19 de novembro de 2015

INDICAÇÃO: O QUE APRENDEMOS COM OS GATOS - Paloma Diaz-Mas (Ed. Planeta)



Boa noite, gente!

Faz tempo que não tem post de indicação aqui no blog, e hoje vou indicar um dos livros de animais mais lindinhos que já li: O QUE APRENDEMOS COM OS GATOS da PALOMA DIAZ-MAS, lançamento da editora PLANETA.

O QUE APRENDEMOS COM OS GATOS
PALOMA DIAZ-MAS
Editora: PLANETA              
Ano: 2015
Nº págs: 144
Gênero: Drama

SINOPSE: Os gatos – pensa a autora deste livro – têm muito a nos ensinar, mas para isso é necessário que estejamos atentos e dispostos a aprender. São carinhosos, mas jamais submissos, e por isso nos ensinam a pactuar nossa convivência a cada dia; são crédulos, mas só quando sabemos conquistá-los aos poucos, exercitando a virtude da paciência; são domésticos e independentes, como feras aclimatadas ao nosso habitat.  Achamos que são indefesos, mas, na realidade, são muito mais preparados para sobreviver do que a gente. Sob sua pele sedosa se ocultam garras de fera e um corpo atlético invejável. E, quando os vemos brincar, exibindo sua magnífica forma física, ou dormir placidamente em nossa poltrona favorita (sim, essa poltrona onde os gatos nunca nos deixam se sentar) invejamos também sua capacidade de viver intensamente esse instante; sem se atormentar, como nós fazemos, com um passado que não existe mais e um futuro que talvez não chegue.

Como amo demais esses bichanos, não poderia ficar sem ler esse livro, mas já estava preparada para um final triste e arrebatador, como acontece em 90% dos livros com animais, afinal, essas histórias sempre relatam o ciclo da vida deles. Porém, PALOMA me surpreendeu logo de cara. A história mal começou e eu já estava me debulhando em lágrimas, isso porque o livro trás as memórias de um dono sobre seu precioso felino, e muitas dessas lembranças partem nosso coração. Porém, ao mesmo tempo, elas nos levam a compreender o comportamento e atitudes dos gatos, animais que sempre são surpreendentes e encantadores. Tenho uma gata e me identifiquei muito com o que foi relatado no livro. Muitas vezes parecia que era de minha Safira que estavam falando.


O QUE APRENDEMOS COM OS GATOS foi uma leitura revigorante, que apesar das passagens tristes, revelou muito sobre esses felinos tão carismáticos e lindos. Uma leitura que recomendo de olhos fechados, mas com post it do lado, pois são necessárias diversas marcações. Leiam!


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Adorei a indicação, Mari! O livro parece ótimo! E eu amo gatos <3

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mari!
    Amo livros com bichinhos, eles nos ensinam de várias formas.
    “Sem a música, a vida seria um erro.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.