20 de fevereiro de 2016

LISTA: OS 10 PIORES POLICIAIS, SUSPENSES E THRILLERS QUE LI EM 2015



Boa tarde, pessoal!

E na seção LISTAS de hoje vou falar sobre os 10 piores livros policiais, suspenses ou thrillers que li em 2015.
Sei que amo o gênero, mas não é por isso que vou considerar todos maravilhosos sempre. Lembrando que eles não estão em ordem do menos pior para o pior, e sim na ordem em que os li. Aqui, todos estão em pé de igualdade, achei todos terríveis! Vamos à lista:


Segunda Sombria

1.    SEGUNDA SOMBRIA – Nicci French
Achei chato demais! A doutora do livro tinha vários títulos, o que devia servir para ser brilhante, mas não, em momento algum pareceu assim. O policial era tão lento quanto ela. O final foi cheio de obviedades e sem graça. Só não abandonei a série porque não faço isso com o primeiro volume de séries policiais, mas se o segundo for assim também, com certeza será uma série que irei abandonar.



A Urna Sagrada



2.    A URNA SAGRADA – Bob Hostetler (RESENHA)
Tédio define. Sem contar a cara de pau... Livro que é CÓPIA DESCARADA de OSSOS PERDIDOS da KATHY REICHS. Porém, é um pouco mais enrolado nas explicações :S





Arrivederci Amore, Ciao



3.    ARRIVEDERCI AMORE, CIAO – Massimo Carlotto (RESENHA)
Livro machista e que deprecia a mulher em todas as páginas. Tem um final interessante, mas não me convenceu a ponto de deixar de lado o NOJO que senti pelo protagonista e narrador. Um dos poucos livros da VESTÍGIO que não gostei. Aliás, esse eu abominei ¬¬





O Voo da Libélula

4.    O VÔO DA LIBÉLULA – Michael Bussi (RESENHA)
Uma das grandes decepções de 2015. Falaram tanto desse livro, que achei que seria uma maravilha. Não foi! O detetive era um chato, que contava tudo lentamente e deu um ritmo extremamente moroso ao enredo, que continha personagens tão tediosos quanto. Quando as revelações finais aconteceram, só senti alívio de enfim poder terminar essa tortura, rs.





Iscas



5.    ISCAS – J. Kent Messum (RESENHA)
Simplesmente fui enganada pela sinopse desse livro ¬¬. Achei que seria algo a La Jogos Mortais, mas esteve mais para algo a La Babaquice. Livro raso, com personagens enfadonhos e diálogos que poderiam ser travados por crianças de 5 anos. Livro pobre de conteúdo, de desenvolvimento e de tudo que for possível.






Percepção da Morte6.    PERCEPÇÃO DA MORTE – Louise Anderson (RESENHA)
Esse livro foi esquisito. Sinopse maravilhosa, enredo perfeito, que poderia ter sido divinamente trabalhado, mas a autora optou por ficar floreando o pavão e detonou com a história! O que mais me incomodou foi a forma de conduzir a investigação, que não contava com um grupo de policiais, e sim com QUATRO investigadores independentes, sem nenhuma equipe, que queriam saber tudo, mas que cada um atirava por um lado ¬¬ Outro absurdo foram os personagens. Ou melhor, a quantidade deles. Metade foi citada e nunca mais apareceu. Não havia nem necessidade de colocá-los na história, foi ridículo! Livro policiais têm quase que obrigação de explorar os personagens, não citá-los em uma página e fazer com que eles desapareçam na próxima (e isso sem morrer!). Podia ter sido um livro maravilhoso se a autora tivesse levado em consideração que MENOS É MAIS. E que MAIS, nesse caso, extrapolou o limite do que seria verossímil para um livro do gênero.  Na resenha dei todos os motivos pelos quais o livro é péssimo. Vale conferir.




O Retorno de Izabel


7.    O RETORNO DE IZABEL – J.A. Redmerski (RESENHA)
Fui praticamente obrigada a ler o primeiro volume dessa série. MUITAS blogueiras amigas disseram que eu tinha de ler de qualquer forma, que iria amar, que era maravilhoso, e foi! O primeiro livro, A MORTE DE SARAI, foi incrível, tanto que favoritei. Depois disso, óbvio que esperei ansiosa pela sequência, que, infelizmente, deixou de ser um thriller, como no primeiro livro, e se tornou um romance bem chato de acompanhar. Abandonei.




