9 de fevereiro de 2016

RESENHA: A ARTE DO DESCASO - Cristina Tardáguila - (Ed. Intrínseca)



Olá, pessoal!

Nesta terça de carnaval iremos falar sobre um crime que ocorreu no Brasil nessa data, mais precisamente em 24 de fevereiro de 2006. Sim, hoje vou falar sobre o magnífico A ARTE DO DESCASO, livro lançado pela INTRÍNSECA e escrito de forma brilhante pela jornalista CRISTINA TARDÁGUILA.

A arte do descasoA ARTE DO DESCASO
CRISTINA TARDÁGUILA
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2016
Nº págs: 192
Gênero: Não-Ficção

SINOPSE: Em pleno Carnaval, quatro homens invadiram o Museu da Chácara do Céu, no bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro, e roubaram cinco obras de arte: um Dalí, um Matisse, um Monet e dois Picassos, cujo valor estimado, na época, ultrapassava 10 milhões de dólares. Naquela tarde de 24 de fevereiro de 2006, os ladrões, de posse de uma granada, renderam os três seguranças, desligaram o sistema de câmeras de vigilância e fizeram nove reféns. Um dos invasores subiu em um móvel histórico para, com uma faca, cortar os fios de náilon que seguravam um dos quadros. Meia hora depois, saíram pela mata para nunca mais serem vistos. Até hoje se trata do maior roubo de arte do Brasil e do oitavo do mundo. Decidida a desvendar o mistério, a jornalista Cristina Tardáguila chegou a se colocar em situações de risco a fim de encontrar respostas. Em sua jornada, ela viajou para a Europa e mergulhou no mundo obscuro dos crimes de arte. A partir de meticulosa apuração dos eventos, muito maior do que a da própria polícia conseguiu levantar, a autora produziu uma narrativa vibrante, cheia de reviravoltas dignas de um thriller, construída apenas com fatos.

Sempre gostei muito de livros que falam sobre História da Arte e de roubo de obras famosas, mas, apesar de ter lido muitos livros de ficção com o tema e também de não-ficção, NUNCA tive conhecimento que um crime desses ocorreu no Brasil. O que me deixou abismada em grau muitíssimo elevado!

Saber do crime foi o ponto crucial para que solicitasse o livro para resenha, mas ser dragada por seu universo, pela investigação minuciosa de CRISTINA e por todos os pontos que ela apontou em A ARTE DO DESCASO, deixaram-me ainda mais CHOCADA.

Em primeiro lugar, temos o roubo e o desaparecimento de obras consagradíssimas de grandes pintores. Em segundo, o que nos deixa imersos no livro é a investigação policial, não como ela foi feita, mas a imensa quantidade de falhas que teve e como foi desleixada e com o mínimo de vontade possível por parte das autoridades para recuperação das obras.

Mas fascinada fiquei mesmo com a jornada de CRISTINA para descobrir mais e mais sobre o universo do roubo de artes, que pasmem, é o 3º maior do mundo! É minha gente, isso não é coisa só de livro do Dan Brown, existe MUITA gente envolvida em roubo de arte e nesse universo. É instigante ver como a polícia italiana e britânica conduzem as investigações dessas obras desaparecidas, como dão importância a História da Arte e aos grandes pintores, e como classificam essas obras como patrimônios históricos da humanidade. E é nessa comparação que nos sentimos ainda mais diminutos e boçais diante de uma investigação tão parca como a realizada no Brasil, como até mesmo a população daqui dá pouca importância a esse tipo de crime e como pouquíssimos seriam capazes de reconhecerem tais obras se as vissem na rua.


O livro de TARDÁGUILA é um convite ao mundo da arte e àqueles que se importam com ela e valoram seu lugar em nosso patrimônio. A ARTE DO DESCASO deve ser lido por todos, até por aqueles que torcem o nariz para não-ficção. LEIAM!


Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Não tinha visto esse livro ainda e também gosto de tramas assim, mas esse me deixou meio pasma porque....oi? Teve isso aqui mesmo? Esse roubo? Porque não tenho lembrança alguma e ver um livro de não-ficção sobre esse tema e que aconteceu aqui.....ok, me sentindo perdidinha. Interessou bastante, apesar de não ler livros desse gênero com frequência. Deu vontade de conhecer essa história direito. Ual!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, foi isso mesmo que pensei quando li a sinopse! Oi? Aqui? Aqui mesmo? Por que nunca ouvi nada sobre? É realmente um desgosto saber da pouca cobertura e relevância que o caso teve.
      Esse livro é fantástico, viu, vale a leitura.

