30 de junho de 2016

INDICAÇÃO: MANSON - Jeff Guinn (Ed. Darkside Books)



Olá, queridos!

Vocês sabem que quinta é dia de INDICAÇÃO e hoje vou falar um pouquinho sobre a biografia MANSON do JEFF GUINN, lançado pela DARKSIDE BOOKS.

Manson - A BiografiaMANSON
JEFF GUINN
Editora: DARKSIDE BOOKS              
Ano: 2014
Nº págs: 520
Gênero: Biografia

SINOPSE: Manson não é simplesmente uma biografia de um assassino e um líder de culto. É uma história da cultura norte-americana da Grande Depressão ao final do século XX. Um estudo fascinante da ambição, avareza, mesquinharia, controle da mente, celebrifilia (um desejo intenso e patólogico para se relacionar com uma celebridade), sexo, narcóticos, racismo e abuso de poder. É a história dos ex-presidentes Richard Nixon e Lyndon Johnson, de Martin Luther King, do Vietnã, do movimento ativista estudantil da nova esquerda Students for a Democratic Society, dos Panteras Negras, da cultura lisérgica e de uma nação em processo de degradação.

Não sou acostumada a ler biografias, talvez tenha sido exatamente por isso que o livro me surpreendeu tanto! Achei que encontraria apenas os pormenores da vida de MANSON, mas fui agraciada com um livro riquíssimo em informações e muito bem contextualizado na época em que tudo ocorreu.

Obviamente, todos os detalhes da vida de Charles são expostos, desde sua infância até prisão, e até mesmo sua vida pós-prisão, mas GUINN conduziu tudo de forma espetacular, dando espaço para demais pessoas aparecerem na biografia como se elas mesmas fossem as biografadas. Foi o caso dos integrantes da família, muitos deles tendo suas vidas mostradas, ou mesmo o integrante do Beach Boys, Dennis Wilson, que foi exposto de forma bastante crua.

O período em que Charles constituiu sua família também foi muito bem abordado: racismo, violência, lavagem cerebral, um grande momento no cenário musical... GUINN não deixou nada de fora. A sensação que tive foi a de ter voltado ao tempo e estar acompanhando a bizarra história de MANSON no tempo em que acontecia.


Recomendo imensamente MANSON, livro que despertou os mais diversos sentimentos em mim, de raiva a nojo, de choque a incredulidade, de pena a revolta. Tudo! GUINN me fez sentir de tudo em suas páginas! Confiram ;)


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Espero que sim!
    Que ótima indicação! Conhecia a sinopse e a capa desse livro, mas suas palavras foram decisivas para eu querer ler. E sendo DarkSide, claro que quero muito! Também não sou acostumada a ler biografias e até acho muito chato, por mais que eu goste e admire a pessoa em questão. Mas esse livro é completamente diferente, como você citou, é muito rico em diversas informações acerca do assunto. Com certeza já adicionado a minha lista. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Desde que você disse que estava lendo a biografia Manson fiquei esperando sua resenha. É difícil uma biografia despertar tantos sentimentos e estou ansiosa para ler o livro. Ainda não vi a edição do livro, mas deve ser maravilhosa uma vez que tudo da editora é lindo.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Achei esse livro interessante principalmente por ele acabar surpreendendo, parece que o trabalho de pesquisa foi muito bem feito e o livro não se tornou massante, mesmo não sendo o tipo de livro que gosto de ler achei interessante como o livro trouxe as informações sobre a vida de Manson !!

    ResponderExcluir
  4. Tava pirando pra vc postar sua opinião sobre a biografia. Esse livro virou um dos meus favoritos. E vai ser um dos livros que farei questão de reler. Boa noite!

    ResponderExcluir
  5. Tava pirando pra vc postar sua opinião sobre a biografia. Esse livro virou um dos meus favoritos. E vai ser um dos livros que farei questão de reler. Boa noite!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.