A Garota no Trem


8.    A GAROTA NO TREM – Paula Hawkins (RESENHA)
Tanto “auê” por causa desse livro, e no fim das contas achei péssimo! Tudo era previsível e CHATO. Affff. Não vou negar que estou curiosa para conferir a adaptação, pois acredito que jamais conseguirá ser tão ruim quanto o livro, que na metade deixou claro todo o mistério e que quando fechei só me perguntei a razão de não ter abandonado.





Casa de praia com piscina9.    CASA DE PRAIA COM PISCINA – Herman Koch (RESENHA)
Meu nome é tristeza ao ter de colocar esse livro aqui, mas tenho que ser sincera. Quando li O JANTAR, do Koch, fiquei imensamente impressionada e assustada. Foi um livro que me assombrou por meses, um dos melhores que li. Por isso, claro que esperei que seu próximo livro seria tão perturbador quanto. Não foi! De uma enrolação e bobeira gigante, CASA DE PRAIA COM PISCINA foi uma das minha maiores decepções de 2015. Contudo, prefiro lembrar do autor por O JANTAR e não desistir dele antes de ler uns 5 livros péssimos. Sim, estou dando muita chance a ele porque seu primeiro livro realmente mereceu um lugar de destaque no meu coração.




Sangue na Neve10. SANGUE NA NEVE – Jo Nesbo (RESENHA)
Outro autor que sofro em colocar nessa lista. Nunca li nada do NESBO que não tenha gostado, mas esse foi difícil de engolir: um matador apaixonado e melancólico? Sorry, não foi para mim. Que homem tedioso. Pensei que seria um matador fodão, cheio de si, que torturava as pessoas e as fazia sofrer, que seria um homem brilhante e inteligente, não um sonso que caía de amores por um rabo de saia e vivia em função disso. Se NESBO quis mostrar que os malvados também amam... Bem, prefiro quando ele expõe que os malvados são cruéis, merecem a cadeia e coloca seu brilhante detetive, Harry Hole, para caçá-los. Quem apostar em NESBO, pode ir de Harry Hole que a satisfação será garantida!




Bônus:  SE HOUVER AMANHÃ – Sidney Sheldon (RESENHA)

Não tinha como encerrar essa lista só com 10 piores, afinal, o último livro que li em 2015 foi tão péssimo que me traumatizou! Sempre ouvi falar bem desse livro do SHELDON, mas foi tão corrido que tornou-se completamente non sense. Em resumo: personagem sente raiva de um sujeito porque trapaceou com sua mãe, ela tenta se vingar dele, mas ele é mais esperto, arma pra ela e ela vai pra cadeia, com o julgamento mais rápido da história mundial. Prendeu hoje, amanhã julgou, e então cadeia... Sem direito a recurso. Só aí já fiquei puta. Mas, como era um livro de vingança, achei que melhorava. Porém, quando sai da cadeia e se prepara para a vingança, a protagonista, que nunca foi bandida ou golpista, elabora um plano genial e se vinga de todos em meia dúzia de páginas ¬¬ Tipo assim, virou o gênio do crime em poucos dias. Aí eu fiquei em choque, porque faltava ainda metade do livro. Eis que ela se torna uma ladra de arte. Sim! Do nada ela passa a ter conhecimento sobre jóias e obras de pintores famosos, sem nunca ter estudado para tal, e vira a ladra e golpista mais procurada do mundo, como a melhor e mais entendedora do assunto... Gente, plix, SHELDON sacaneou minha inteligência. As pessoas passam ANOS estudando sobre História da Arte, a sujeita não só passou a saber tudo de um dia pro outro, como conseguia elaborar planos brilhantes, em coisas de minutos, para conseguir roubar essas obras, às vezes de museus com ótimos sistemas de segurança ¬¬. Não é que o roubo seja impossível, mas a rapidez com que ela elaborava o plano foi inconvincente! Pior foi que quando postei a resenha e fiz tais comentários teve um sujeito que me xingou de todos os nomes possíveis, que esse livro era genial, que eu não sabia ler, que era  o mais brilhante de todos os livros. Disse até que eu tinha que tomar naquele lugar. Claro que apaguei o comentário, porque não sou obrigada, né... E para a pessoa achar que esse foi o melhor livro já escrito no mundo, é porque o curto de senso crítico é ele, porque convenhamos, é impossível se deixar convencer que a mulher tornou-se uma fodona no mundo da arte da noite para o dia. Achei péssimo! E nem ligo se um bando de fã do livro vier me xingar de novo. Não sou obrigada a gostar de algo corrido, mal elaborado e sem explicação. Tivesse colocado ela no começo da história como alguém formada em História da Arte ou ao menos uma admiradora desse mundo, eu até teria engolido, mas como uma mulher que trabalhava em um banco, só pensava em se casar e em como seria a vida de casada? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, eu só ri!