      Bjs

      Excluir
  2. Mari!
    Chocada estou eu agora, porque não me lembro de forma nenhuma desse roubo aqui no Brasil.
    Acompanho tudo que se refere ao mundo da arte e esse roubo ou não foi tão divulgado, ou abafaram.
    O livro parece muito interessante, principalmente pela ousadia da autora de correr atrás de desvendar e de correr risco de vida.
    “Saber interpor-se constantemente entre si próprio e as coisas é o mais alto grau de sabedoria e prudência.” (Fernando Pessoa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Top Comentarista fevereiro, 4 livros e 3 ganhadores, participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, tb fiquei chocada com a pouca cobertura sobre o caso.

      Leia o livro, você vai achá-lo fabuloso.

      Bjs

      Excluir
  3. Quero muito ler!
    Tudo que envolve roubos, crimes não desvendados e coisas do tipo me chamam muita atenção e já amo a Cristina hahah vou colocar urgentemente na minha lista para 2016.

    Beijo,
    www.meuexpresso.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaaa!!!! Adoro quando vocês escrevem que um livro que postei resenha vão para a lista de desejados <3

      Bjs

      Excluir
  4. Oi, Mari!
    Saber que um roubo de tamanha atrocidade ocorreu aqui no Brasil já é de ficar curioso, né? Mas saber que podemos fazer parte desta investigação e conhecer mais sobre este fato, é definitivamente de adicionar o livro á lista de desejados. O livro parece ser ao mesmo tempo interessante e intrigante, e eu como sou uma boa amante de livros assim, estou desejando ardentemente esta obra.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leeee, você não sabe o sorriso que fiquei por saber que foi para sua lista de desejados. Leia e depois volte para contar o que achou. É magnífico!

      Bjs

      Excluir
  5. Adoro jornalismo investigativo, de preferência com um final solucionado. Vou gostar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ro, vai gostar muito, mas vai ficar muito puta com o final e o desleixo das autoridades brasileiras ¬¬

      Excluir
  6. Gostei muito da sua resenha...
    Essa é a segunda que leio, e com certeza absoluta eu quero ler esse livro, achei o tema bem interessante, apesar de não ser meu gênero literário...
    Ele já estava na minha lista, mas agora com certeza estar nas prioridades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ma, feliz por saber que ele se tornou uma prioridade.

      É excelente! Você vai adorar. Prometo

      Bjs

      Excluir
  7. A julgar pela capa, sem ler o subtítulo, nunca iria supor que se tratasse de um livro sobre um crime real. Fiquei muito admirado de algo assim ter acontecido no Brasil e não ter virado notícia de primeira página. E muito admirável ao emprenho da autora.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro, também fiquei surpresa de nunca ter ouvido falar. Ainda bem que a autora não deixou o crime "morrer" e deu um alerta a todos.

      Excluir
  8. Oi Mari! Nunca li nada assim baseado em fatos reais, achei a premissa interessante, mas foi mesmo a questão do trabalho investigativo que mais chamou minha atenção. Dica anotada.

    Oi Mari! Este Social Killers está com você faz tempo. Ele é tão ruim assim? Eu quero muito conferir sua opinião para saber os detalhes. E parabéns pela maratona de quadrinhos! ;)

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida, o livro é excelente! Pode ler que vai adorar.

      O Social Killers achei terrível. Bem fraco e nada interessante. Uma pena, já que o outro livro lançado pela Darkside com o tema foi tão excelente.

      Bjs

      Excluir
  9. Que ótima dica.
    Eu não tinha conhecimento deste roubo ainda :o
    O 3 maior do mundo... Puxa, às vezes me sinto muito alienada.
    Eu adoro ficção, mas não ficção é ótimo para aprendermos TB, ainda mais sobre nosso país e todo o descaso envolvido neste episódio.
    Amei a dica, a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, pois é, a grande maioria nem imagina que houve um crime desses por aqui. Fiquei surpresa também. Foi uma das melhores leituras da minha vida.

      Bjs

      Excluir
  10. Não conhecia esse livro, mas lendo um pouco mais sobre a história, além do mais seus comentários positivos em relação a história despertaram minha curiosidade, então pretendo ler Arte do Descaso futuramente.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.