6 de julho de 2016

RESENHA: EU SOU O PEREGRINO - Terry Hayes (Ed. Intrínseca)



Olá, pessoal!

Hoje vim falar sobre EU SOU O PEREGRINO do TERRY HAYES, lançado pela INTRÍNSECA.

Eu sou o peregrinoEU SOU O PEREGRINO
TERRY HAYES
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2016
Nº págs: 688
Gênero: Policial, Suspense, Thriller

SINOPSE: Uma mulher é brutalmente assassinada em um hotel decadente de Manhattan, seus traços dissolvidos em ácido. Um pai é decapitado em praça pública sob o sol escaldante da Arábia Saudita. Na Síria, um especialista em biotecnologia tem os olhos arrancados ainda vivo. Restos humanos ardem em brasas na cordilheira Hindu Kush, no Afeganistão. Uma conspiração perfeita, arquitetada para cometer um crime terrível contra a humanidade, e apenas uma pessoa é capaz de descobrir o ponto exato em que todas essas histórias se cruzam. Peregrino é o codinome de um homem que não existe. Alguém com tantas identidades que mal consegue lembrar seu verdadeiro nome. Adotado ainda jovem por uma família rica, ele se tornou um importante profissional da espionagem. Em uma perseguição cinematográfica, Peregrino cruza o mundo, da Arábia Saudita às ruínas da Turquia; do Afeganistão ao Salão Oval da Casa Branca. Um caminho doloroso e repleto de ameaças inesperadas, na busca por um homem desconhecido cujo plano é desencadear uma destruição em massa sem precedentes. Romance de estreia do renomado roteirista britânico Terry Hayes, Eu sou o Peregrino é uma narrativa ágil, com ritmo alucinante, cujos personagens são construídos de forma primorosa em toda sua complexidade psicológica. Uma jornada épica e imprevisível contra um inimigo implacável.

Vocês que acompanham o blog sabem o quanto gosto de livros policiais, sabem também o quanto elogio os livros do gênero que a INTRÍNSECA lança. 95% das vezes eles acertam e cheio e com EU SOU O PEREGRINO não foi diferente.

O que achei mais interessante na leitura é que o livro possui todos os elementos que não gosto em um livro do gênero: espionagem, terrorismo e Oriente Médio. Essa é a fórmula certeira para que eu abandone uma leitura, porém TERRY foi MUITO esperto, pois não jogou todos esses elementos na minha cara de uma vez, pelo contrário, ele abriu o livro do jeito que mais gosto: um assassinato “comum” por alguém desconhecido, e esse sim, é o enredo de que mais gosto, logo, fui conquistada e me joguei de cabeça; quando os elementos de que não gosto entraram na trama, já estava tão envolvida com o primeiro assassinato que continuei lendo de forma ávida, e confesso que até gostei da parte da espionagem e do terrorismo, uma vez que até nisso houve um diferencial.

O terrorismo abordado aqui é o biológico, o que me deu grande ânimo para prosseguir e aguçou minha curiosidade em nível alarmante. Em relação a espionagem, TERRY também acertou comigo, pois em vez de revelar algo sobre o agente e o procurado, nomeou-os apenas como Peregrino e Sarraceno, o que me deixou enlouquecida para descobrir suas identidades. E as identidades... Minha gente... Que história de vida profunda o autor elaborou para ambos os personagens. Geralmente torço o nariz para espiões, acho eles sem graça e nunca os acho interessante, mas a carga emocional e o passado desses dois foram criações excelentes, que me serviram de motivação par ler a cada página com mais intensidade, curiosidade e paixão!

Aliás, paixão é o sentimento que realmente define o que senti com EU SOU O PEREGRINO. Fiquei ensandecida pela complexidade da obra e com o talento do autor por colocar todos esses elementos já citados e ainda assim trazer assassinatos mundanos. Amo histórias policiais com homicídios, e quando eles são tão bem planejados e arquitetados quanto os de EU SOU O PEREGRINO só me fazem agradecer por ter um livro tão bom em mãos.

Diria que TERRY conseguiu conquistar o ponto máximo no meu coração com EU SOU O PEREGRINO. É um livro policial com homicídio muito bem planejado por um assassino extremamente meticuloso, inteligente e interessante, ao mesmo tempo em que é uma história incrível de espionagem e terrorismo biológico, com personagens altamente qualificados e que me envolveram de tal forma que a maior vontade que tive foi a de fechar o livro e já começar a reler.


EU SOU O PEREGRINO com certeza entra para minha lista de favoritos. Espero que vocês leiam e que entre para a de vocês também ;) E fiquem de olho, domingo começa o sorteio valendo um exemplar dele. Que vocês se surpreendam tanto quanto eu J


Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Não conheço a escrita de Terry, mas o livro tem elementos que adoro em romance policial. Amo livros com espionagem e terrorismo e fiquei curiosa para saber como o terrorismo biológico foi usado na historia. O livro já esta em minha lista de desejados desde o lançamento e a resenha aumentou minha vontade de ler. Adorei saber que vai ter sorteio \o/ \o/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Suas dicas sempre preciosas! Como já comentei inúmeras vezes, sou apaixonada pelo gênero policial, mas nem sempre são todos que conquistam a gente. Esse livro já está adicionado a minha lista faz um bom tempo, pois sua premissa me pegou de jeito. Super ansiosa para ler! E agora , lendo sua resenha mais que perfeita, sei que vou adorar essa leitura. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Me identifico, também amo romances policias e por isso os livros da Intrínseca são uma boa escolha, gosto de autores que conseguem nos fazer se encantar por sua obra mesmo não gostando de um gênero, sem nem percebemos! O autor parece ter construído muito bem seus personagens e o mistério,a ponto de nos deixar curiosos, esta como desejado

