

    ResponderExcluir
  13. Sem dúvida, um dos melhores.
    O Iluminado é tão incrível...
    O cara é gênio.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.