31 de dezembro de 2015

RESENHA: SE HOUVER AMANHÃ - Sidney Sheldon (Ed. Record)




Boa noite, gente!

Hoje vou falar de um livro MUITO non sense: SE HOUVER AMANHÃ do SIDNEY SHELDON, lançado pela editora RECORD.

Se Houver AmanhãSE HOUVER AMANHÃ
SIDNEY SHELDON
Editora: RECORD              
Ano: 2012 (ano do relançamento da edição que li)
Nº págs: 512
Gênero: Suspense

SINOPSE: A vida da jovem Tracy Whitney muda drasticamente quando, vítima de uma ação criminosa, ela é condenada por um crime que não cometeu. Rejeitada pelo homem que amava e abandonada à própria sorte, Tracy se vê sozinha em um mundo violento e sombrio. Depois de cumprir pena e ter de volta sua liberdade, ela só tem um objetivo: vingar-se dos homens que a colocaram injustamente na prisão. Para isso, ela se torna uma expert em disfarces e especialista em aplicar golpes em empresários inescrupulosos. Mas seus planos podem ir por água abaixo quando o destino coloca em seu caminho um poderoso rival, Jeff Stevens, um irresistível trambiqueiro.

Agora em 2015 foi lançado EM BUSCA DE UM NOVO AMANHÃ, sequência de SE HOUVER AMANHÃ, por isso, resolvi tomar vergonha na cara e ler logo esse primeiro livro, afinal, faz ANOS que ele está na minha estante. Tantos anos que essa edição que tenho hoje é a terceira que consegui desse livro. Houve uma época em que li muito SIDNEY SHELDON, e apesar de esse ser o mais famoso de seus livros, acabou passando batido, mas o que tenho a dizer a respeito de SE HOUVER AMANHÃ é: QUE DECEPÇÃO! Sim, com letras maiúsculas!

Para mim, tudo nesse livro foi de extremo mal gosto e forçado. MUITO forçado. Vamos lá, começamos com Tracy, uma protagonista toda certinha que se envolve em uma bela enrascada com um sujeito que deu um golpe em sua mãe. Seria genial, se não fosse tosco, pois em menos de 24 horas o cara arma uma arapuca para ela, ela é presa, enrolada por um advogado e por fim é condenada! Foi o julgamento mais rápido ever! Pior, ela era noiva de um cara cheio da bufunfa, mas ninguém quis saber disso, nem o próprio noivo, que se negou a ouvir o que ela tinha a dizer... Foi corrido e foi absurdo o que foi apresentado nessa primeira parte. Mas pior, foi inverossímil demais! Se o sistema judiciário andasse na velocidade imaginada por SHELDON, teríamos metade da população mundial presa, até mesmo por roubar uma balinha. Nesse caso foi pior porque a moça era inocente, mas não teve investigação, não teve novo advogado, NADA! Só uma balelada desgraçada!

O livro estava sendo surreal, mas decidi continuar por se tratar de um enredo sobre vingança, um de meus temas favoritos. Imaginei que SHELDON havia corrido nessa parte porque tinha intenção de arquitetar um plano de vingança maravilhoso e cheio de detalhes. Mais uma vez me decepcionei. A vingança contra os que a sacanearam foi tão rápida quanto tudo. Em poucas páginas ela havia saído da cadeia, se tornado uma expert em vingança e arquitetou um mirabolante plano. Se o livro não estava me convencendo antes, piorou bastante depois disso.

Só que, de repente, a vingança dela acabou, mas ainda faltava meio livro paara terminar, então fiquei imaginando o que SHELDON iria apresentar... E adivinhem? A personagem virou uma tremenda golpista! Claro que do dia para noite também, já que tudo nesse livro acontece como um passe de mágicas. Em poucas páginas tínhamos Tracy, a maior golpista e ladra de arte do mundo! Como ela se tornou isso? Como ela aprendeu? Como aprendeu sobre arte, História da Arte, seus artefatos, etc? SHELDON não se preocupou nem um minuto em explicar, para ele, parecia não haver necessidade. O que me incomodou MUITO, afinal, como um livro com mais de 500 páginas deixa passar tudo isso? Como muda a personalidade da protagonista do dia para a noite e não mostra como isso foi acontecendo? Como disse no início, foi um livro non sense!