Hoje eu falei mal, mas semana que vem prometo que vou falar sobre os 10 melhores livros que li do gênero. Vai ser difícil escolher só 10, mas podem ter certeza de que os escolhidos serão aqueles que vocês poderão ler sem medo de arrependimento.

E vocês, quais foram os piores livros do gênero que leram em 2015?


Comente com o Facebook:

33 comentários:

  1. Oi, Mari!
    Eu curto muito o Sheldon, mas você está certa. Não é obrigada a gostar. O lance é que as pessoas não sabem respeitar a opinião dos outros.
    Esse A Garota do Trem eu passo longe. Todo mundo diz que é o novo Garota Exemplar e esse livro é um porre!
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe do sorteio do livro Marianas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, exatamente, as pessoas não respeitam.
      Já eu AMEI Garota Exemplar, um dos melhores livros que li na vida, e achei ridícula a comparação com A Garota no Trem, não tem nada a ver. A Garota no Trem é completamente previsível e bobo :/

      Bjs

      Excluir
  2. Confesso que não gosto de Sidney Sheldon,pois acho as histórias deles um tanto inverossímeis: acontece tudo muito rápido, os protagonistas são sempre fodas(do nada) e sempre existe a mulher fatal e o homem perfeito (odeio esta combinação).
    No mais, O Jantar está na minha lista de leitura e achei que Iscas iria ser interessante, porém me decepcionei.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeeeeeeee, obrigada, Fabi!!! \o/ kkkkkk. Já li livros do Sheldon que gostei, mas esse é exatamente o que você disse: rápido, protagonista foda do nada, e romance perfeito, bléca!

      O Jantar é PERTURBADOR. Acho que nem se viver até os 100 anos vou esquecer esse livro.

      Iscas foi MUITO decepcionante :/

      Bjs

      Excluir
  3. Nossa, esse do O Voo da Libélula ainda quero ler, vi muita coisa legal dele mas desanimei com o que você falou =/
    O Retorno de Izabel é a mesma coisa, vi muitas coisas positivas e gosto da autora, mas ainda não li essa série e nem sei o que esperar mais.
    Os outros só conheço de ver, não chamaram muita atenção, mas tem autores que vi coisas boas a respeito e leria por isso. Vendo aqui na lista acho que nem vou pensar mais em ler...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, quase todo mundo gostou de O Voo da Libélula, mas eu não fui uma dessas, rs.
      O Retorno de Izabel me fez desistir completamente. Era uma puta série de suspense, mas virou romance, éééééca.

      Bjs

      Excluir
  4. Oi Mari!
    como você está brava com esses livros?? kkkkkk. Visualizei você rasgando todos eles ou os jogando pela janela!
    Bem, concordo com você sobre A Garota No Trem. Foi um livro muito previsível e com um final meio blah. A história tinha tudo pra ser bem melhor. Sempre ouvi falar muito bem das histórias de Sidney Sheldon e me espantei com a sua decepção com ele. Nunca li pra falar a verdade e agora não sei se começaria por ele. Sangue na Neve é novidade, mas acho que darei uma chance a ele. Iscas foi um livro decepcionante para muitos leitores. Já é a terceira ou quarta vez que leio resenhas e comentários sobre ele que acabei mesmo desistindo.
    Espero ver você feliz com os melhores livros em breve!
    Abs!

    Participe do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkk, Ju, eu ri! Eu fico brava, mas não rasgo nem jogo pela janela, hahahaha. Só fico meio puta por ter perdido tempo.

