27 de janeiro de 2016

RESENHA: DEXTER ESTÁ MORTO - Jeff Lindsay (Ed. Planeta)



Olá, pessoal.

2016 mal começou e já vou falar da minha maior decepção literária do ano. Sim, ela será a maior do ano, independentemente de qualquer outro livro ruim que eu leia. Estou falando de DEXTER ESTÁ MORTO do JEFF LINDSAY, lançado pela editora PLANETA.

Dexter Está MortoDEXTER ESTÁ MORTO (vol. 8)
JEFF LINDSAY
Série: Dexter
Editora: PLANETA              
Ano: 2015
Nº págs: 320
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Neste oitavo e último livro da cultuada saga do justiceiro – que inspirou a série de TV homônima –, a tensão e o suspense não dão descanso. Nem a morte. Depois de sete livros, a saga do analista forense da Polícia de Miami, Dexter Morgan, chega ao fim. E a última história desse serial killer, que só mata os bandidos – nunca os mocinhos –, não começa nada bem. Ele está preso sob a acusação de duplo assassinato, incluindo o de sua mulher, Rita – crime que, por incrível que possa parecer, desta vez ele não cometeu –, e de pedofilia. Para se livrar das grades e limpar sua ficha policial, ele terá a ajuda de Brian, seu irmão, que contrata um competente advogado para tirá-lo da cadeia. No entanto, livre para investigar o que andam tramando contra ele, Dexter se mete em confusões mais complexas e que podem custar-lhe a vida. Terá Jeff Lindsay a coragem de matar seu mais promissor e querido personagem? Abra este livro e descubra.

Em 2015 comecei a ler a série, nunca fiz resenha de nenhum dos volumes para o blog, mas sempre comentei sobre eles nos posts da caixa de correio. Alguns gostei mais, outros menos; Cody e Astor sempre me surpreenderam, pois na série de TV eram crianças comuns e nos livros tinham suas peculiaridades; Deb me agradou em alguns livros, em outros me deixou morrendo de raiva, e entre as várias comparações entre um volume e outro e entre a série de TV e os livros, fiquei ansiosa esperando pelo último livro por um só motivo: o desfecho da série de TV foi horrível! Sim, DEXTER foi uma série ótima, mas os produtores acabaram com o personagem na última temporada e o último episódio foi digno de fazer qualquer fã broxar. Então, claro que pensei que JEFF LINDSAY, seu criador, iria fazer algo fenomenal e soberbo, mas não, JEFF fez outra MER**! Até pior ¬¬

Quando fechei o livro, praticamente desacreditei no que havia lido. Parecia uma piada de muito mau gosto. Sempre achei que nada poderia ser pior que o final da série de TV, mas o final da série de livros ganhou disparado no quesito de ser ruim. Por Deus!, a sensação que tive foi a de que após o fim da série de TV ter sido um fiasco, os produtores conversaram com JEFF e soltaram MUITA grana para que ele escrevesse algo pior, assim os fãs ficariam indignados e passariam a ver o que aconteceu na TV como menos pior. Eu sou uma dessas, depois de DEXTER ESTÁ MORTO, agradeci pelo final da série de TV (que continua sendo péssimo).

Mas vamos lá, esqueça o DEXTER que você conheceu até aqui. Em DEXTER ESTÁ MORTO, bizarramente, o personagem se torna um fraco, um boboca. Dex foi preso por um crime que não cometeu, foi abandonado por todos, até por Deb, que nem o reconhece mais como irmão, e tem um policial querendo incriminá-lo de qualquer jeito. No meio disso, Dex tenta manter sua arrogância de cara inteligente e fodorástico, mas cai por terra quando ele consegue sair da prisão e se mete em outra confusão, aí temos um personagem cheio de dúvidas, parecendo um bocozão, que fica se perguntando a todo momento se isso ou aquilo é certo, se é direito, um cara que teme, foge, se esconde... Oi? Desde quando Dex se importa com o julgamento comum? Com o corriqueiro certo e errado? Parecia que o autor queria me convencer que perto de seu fim o personagem tinha sofrido uma lavagem na alma e estava disposto a fazer as coisas de forma mais "normal". Ahhh, por favor, esse não é o Dex!

Não bastasse isso, temos uma situação envolvendo seus filhos, e então Deb volta a se aproximar e querer favores. Lembrando que, aqui nos livros, ela sabe o que Dex faz. O problema é que primeiro ela aceitou tudo de bom grado e até o usou quando achou conveniente que ele agisse contra os maus, depois o descartou e ficou horrorizada com sua natureza (que ela SEMPRE conheceu), e aí quis outro favorzinho e ele voltou a ser o irmão querido que deveria usar sua “personalidade” para eliminar maus elementos ¬¬ Querida, por favor, decida-se! Eu era uma das pessoas que tinha ficado revoltada com o desfecho da Deb na série de TV, mas, ao ver como ela foi retratada em DEXTER ESTÁ MORTO, agradeci imensamente por ao menos uma Deb ter tido um final que fosse ao menos digno, não um bom final, mas muito mais digno do que foi apresentado no último volume do livro, porque só tenho uma coisa a dizer sobre ela aqui: filha, como você foi ridícula, manipuladora, aproveitadora e tediosa, affff!

Acho que a intenção do LINDSAY com esse livro foi dar ao DEXTER o final que todo mundo desejou para a série de TV, porém, entre o começo de DEXTER ESTÁ MORTO até a conclusão final - almejada por muitos -, o enredo foi fraquíssimo, disperso e CHATO! Muito, muito, muito CHATO. Acho que quando os produtores da série leram esse livro, devem ter brindado com a mais cara das bebidas, afinal, o criador conseguiu transformar o final da criatura em algo muito mais ridículo do que haviam feito!

Conclusão sobre a série: essa galera SACANA do caramba ACABOU com meu personagem preferido por DUAS vezes! DUAS! - É, eu estou MUITO revoltada!


Espero que JEFF não venha querendo ressuscitar o personagem e apresentar outro livro, pois não tenho mais estômago para tanta papagaiada bizarra. Que esse seja o fim definitivo de DEX, amém!


Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Oi, Mari!
    Não li e nem vi Dexter, mas entendo sua revolta em terem sacaneado o personagem. Eu também fico revoltada quando fazem isso, seja em filme, livro ou série.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler o livro, e também extremamente decepcionada! Ainda não acredito nesse final...de verdade fiquei em choque ao ler a última página. Tipo: "Oi? É isso? Acabou? Deve ter páginas faltando... O.O" Decepcionante...muito decepcionante =(

    ResponderExcluir
  3. Oi, sei que estou um ano atrasado -.-' mas acabei de ler e compartilho do exato sentimento! Por falar em compartilho, vou fazer isso agora no face! ;)

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.