Não nego que quando Tracy se tornou golpista o livro passou a ser um pouco mais interessante. Divertido, até, mas foi só isso! Só isso mesmo! Não tive aquele sabor de ter descoberto algo sobre o mundo da arte, sobre pinturas e pintores, não fiquei sabendo como Tracy se tornou uma exímia especialista do ramo, como se tornou uma excelente ladra de joias... NADA! E então, foi inserida uma figura masculina no contexto, que teve um destino totalmente previsível ao lado de Tracy. Ok, eu sei, muita gente é fã desse livro e ama o casal Tracy e Jeff, mas gente, achei os dois tão charlatões. Aliás, a criação dos dois personagens foi de charlatões, do nada eles estavam fodorásticos! SHELDON podia ter falado da etapa de aprendizado deles, como foram se especializando, mas não, quando o autor retornava ao passado de algum deles, era para falar algo de ruim que havia acontecido para que hoje eles se portassem dessa maneira. Ou seja, o conhecimento e a forma como eles entraram nesse mundo ficou ou omitida ou contada às pressas.

Apenas uma coisa nesse livro me chamou atenção: Daniel Cooper, um segurador que desde o princípio sabe que Tracy foi inocente de sua primeira acusação, mas que nada fez para ajudá-la, e pior, depois ficou caçando-a. A todo momento imaginei que ele era um dos “mocinhos” da história, mas quando revelou-se o passado do personagem, aí, sim, reconheci SHELDON, fiquei de boca aberta e considerei espetacular! Foi foda demaaaaais!


E falando em “mocinhos” e “vilões”, esse foi outro aspecto do livro que me agradou, adorei a forma como SHELDON explorou o maniqueísmo na obra. A ladra de arte era a mocinha, e o que parecia ser o mocinho, o vilão... Adorei isso também em SE HOUVER AMANHÃ. Porém, as coisas que gostei não apagaram o muito que não gostei e que me decepcionou, por isso, só tenho a dizer: estou decepcionada!

 


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de destacar alguns pontos da resenha.
    ~ AVISO DE SPOILERS ~

    Sidney é breve em contar partes dos livros, principalmente a introdução e caracterização do personagem.

    - Mas tudo não aconteceu em 24hrs. Procurei o livro e vi que a mãe de Tracy morreu na quinta de acordo com o prólogo, o incidente e a prisão na sexta a noite (ela liga pra Charles, mas o telefone tava fora do gancho), uma audiência no sábado às seis horas da manhã e pela tarde o encontro com o advogado (Tracy liga novamente, mas a secretária de Charles disse que ele tentou falar com ela e não tinha conseguido, até pq ela tava na prisão em outro estado, e ele viajou pra uma reunião), e o julgamento no domingo e ela só consegue falar com ele depois de condenada. Sidney para marcar a cronologia coloca brevemente: "na manhã seguinte", "naquela tarde" etc. Só que o leitor fica tão envolvido que nem liga muito pra uma frase solta. Lógico que esse julgamento ser no final de semana é estranho, mas como é ficção e como o julgamento já tava todo armado pelo Joe Romano dá pra gente relevar. Sobre ela não ter falado com Charles quando ela recebeu a ligação sobre a mãe eram três horas da manhã e ela liga pra ele quando chega a Nova Orleans antes de "planejar" ir a casa de Romano e não chama o noivo pro velório justamente por causa do plano em mente.