      Adorei saber que você também não gostou de A Garota no Trem. Que livro pobre! Pode de mistério, de personagem, de desfecho... Affff.

      Já li livros do Sheldon que gostei muito, mas esse não foi um deles.

      Acho que para ler Nesbo, se você começar com Sangue na Neve não vai ser tão decepcionante, creio que para mim foi porque conheço outra série do autor com personagens muito melhores, aí não tive como não comparar e ver como uma é superior a outra.

      Acho que muita gente pensou que Iscas seria uma mistura de LOST com JOGOS MORTAIS, e aí foi só um livrinho murcho e chocho, rs.

      Bjs

      Excluir
  5. Oi Mari, tudo bem?
    O gênero suspense e thriller também sempre faz parte de minhas leituras e sei perfeitamente o quanto é ruim encontrar histórias desagradáveis, principalmente para nós que somos fãs dos gêneros.
    Fiquei realmente muito surpresa em encontrar em sua lista dos piores os livros O Voo da Libélula e A Garota no Trem. Eu tenho ouvido muitos elogios e estava animada para fazer a leitura, agora devo tomar mais cuidado e não criar muitas expectativas para não ser decepcionada, caso aconteça a mesma coisa que aconteceu contigo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le, quase todo mundo gostou desses dois livros. Achei o primeiro puro tédio e o segundo muito óbvio e banal.
      Mas leia, tire suas conclusões e volte pra matar minha curiosidade dizendo o que achou.

      Bjs

      Excluir
  6. Nossa Mari!
    Tem alguns livros que não enquadraria como os piores, principalmente Sidney Sheldon e ainda mais em Se Houver amanhã...
    Estou com uns 4 dessa lista para leitura, vou ver o que acho.
    “Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.” (Machado de Assis)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Top Comentarista fevereiro, 4 livros e 3 ganhadores, participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Rudy, todo mundo ama esse livro do Sheldon, mas achei MUITO mal escrito. Foi corrido, a personagem do nada passou a saber tudo do mundo da arte... Muito forçado e inverossímil. Não foi pra mim :/

      Bjs

      Excluir
  7. Aneim Mari adorei A garota no trem, o que gostei foi da menina bebada com a vida toda bagunçada mas eu entendo quem nao gosta porque a Rachel parece que nao tem desconfiometro, a historia é um pouco arrastada e tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, eu achei a Rachel um porre, mas, pior que isso, achei que o livro foi muito óbvio, não teve surpresa nenhuma. Achei um tédio, rs. Mas a maioria amou.

      Bjs

      Excluir
  8. A Garota no trem foi um fiasco mesmo. Não havia ouvido falar sobre iscas e pela capa teria me interessado, não fosse os seus comentários. O do Jo Nesbo eu já havia lido alguém falando mal. De Nicci French tentei ler Sob a Pele, mas empacou. Quanto a Se Houver Amanhã, tenho muito carinho pelos livros do Sheldon, mas reconheço suas limitações como escritor. Digamos que ele é um bom contador de histórias. Tem muito ritmo, mas dá vários escorregões. Não sabia dessa reação imatura dos fãs quanto à sua resenha, deu vergonha alheia agora dessa atitude.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaaa, bom saber que compartilha da mesma opinião em relação A Garota no Trem.
      Acho que todo mundo que já leu outro livro do Nesbo ficou surpreso com o quanto esse foi inferior e firulento, rs.
      Não conheço esse Sob a Pele da Nicci French, mas vou buscar informações. Quero ler logo algum outro livro pra ver se descarto ou insisto.
      Pois é, Ro, o pessoal não compreende que as opiniões podem ser diferentes. Eu já li livros do Sheldon que gostei muito, mas esse não engoli. Estudei História da Arte, sei o quanto é difícil e o quanto é IMPOSSÍVEL que aquela sujeita tenha se tornado tão foda no assunto do nada. Foi isso o que mais me irritou.

