14 de outubro de 2015

RESENHA: OS FILHOS DE ANANSI - Neil Gaiman (Ed. Intrínseca)



Boa noite, gente!

Ontem vocês conferiram resenha da INTRÍNSECA e hoje tem mais resenha da editora. A de hoje é OS FILHOS DE ANANSI do NEIL GAIMAN.

Os Filhos de Anansi OS FILHOS DE ANANSI
NEIL GAIMAN
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2015
Nº págs: 328
Gênero: Drama, Humor, Fantasia

SINOPSE: Charlie Nancy tem uma vida pacata e um emprego entediante em Londres. A pedido da noiva, ele concorda em convidar o pai para seu casamento e fazer uma tentativa de reaproximação, já que há vinte anos os dois não se falam. Enquanto isso, no palco de um karaokê na Flórida, o pai de Charlie tem um ataque cardíaco fulminante. A viagem de Charlie até os Estados Unidos para o funeral acaba se tornando a jornada de uma nova vida. Charlie não tinha ideia de que o pai era um deus. Menos ainda de que ele próprio tinha um irmão. Agora sua vida vai ficar mais interessante... e bem mais perigosa. Embrenhando-se no território de lendas e deuses pagãos, a poderosa narrativa de Neil Gaiman leva o leitor a mergulhar nessa história fantástica e bem-humorada sobre relações familiares, profecias terríveis, divindades vingativas e aves muito malignas.

Preciso começar essa resenha dizendo que não sabia nada sobre esse livro. Apenas solicitei-o por ser do GAIMAN e por já ter lido outras obras do autor que muito me agradaram, mas não, não fazia ideia do quão diferente esse livro seria e do quanto arrancaria profundas risadas, mas foi esse o exato efeito de OS FILHOS DE ANANSI sobre mim.

O começo já me prendeu em sua teia (com o perdão do trocadilho). Assim que Charlie foi ao enterro do pai e lá fez algo inusitado, caí na gargalhada. Eu sei, uma cena de enterro não é algo para se dar risada, mas duvido que alguém vai conseguir segurar o riso diante da magnífica cena que GAIMAN criou para seu protagonista, que é, digamos, um tanto quanto boboca em algumas (muitas) situações.

É nesse enterro que ele descobre que tem um irmão, que lhe foi escondido durante toda a vida, e que seu pai era um deus-aranha. Pronto, está construída uma fábula divertidíssima e bastante confusa em alguns momentos. Charlie foi um personagem que começou a obra de forma tão apagada que quando seu irmão surgiu, roubou os holofotes e fez com que Charlie fosse relegado ao personagem que apenas sentimos pena. Já seu irmão, Spider (saca o nome!), é audacioso, voraz, divertido, alegre, canastrão, cafajeste e, justamente por causa de todos esses adjetivos, encantador.

Além de trazer elementos brilhantes no enredo, como a rixa dos irmãos, já que Spider herdou toda a divindade do pai, a própria divindade e a história envolvendo aranhas, GAIMAN usou de um artifício que muito me conquistou: o mistério e o envolvimento da polícia. Por causa de uma atitude, que a princípio pareceu estupenda, por parte de Spider, Charlie fica na mira da polícia, o que deu um gás na leitura e me deixou cada vez mais curiosa, afinal, ora eu morria de dó dele e ora de raiva por ele ser tão bobo. Mas o mais engraçado é que eu adorava as passagens com o perversinho Spider, rs. OS FILHOS DE ANANSI é aquele tipo de livro em que outro personagem rouba a cena do principal e faz com que tenhamos apenas simpatia por ele, enquanto morremos de adoração pelo outro, afinal, se não fosse Spider, cadê livro? Cadê humor?

Fato é que tirando a comicidade da obra, em muitos momentos OS FILHOS DE ANANSI é confuso e até bizarro, e acredito que esse foi um dos pontos altos do livro, pois o nó que GAIMAN vai dando em nossa cabeça é algo magnífico e nos encoraja a cada vez mais mergulhar nesse universo tão maluco e cheio dos mais diversos elementos que ele criou.


OS FILHOS DE ANANSI foi uma leitura divertidíssima e um dos livros do GAIMAN de que mais gostei, provavelmente por ter sido tão diferente de tudo que eu pensava encontrar. Se recomendo? Óbvio! 


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Confuso e bizarro são sinônimos de Neil Gaiman, e talvez por isso nós o amemos tanto! Ainda não li esse livro, mas está certamente na minha lista!

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nada do Neil Gaiman, mas Os Filhos de Anansi e outros livros seus já estão na minha lista de leitura! Adorei a sua resenha sobre esse livro! Adoro todos esses pontos mostrados por vc em um livro.

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O Oceano no Fim do Caminho do autor achei espetacular, e tenho Os Filhos de Anansi na estante esperando para ser lido.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari
    Olha não sei porque não gosto do Neil, nas espero mudar isso em breve. Quem sabe eu arrisque ler esse. Afinal amo livro q me faz rir. Beijos Elis.

    ResponderExcluir
  5. Mari!
    Confesso que lendo apenas a sinopse, nem dá para imaginar que o livro seja hilário, achei que era mais fantasia.
    E como gosto do autor, gostaria de ler esse livro.
    “Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios.”(Dinamor)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  6. to bem curiosa com esse livro, desde o lançamento pois gosto bastante dos livros do autor.

    ResponderExcluir
  7. to bem curiosa com esse livro, desde o lançamento pois gosto bastante dos livros do autor.

    ResponderExcluir
  8. Mari, nunca li nada do Neil Gaiman, e a história de Os Filhos de Anansi não me conquistou. Na verdade, me impressionei com a cena das gargalhadas no enterro e com as cenas relacionadas as aranhas, mas, no geral, surgiu um ódio dentro de mim voltado para os personagens. Babacas, apenas.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.