2 de outubro de 2015

RESENHA: DESPERTAR - Meg Cabot (Ed. Galera Record)



Boa noite, pessoal!

Hoje vim falar do último volume de uma trilogia que adoro: DESPERTAR, da série ABANDONO da MEG CABOT, lançado pela GALERA RECORD.

DespertarDESPERTAR (vol.3)
MEG CABOT
Série: Abandono 
Editora: GALERA RECORD              
Ano: 2015
Nº págs: 320
Gênero: Sobrenatural


SINOPSE: Em Despertar, a protagonista Pierce Oliviera, agora namorada do Senhor da Morte, John Hayden, precisa lidar mais uma vez com as terríveis Fúrias, quando estas descobrem que ele quebrou uma de suas regras mais severas: ressuscitar uma alma humana. Se o equilíbrio entre vida e morte não for restaurado, tanto o Mundo Inferior quanto o lar de Pierce serão destruídos. Mas há uma forma de consertar tudo: alguém precisa morrer.


Como vocês sabem, sou fãnzoca da MEG e adoro TUDO o que essa mulher escreve. Essa série me conquistou desde o primeiro livro e, para mim, fechou de forma formidável <3. Ok, admito, apesar de ter em enredo voltado para mitologia e falar sobre Hades e Perséfones, a trilogia não é nenhum PERCY JACKSON. Quem leu as duas séries sabe que há grande diferença, principalmente no quesito da narrativa, já que RIORDAN trabalha de forma mais profunda nos elementos mitológicos e na história, enquanto que MEG opta mais por dar um tom de humor a obra, e é exatamente esse tom debochado de Pierce, a protagonista, que me cativou.

No segundo livro Perce me irritou um pouco por não fazer tanto mimimi, sim, é surpreendente que eu tenha sentido falta disso, mas senti. Senti falta de a protagonista fazer um cu doce para John e para as mentiras dele, senti falta de ela ao menos fingir que estava aborrecida. Porém, nesse fechamento, Pierce permaneceu a mesma garota prática que se mostrou em INFERNO, o que me assustou em alguns momentos, pois não sabia se era praticidade ou frieza. Sério, teve um momento que pensei que ela iria chorar e se esgoelar, porque eu mesma quase fiz isso, mas não, ela se manteve firme e forte em seus objetivos e apenas lamentou o ocorrido. SURTEI! Apesar disso, ela voltou a me conquistar, pois finalmente percebi que esse era seu jeito e que ela é do tipo que contorna situações e vai em busca de resoluções porque sabe que ficar lamentando não vai levá-la a lugar algum.

Em relação a John, achei que a participação dele foi um tanto reduzida nesse volume, mas a maioria do que foi apresentado sobre o personagem me agradou. Porém, o que mais gostei foram os diálogos com Pierce. Esse casal é implacável! <3

Aquela coisa de MEG deixar os personagens pairando no ar continuou nesse volume, e não nego que fiquei chateada. Reclamei disso desde o primeiro volume da série, mas relevei, afinal, havia tempo para se voltar a eles; mas agora acabou. Não há tempo e não há volta, portanto, teve um monte de gente ali que não ganhou o espaço merecido e ficou praticamente relegado ao limbo, ou seja, poderia nem ter aparecido, pois fez menos efeito que um figurante no filme O SENHOR DOS ANÉIS.


Apesar dessas críticas, gostei de como MEG fechou a série. Gostei da relação de Pierce e John, gostei de todo humor que esse volume teve e de algumas resoluções que foram finalmente esclarecidas. No mais, é MEG, gente, e eu não consigo dizer que não gostei, no máximo digo que achei mediano, como o segundo livro. Mas esse, apesar de algumas coisinhas que me incomodaram aqui e ali, gostei de verdade. 4 estrelas para esse fechamento J


Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Mari!
    Livros da Meg nem tem como não gostar...mesmo que não sejam perfeitos, causam efeito de satisfação ao ler.
    Gostei de ver a mitologia envolvida e se faz rir, já tá valendo.
    Bom saber que gostou do final da série, mesmo com suas pequenas observações contrárias.
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.”(Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari,
    Você e a Meg. É que nem eu e a Nora. Lendo suas palavras esse seria um livro que eu deixaria bem mais pra frente. Esses pontos q mencionou me irritam em leituras kkkk...mas
    Quem saber um dia. Bjos Elis.
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nd da Meg Cabot, maa ja mts comentarios positivos aos livros dela (e negativos tambem! [muitos]). Não sei se eu leria essa trilogia, mas como envolve mitologia (<3) talvez eu dê uma chancezinha algum dia, quem sabe...
    Abraço!

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi! Me interessei por esse por causa da sua descrição da personagem eu gosto muito quando elas agem friamente e que não fica se lamuriando pelos cantos, mas entendo o seu ponto de vista, as vezes parece que o personagem é vazio, sem personalidade, mas acho que marca registrada dela pode ser essa, a sua facilidade de contornar as coisas. Mesmo que não goste muito de mitologia parece que essa série vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  5. Mari, eu não conhecia este lado mais sobrenatural da Meg Cabot, mas confesso que gostei bastante. Segundo seus comentários sobre a falta de mimimi do segundo livro, não curti, pois cu doce é extremante irritante para mim, mas respeito. Enfim, esse terceiro livro me encantou pela forma debochada da personagem e sua forma de como lidar com as coisas. Não é ma leitura muito esperada. Mas, gostei.

    ResponderExcluir
  6. nunca li nada da Meg Cabot e por isso fiquei bem curiosa para ler esse livro, fora que o tema me interessou muito, espero gostar do livro.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.