      Bjs

      Excluir
  9. Adoro sua sinceridade! Livros riscados totalmente da lista (mesmo os que não estavam, agora não tem mais chance de entrar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha. Adorei! Sábado sai os 10 melhores, aí você coloca todos eles na lista ;)

      Bjs

      Excluir
  10. Gostei de sua sinceridade.
    Eu quero ler a série da J.A. Redmerski e o livro A GAROTA NO TREM – Paula Hawkins, espero não me decepcionar com essas leituras, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 1º livro da série da Redmerski é fantástico. O 2º foi ruim pq saiu do gênero do suspense pra virar um romance meloso e chato. A Garota No Trem a maioria gosta. Estou curiosa para saber o que você vai achar depois de ler.

      Bjs

      Excluir
  11. Oi Mari! Ri demais com seus comentários sobre o livro do Sheldon. Uma pena você ter sido ofendida nos comentários, acho que devemos respeitar a opinião de todos, há um leitor para cada obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, Cida, mas tem gente que não entende e se descabela... Não tenho o direito de não gostar... Hahahaha

      Bjs

      Excluir
  12. Mentira que A GAROTA NO TREM, não é tudo isso, cara eu estava com ele na lista de desejados, mas já mudei de opinião. Desanimador isso ai, bem mesmo O RETORNO DE IZABEL não sendo tuuudo isso, eu ainda pretendo ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jess, leia A Garota no Trem sem tanta expectativa, e também sem comparar com Garota Exemplar, talvez você goste mais ;*

      Excluir
  13. Vou passar longe do 3, pois divido contigo algumas opiniões. O 7 achei a capa liiinda de morrer, que pena que a continuação deixou a desejar. Agora, o bônus me surpreendeu, eu adoro o autor, uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rooo, você leu o 3 tb? Abomino livros machistas. Acho que até pode ter um personagem machista, mas algum outro que deixe as coisas equilibradas. Esse livro fez sentir que a mulher e lixo e deve ser usada, nada mais. Fiquei indignada ¬¬

      Excluir
  14. Valeu Mari pela lista.
    Passarei longe desses livros.
    Eu não li nenhum desses e nem me interessava mesmo... Ainda bem.
    Eu não gosto do Sheldon e mesmo se gostasse respeitaria sua opinião
    Como existe gente ignorante, apelativa.
    Como se fosse mudar a vida da pessoa a sua opinião.
    É só opinião.
    Eu levo em consideração quando não li.
    Acho que não vale arriscar, ainda mais quando pessoas que tem um gosto mais apurado criticam.
    Bem, eu não li livros policiais que não tenha gostado em 2015.
    Minhas leituras foram ótimas em 90%.
    Ainda bem ;)
    To curiosa para saber os melhores políciais que tu leu.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou os ... Depois do policiais, já que me referi TB aos outros 2 gêneros ;)
      E não sei porque foram 2 comentários iguais. Não apaguei porque vai que apaga tudo :P

      Excluir
    2. hahaha, sem problema.

      Mas realmente, tem gente que fica em parafuso quando criticamos algo de que essa pessoa gosta. Eu já adoro quando gosto de um livro e outra pessoa fala mal. Acho interessante ver os pontos de vistas. Uma pena que ultimamente todo mundo tem que gostar da mesma coisa, do contrário, sai palavrão pra todos os lados, hahaha.

      Bjs

      Excluir
  15. Valeu Mari pela lista.
    Passarei longe desses livros.
    Eu não li nenhum desses e nem me interessava mesmo... Ainda bem.
    Eu não gosto do Sheldon e mesmo se gostasse respeitaria sua opinião
    Como existe gente ignorante, apelativa.
    Como se fosse mudar a vida da pessoa a sua opinião.
    É só opinião.
    Eu levo em consideração quando não li.
    Acho que não vale arriscar, ainda mais quando pessoas que tem um gosto mais apurado criticam.
    Bem, eu não li livros policiais que não tenha gostado em 2015.
    Minhas leituras foram ótimas em 90%.
    Ainda bem ;)
    To curiosa para saber os melhores políciais que tu leu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li nenhum desses livros, porém O voo da libélula, A garota do trem e O retorno de izabel estão na lista de leitura, tomara que eu gostei deles e não fique tão decepcionada quanto você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, depois que ler, volta pra contar o que achou ;)

      Bjs

      Excluir
  17. Oi Mari! Quando sai a lista dos melhores policiais lidos em 2015??? To louca pra ver!!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.