26 de outubro de 2015

RESENHA: NÊMESIS - Agatha Christie (Ed. L&PM)



Boa tarde, pessoal!

Quando a semana começa é dia de...? Sim! SEGUNDAS L&PM! \o/ E é dia de AGATHA CHRISTIE também! E hoje foi falar de NÊMESIS, protagonizado pela querida Miss Marple.

NêmesisNÊMESIS
AGATHA CHRISTIE
Série: Miss Marple
Editora: L&PM              
Ano: 2015
Nº págs: 304
Gênero: Policial

SINOPSE: Após receber uma estranha carta dos advogados de seu falecido amigo Jason Rafiel, Miss Jane Marple acaba sendo convocada para uma enigmática missão, sobre a qual aparentemente não tem qualquer informação. Poderia um morto conduzir uma investigação? Jane Marple terá de seguir as pistas mais obscuras para desvendar este intrigante mistério. Último livro de Agatha Christie protagonizado por Miss Marple, Nêmesis, publicado em 1971, traz de volta a figura do sr. Rafiel, um excêntrico homem de negócios que se aliara à simpática velhinha para resolver um crime em Mistério no Caribe. Surpreendente e perspicaz, Nêmesis fecha com chave de ouro o conjunto dos romances protagonizados pela astuta senhora.

Minha relação com NÊMESIS vem de longe, e esse é mais um livro da AGATHA que foi inesquecível em minha vida de leitora. Não, não o foi por seu enredo incrível, nem pelo crime, nem pelas descobertas. Esse livro me marcou porque foi o primeiro e único livro da autora que pensei em abandonar.

É, eu já senti vontade de deixar AGATHA de lado! Mas explico: a imensa maioria dos livros dela começa com algum tipo de crime: assassinato, roubo, que seja, sempre somos colocados frente ao crime e passamos as demais páginas tentando desvendá-lo. NÊMESIS foge por completo a essa regra, e só vai acontecer alguma coisa após a metade do livro. Então, no auge da minha adolescência, em que tinha verdadeira idolatria por essa mulher (continuo tendo), fiquei decepcionada por ver que lia, lia, lia e NUNCA chegava ao crime! Lembro até hoje que quando cheguei a um determinado ponto do livro pensei “vou ler só mais esse capítulo, se não acontecer nada, vou abandonar.” E parece que minhas palavras surtiram efeito, pois justo nesse capítulo aconteceu algo que me assombrou e me fez passar a ler o livro de forma ávida. Ao final, elegi NÊMESIS como um de meus favoritos da vida.

Lembrando dessa história, ao pegar NÊMESIS pra reler tantos anos depois, queria ver se minha reação seria a mesma, a de achar o começo enfadonho porque não acontecia uma morte logo. Eis que dessa vez minha visão foi completamente diferente e compreendi as razões de tê-lo achado um tanto quanto maçante da outra vez que o li. É que NÊMESIS traz de volta alguns personagens do livro MISTÉRIO NO CARIBE, e muito do que acontece no enredo relembra passagens da viagem da Marple, dos conhecidos do navio, do crime que foi cometido, etc. Então foi por isso que da primeira vez achei NÊMESIS tão monótono no início, pois ainda não havia lido MISTÉRIO NO CARIBE e não compreendia as referências. Por sorte, dessa vez foi completamente diferente, pois faz pouco tempo que li MISTÉRIO NO CARIBE e postei a resenha para vocês, portanto, tudo estava bem fresquinho na minha memória, e isso fez com que essa releitura tivesse um sabor bastante diferente e especial <3.

Aqui temos Jane Marple mais uma vez em ação. Sua missão é desvendar os mistérios deixados a ela por Rafiel, personagem de MISTÉRIO NO CARIBE, que é um homem riquíssimo e de inteligência ímpar. Sem pistas, Marple mergulha no que ela acredita que Rafiel queria que ela desvendasse e nos leva a uma incrível jornada em busca de descobrir mais um assassino.