    ResponderExcluir
  4. Mari, confesso que depois que comecei a acompanhar o blog eu passei a ler bem mais romances policiais, não sei se antes não tinha o interesse certo ou se passei a olhar com outros olhos, o negócio é que, como não podia ser diferente, fiquei morrendo de vontade de ler esse também! Sou TÃO curiosa, não sei se ficaria até o momento necessário do livro para descobrir as identidades, mas também gosto de dar palpites, quem sabe? haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela indicação. Vou adicionar a minha enorme listinha. Boa semana Mari.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela indicação. Vou adicionar a minha enorme listinha. Boa semana Mari.

    ResponderExcluir
  7. Oie!!!
    O gênero policial com certeza é um dos meus favoritos e na maioria das vezes os que leio mais rápido, porque sou curioso e quero saber rápido o que aconteceu kkkk
    Adorei a sinopse e não sei como não conhecia o livro ainda, pois é um tiro na mosca pra entrar na minha lista de proximas leituras, mesmo sendo um POUCO grande kkkk
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Mari, essa resenha me deu arrepios de tão eletrizante que parece a história.
    Fiquei atônita, de olhos plenamente abertos para ver se você comentaria algo mais, se diria mais sobre esse assassino e confesso que não falou, fiquei esperando e muito curiosa.
    Quero muito conhecer esse vilão e tenho certeza que vou torcer por ele. Eu adoro esse tipo de assassino haha. Que maldade, não? Não! kkkkk.
    Excelente resenha.

    ResponderExcluir
  9. Como não li esse livro antes? Mesmo abordando um gênero que não costumo ler, me interessei muito pela forma como o autor desenvolve a trama, para mim a estória se mostrou bastante surpreendente, e parece prender o leitor do começo ao fim. Os personagens me pareceu bem imprevisíveis, pela forma como você descreveu o livro, realmente parece que ele também vai entrar para minha lista de favoritos.

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca tinha lido nenhuma resenha desse livro.... Na verdade acho que a capa não havia me chamado a atenção, por isso... (olha eu errada!) E o tema oriente médio tbm não me chama a atenção, mas ao ler sua resenha me deu vontade de saber a identidade do Peregrino e de quem ele busca!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Não sabia do que o livro se tratava, mas adorei saber, parece ser uma estória boa. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  12. Olha confesso que você me assustou umas 2x na resenha kkkkk, mas deixou bem claro que é de surpreender por que assim como você não gosto de alguns elementos, porém parece realmente incrível como o autor consegue mesclar eles com um enredo tão bom e que nos prende. Eu quero sim ler este livro e me surpreender assim como você.
    Gostei muito da resenha, porque confesso que esse livro não nos conquista pela capa, se não fosse pela resenha, e pela sinopse eu não teria tido tanto interesse. Sei que não devemos julgar pela capa, mas como uma futura publicitária sei o quanto a informação visual é importante.
    Então obrigado por me apresentar um livro tão bom. ;)
    Bjoes...

    ResponderExcluir
  13. Perfeito! Adoro um suspense policial, porém não gosto de muitos assassinatos, mas acho que esse livro é diferente.Pela resenha pude ver que ele também pode me surpreender, assim como te surpreendeu.

    ResponderExcluir
  14. Muito bem feita a resenha.Me parece um livro surpreendente só pela capa ja me conquistou agora não vejo a hora de poder ler..

    ResponderExcluir
  15. Um dos meus gêneros favoritos são os livros investigativos e policiais.
    E assim que li a sinopse fiquei ensandecida para adquirir esse livro.
    Ele possui "pitadas"de tudo o que gosto tanto em livros,quanto em filmes.
    Vou ler!

    ResponderExcluir
  16. Gênero policiais é um dos meus favoritos e gostei do enredo do livro, não conheço o autor/roteirista Terry Hayes (provavelmente eu devo ter assistido algum filme dele...). Mas pela tua resenha o livro parece ser muito bom, com história que te envolve a ponto de não mais querer largar o livro. Obrigada pela resenha!! Bjos.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Essa resenha me deixou bem curiosa para conhecer a escrita do Terry Hayes, ainda não li nada desse autor mas parece que ele foi brilhante no desenvolveu dessa trama, fiquei bem curiosa para saber mais sobre essa historia e achei bem interessante como começamos o livro com um assassinato "simples" e a obra vai se tornando mais complexa !!

    ResponderExcluir
  18. Li sua resenha e atropelei minha fila de leitura...coloquei esse livro como o próximo da minha lista imediatamente e não me arrependi. ADOREI, ADOREI, ADOREI!
    Muito bem escrito, personagens brilhantemente construídos, ironias refinadas e tudo se amarrou na história. Cada pedacinho que parecia apenas uma trivialidade se encaixou com um todo mais amplo. Perfeito. Aliás, conheci seu blog recentemente porque adoro livros policiais e buscava sugestões. Já estou com uma infinidade de títulos que quero ler motivada por suas resenhas. Uma coisa que não temos em comum é que amo Sherlock Holmes profundamente kkk. Li Filme Noturno, Antes de Dormir e Eu Sou o Peregrino por causa do seu blog e todos são fantásticos. Obrigada por resenhas tão completas e sinceras.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.