7 de outubro de 2015

RESENHA: TUDO E TODAS AS COISAS - Nicola Yoon (Ed. Novo Conceito)



Olá, pessoal.

Essa semana tomei uma decisão importante sobre minhas leituras: decidi parar de ler livros voltados para o público jovem. Parei pra dar uma olhada nos meus livros e percebi que tenho uma coleção muito grande voltada a esse público, público que agora, aos 30, não faço mais parte. Mas o que me levou mesmo a tomar a decisão é que tenho muitos livros que gostaria de ler e que representam algo mais significativo para mim, como os clássicos e meus policiais, claro. Minutos depois de tomada essa decisão, chegou aqui em casa a prova de TUDO E TODAS AS COISAS, e sim, eu tive que ler. Sacrifício? Nenhum! Simplesmente amei o livro e o romance em suas páginas. Então, mais uma vez me rendi aos livros para jovens e me deliciei com esse futuro lançamento da NOVO CONCEITO que vai deixar muita gente de coração apertadinho!

Tudo e todas as coisasTUDO E TODAS AS COISAS
NICOLA YOON
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2015
Nº págs: 304
Gênero: Drama, Romance

SINOPSE: "Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa nunca sai em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostuma com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."

A primeira página do livro já me conquistou completamente! Isso porque a protagonista se mostra uma viciada em livros (tem como não amar logo de cara?). Em seguida ela já começa a falar de sua doença, que a impede de sair de casa e de ter uma vida normal. Ela usa um tom de humor, mas sério, meu coração já partiu nesse instante. Foi difícil imaginar a vida de uma adolescente de 17 anos dessa forma: trancada, sem amigos, sem contato com o mundo exterior, e sempre temendo morrer.

Conforme prossegui na leitura, senti falta de mais informações sobre essa rara doença, mas Mad me cativou de um jeito tão singular, que acabei não dando bola. Quando Ollie, o novo e gatíssimo vizinho entrou em cena então... Aí nem lembrei que ela era doente. Bem, mentira, isso foi impossível de esquecer, mas me senti regredindo no tempo e torcendo de forma enlouquecida pelo casal. Aliás, acho que nunca fiquei tão surtada a espera de um beijo. Ok, eu sei, todo livro voltado a esse público tem beijo, mas esse foi diferente, só quem ler vai entender o sabor especial que ele teve.

É a partir disso que o livro se intensifica e que tudo começa a desmoronar. Mas é desmoronar mesmo! Eu torcia para que o garoto fosse a cura, mas ao mesmo tempo sabia que era impossível que o amor curasse uma doença grave como a dela; eu não queria chegar ao final, pois diante tudo que estava acontecendo, só poderia ter um final trágico; também não queria continuar lendo, pois as atitudes da mãe de Mad ora me irritavam, ora faziam com que eu a compreendesse. Ou seja, o livro me fez rir, torcer, vibrar, desesperar, chorar, e, por fim, surtar de raiva!

Sim, TUDO E TODAS AS COISAS é excelente por isso, porque nos leva a um misto de sensações e reações. É aquele tipo de livro que a gente não imagina que terá uma reviravolta, e tem! E é surpreendente! É maquiavélica, na verdade. Fiquei ASSOMBRADA com o desvendar de tudo. Foi um desfecho muito triste, que partiu meu coração de dó de todos os envolvidos, porque é possível compreender muitos lados de uma mesma história, mas não deixou de ser revoltante. Senti raiva, desprezo, tristeza, empatia... Tudo!


Bem quando decido parar de ler livros voltados ao público jovem, deparo-me com um que me faz vibrar! TUDO E TODAS AS COISAS deveria se chamar Tudo, Todas as Coisas e Todos os Sentimentos, porque é impossível ficar indiferente a qualquer sentimento que o ser humano possa ter durante a leitura desse livro. Uma montanha-russa de emoções, é isso que esse magnífico livro é. Leiam, leiam, leiam! <3




Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Mari, esse livro me lembro um episódio do House! Vc gosta de House? Se sim, creio que já viu esse episódio... O quase fim é o melhor!
    Beeeeeijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, a premissa e bem instigante e sua resenha me deixou bem curioso, Mari! Realmente deve ser um livro sensacional!

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Mari!
    Tem coisas que são maiores que nossas decisões...kkkkk
    E fico feliz que tenha chegado esse livro para jovens e para adultos também, afinal me parece um sick lit bem escrito e com grandes reviravoltas.
    Vou aguardar o meu para leitura.
    “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”(Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  4. Se é Novo Conceito, não duvido que seja ótimo! Adorei a resenha e já quero o meu.

    Conheça meu blog
    virandoamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. amo demais personagens que assim como nós, é apaixonada por livros, já até fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari,
    Só posso dizer que estou imensamente feliz de que não tenha renunciado as leituras jovens, por mais que mudemos de fases no decorrer da vida, sempre há um momento em que precisamos ler algo que nos faça voltar no tempo e encantar. Mas te entendo muito bem. Esse ano estou mais nos romances...ai leio muitos seguidos e penso...opa preciso de algo diferente e assim vou. Mas já estou ansiosa por esse livro que te fez viver tantos sentimentos.

    Beijos Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Mari, Tudo, Todas as Coisas e Todos os Sentimentos seria um título perfeito. Mas, sobre a história foi realmente surpreendente, um misto de sensações e moções durante toda a leitura a autora consegue nos surpreender de uma forma bem profunda e reflexiva. Gostei bastante!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.