O final de NÊMESIS é brilhante e surpreendente. Como todo o livro é. Não nego, é preciso um pouquinho mais de paciência com ele, afinal, não tem o ritmo acelerado de muitas das obras da AGATHA e a sensação de que algumas passagens são dispensáveis pairam em vários momentos, porém, garanto que com o final isso tudo será esquecido e que a satisfação será garantida! Leiam MISTÉRIO NO CARIBE e logo após NÊMESIS. Diversão pura! 


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Mari, gostei da proposta da Agatha Christie neste livro. Isso mostra a capacidade de reinvenção e inovação da autora, o que pode desagradar alguns fãs, mas pensando pelo lado crítico, é muito bom. Nêmesis conseguiu me chamar a atenção por esse quesito inovado e como não poderia ser melhor, um final entusiasmático.

    ResponderExcluir
  2. Mari!
    Essa é a grande vantagem em reler um livro anos depois, porque nossa visão é diferenciada e aqui no caso, agora você já tinha lido a que se referia o início deste, ficou muito mais esclarecedor...
    “Temos a arte para não morrer da verdade.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari,
    Realmente agora fiquei aqui pensando, como é maravilhoso te ler, se eu não tivesse lido essa resenha, jamais saberia isso. E como li mistério no caribe, creio que será perfeito quando eu ler esse. No entanto como você de repente terei de realizar uma releitura para me situar.

    Obrigada pela dica....\o/....beijos elis

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. preciso desesperadamente ler esse livro, só li um da autora e quero me aventurar mais nos seus livros.

    ResponderExcluir
  5. Eita que Agatha arrasa viu! Preciso ler os livros dela urgentemente! E o que falar Miss Marple? Essa senhora que ainda não fui apresentado, mas já considero-a pakas! Ela deve ser muito legal!

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com (TÁ ROLANDO SORTEIO)

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esse livro da Agatha e, confesso que a Miss Marple não me chama tanta atenção como Poirot. Esse ritmo mais lento acredito que não vá ser problema, e antes de ler esse vou ler o Mistério no Caribe para entender as referências.

    ResponderExcluir
  7. Não li esse livro da Agatha e nem Mistérios no Caribe. Aliás, são tantos livros dela que não li quase nada, apesar de gostar bastante das histórias da rainha do crime.
    É bom poder ter uma nova visão de uma leitura para apagar a má impressão da primeira vez. No final das contas você acabou gostando de todo o livro, né?
    Quero ler esse livro com certeza. Depois de ler Mistérios no Caribe. rs.

    bjs.

    ResponderExcluir
  8. Hello!
    Não conhecia esse livro Nêmesis da Agatha Christie, eu ainda to começando a ler os livros dela que são mtos, hehe.
    Realmente esse livro foge do convencional e ter um crime apenas no meio do livro nos deixa apreensivos e nos sentimos enrolados. Bom saber que o livro é um dos seus preferidos e que apesar de todo o sufoco vc foi em frente, hehe.. Eu já abandonei livros, talvez nao seja o melhor a fazer, pq o final pode ser bombante e tudo começar a fazer sentido.
    Ainda bem que vocÊ já deu a dica e vou ler Mistério no Caribe antes e depois Nêmesis.
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Mari, nunca li nada da Agatha (apesar de ter um dos livros dela em casa: E não sobrou nenhum), mas sei da imensa fama que ela tem. Com certeza pretendo ler algo dela em breve. Olha, eu acho que talvez por não ter tido esse contato com a escrita da autora eu não ia ficar esperando algo acontecer logo no começo, mas provavelmente ficaria bem chateada por não acontecer algo de uma vez. Eu tenho meio que um "trato" comigo mesma de ler livros até a página 100 e daí em diante decido se lerei de acordo com o que ele está me fazendo sentir até o momento.
    Enfim, é muito bom isso de reler o livro um tempo depois e mudar a opinião sobre ele. Bom que você tenha gostado depois de ter quase abandonado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho muita vontade, tanto pela autora quanto pelo gênero, de ler algo da Agatha Christie, que é tão bem falada sempre, mas nunca li, acredita? Espero que eu consiga. As vezes tenho problema com a introdução dos livros, que é, por vezes, um pouco lenta, mas já tô acostumada a superar isso quando o livro realmente vale a pena. Espero que esse seja o caso, e adorei a resenha ( e tô participando do sorteio agora.) Beijinhos!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.