    - "Pior, ela era noiva de um cara cheio da bufunfa, mas ninguém quis saber disso" Charles era conhecido na Filadelfia e pode não ser tão conhecido em Nova Orleans e como viajou não foi contatado até pq por ele poderia ter influencia para tentar tirar Tracy da cadeia, mas como mencionei o julgamento já estava sabotado e a prisão só foi anunciada publicamente junto com a condenação de 15 anos e só depois disso que ela conseguiu falar com Charles.

    - "Em poucas páginas tínhamos Tracy, a maior golpista e ladra de arte do mundo! Como ela se tornou isso? Como ela aprendeu? Como aprendeu sobre arte, História da Arte, seus artefatos, etc?" Há uma passagem no livro explicando brevemente (capitulo 22): "Sob a orientação de Gunther, Tracy estudou o Almanach de Gotha e o Debrett's Peerage and Baronetage, os livros mais autorizados com informações detalhadas sobre a realeza e títulos da Europa. Tracy tornou-se como um camaleão, uma perita em maquilagem, disfarces e sotaques. Adquiriu meia dúzia de passaportes." Ou seja, ela lia muitos livros para se passar por outras pessoas, e lembrando que Tracy teve orientações do Gunther Hartog para iniciar os golpes. No ínicio do capitulo ela tbm fala que se passa um ano e vai se tornando melhor nos golpes com as experiencias.

    - Sobre o passado de Jeff: há um capitulo inteiro contando a história dele (capitulo 18) mostrando que ele aprendeu tudo de vigarice no circo e aperfeiçoando com o tempo (pq pra ser ladrão deve ter uma certa inteligência para não ser pego).

    Finalizando, é importante destacar que o livro é ficção. Lógico que vai apresentar certos absurdos ao longo da história, mas da forma como é contada da para o leitor relevar. Se Sidney fosse detalhista ao máximo pra tentar passar toda a especialização e mudança dos personagens, o livro teria que ser quase o dobro ou ser lançado em volumes (coisa que o autor não gostava muito) pra explicar todos os detalhes. Pessoalmente, acho que ele cumpre o papel de entreter o leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lis, bom dia.

      Quando disse que tudo aconteceu em menos de 24 horas, quis dizer que foi tudo rápido demais. Em nenhuma parte do mundo uma pessoa é julgada e condenada tão rápido, principalmente sem uma investigação minuciosa, foi isso que eu quis dizer, foi simplesmente muito corrido. Assim como o foi a parte da vingança, que pensei que seria muito elaborada e pensada passo a passo, mas, mais uma vez, foi simplesta. Mas concordo com você que ele cumpre o papel de entreter, e como eu disso na resenha, foi até divertido, mas, para mim, tiveram muitas falhas e pontas soltas, que foram difíceis de engolir, principalmente pela quantidade de livros que leio do gênero e que vejo a preocupação dos autores em amarrar tudo certinho para não deixar brechas e não faltar desenvolvimento. Aliás, já li livros do próprio Sheldon em que essa preocupação era evidente e achei esse muito estranho. Mas não desisti do autor, pretendo ler algum outro livro dele em breve, se tiver dicas, serão bem-vindas ;)

      Beijocas
      Mari

      Excluir
    2. Ola,tbm tive essa sensação :um mix de nonsense e entretenimento pq realmente a parte em q a Tracy se vinga do Joe ROmano e sua turma foi efemera e muito mastigada

      Excluir
  3. Oiii, Mari, entendo. Tbm concordo que foram poucas paginas destinadas a vingança e o desenrolar rápido.
    Não li todos do Sidney ainda, mas dos que eu li recomendo: A Ira dos Anjos, O Reverso da Medalha, Nada Dura Para Sempre, As Areias do Tempo e O Plano Perfeito. E há tbm O Outro Lado da Meia Noite que é muito comentado pelos fãs do autor.

    Desculpa a demora de responder, e obrigada pelo comentário.
    Bjoooos, Lily :)

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.