24 de setembro de 2015

RESENHA: ZULU - Caryl Férey (Ed. Vestígio)



Boa noite, pessoal!

Hoje vou falar de um livro que estava comigo há um tempão e que estava difícil de encaixar nas leituras, pois estava com muita coisa atrasada. Estou falando de ZULU do CARYL FÉREY, lançado pela minha querida VESTÍGIO.

ZuluZULU
CARYL FÉREY
Editora: VESTÍGIO              
Ano: 2015
Nº págs: 304
Gênero: Policial

SINOPSE: Quando criança, Ali Neuman fugiu de sua terra natal para escapar das milícias do Inkatha, em guerra com o partido rival, o Congresso Nacional Africano. Ele e sua mãe foram os únicos membros da família a sobreviver àqueles anos de terror, e Ali carrega traumas, emocionais e físicos, que não compartilha com ninguém. Hoje chefe da polícia criminal de Cape Town, vitrine da África do Sul, Neuman tem que lidar com dois terríveis flagelos que assolam a primeira democracia da África: a violência e a AIDS. Seu trabalho se complica quando a filha de um ex-campeão mundial de rugby da elite branca é encontrada brutalmente assassinada, com vestígios de uma droga desconhecida no sangue. Ali Neuman, Dan Fletcher – o jovem braço direito do capitão zulu –, e o turbulento tenente Brian Epkeen parecem andar em círculos na investigação, seguindo uma pista falsa após a outra, enquanto a carnificina se intensifica. Ainda que o apartheid tenha sido extirpado da cena política, velhos inimigos continuam agindo à sombra da reconciliação nacional. Carregado de violência e desvelado por um texto primoroso e premiado, Zulu é um raio-x estarrecedor da realidade criminal de uma nação marcada por desigualdades e contradições.

Quando a VESTÍGIO me mandou a prova do livro, fiquei alucinada, mas tinha tanta coisa atrasada que não consegui lê-lo antes de a cópia oficial pronta. Assim que ela ficou pronta eles me enviaram, e mais uma vez os atrasos me impediram de lê-lo de imediato. Nessa segunda, finalmente, consegui me dedicar à leitura desse livro, e meu Deus, que livro!

Por ser um lançamento da VESTÍGIO, mergulhei em ZULU achando que teria mais um excelente livro policial, mas me surpreendi de forma magnífica ao ver que tinha uma verdadeira joia em mãos, pois não temos apenas uma excelente história policial se desenvolvendo nas páginas, mas também a triste história de vida de cada um dos personagens, e isso foi algo realmente enriquecedor na obra.

Claro que como fã de livros policiais eu adorei acompanhar os mistérios que circundaram a investigação, mas sou obrigada a confessar que todos os outros elementos conseguiram me cativar mais que esse, isso porque a ambientação na África do Sul é descrita de forma soberba e assustadora. FÉREY mergulhou no mundo da política, das drogas, do tráfico, do preconceito, das doenças, das religiões, das gangues e da vingança para elaborar seu enredo que traz uma riqueza de detalhes muito grande e também uma tristeza muito profunda. Muito do que foi exposto me indignou e revoltou. Foram verdadeiras bofetadas de realidade!

Poucas foram às vezes em que um livro policial conseguiu mexer com meu emocional, mas esse conseguiu, principalmente no que concerne à vida dos investigadores e seus passados. Cada um deles possuiu uma carga emocional tremendamente pesada e que choca o leitor com algumas revelações, ao menos me senti assim em muitas situações descritas. Já os diálogos... Praticamente todos são ácidos e ferrenhos, do tipo que nos deixam desgostosos com as falas, tão intensas, chocantes e provocantes. Porém, tais características também cabem aos personagens, então vocês já podem imaginar a enorme qualidade do que vão encontrar nas páginas.

Como sou curiosa, assim que terminei o livro fui assistir ao filme, e sou obrigada a reconhecer que a adaptação passou longe de provocar o mesmo e intenso torpor que o livro. Não que ela não seja boa, de fato é, e confesso até ter chorado em algumas partes sobre a vida pessoal dos protagonistas, contudo, ela deu uma amenizada muito brusca no quesito da violência e banho de sangue que o livro apresentou. No livro tudo foi mais intenso, mais palatável com a realidade que o autor apresentou sobre a África do Sul, enquanto que no filme muito do que tornava a obra mais verossímil ficou de fora. Apesar disso, recomendo as duas mídias, é sempre bom fazer a comparação entre elas.


Sobre a edição da VESTÍGIO, sou suspeita para falar, pois vocês sabem que adoro a editora, mas continuo preferindo os livros da forma de antigamente, com aquele padrão de capa em P&B. Adoro aquelas capas e não gostei tanto assim da mudança, e também não gostei de termos a arte do filme na capa do livro. ZULU é um livro grandioso que merecia uma capa à altura! Mas o importante é o conteúdo, e isso o livro tem de sobra! Entrem em choque com essa leitura nua e cruel da realidade.


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Não tinha houvido falar desse livro, mas ja entrou nos desejados (mds, essa lista n vai parar de crescer? '-'). Adoro tramas de suspense misturado com um toque de tristeza e sofrimento :)

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O livro me parece muito tenso e maravilhoso ao mesmo tempo. Enfim, quero lê-lo e quero poder voltar nessa resenha e comparar com a sua opinião. Adoro tudo que tenha um pouco ou muito da realidade, e acho que esse livro vai me fazer mudar de alguns pontos de vista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Mari!
    Nossa! Um policial que se passa na África é algo inédito para mim.
    E como gosto do lado psicológico dos livros, saber que a vida dos policiais será exposta, é mais um estímulo para pode ler o livro.
    “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.”(Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  4. O mergulho em diferentes esferas e se passar na África do Sul me chamou atenção, mesmo sendo um policial.
    O filme sempre decepciona em relação ao livro, também acho que o livro merecia capa própria.
    Abraços

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  5. OI! É muito interessante quando o livro traz uma realidade crua e assustadora de tão fiel aos fatos. Gosto de livros policiais, mas me anima saber que nesse livro não terá apenas isso, que os personagens terão seu espaço reservado para mostrar quem realmente são, com toda a intensidade necessária. Achei interessante a trama, nunca li nada que falasse sobre a África do Sul e os problemas enfrentados pela nação.

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari,
    Tenho um outro problema. Tu que leio que mostra uma realidade nua e crua, não me atinge e me sinto mal com isso. Como posso ler uma aventura e chorar se o cão que não é real quase morre. E quando leio algo chocante não dou muita bola. Digo me sinto fria. Sabe qdo vemos o jornal e mudamos de uma tragédia para a notícia de esportes sem nos abalarmos? É assim na literatura pra mim. Até livros auto biográficos não mexem comigo. Só me causam impacto se passei algo próximo do q é apresentado. Complicado. Mas olha gostei da resenha e quem sabe uma hora ele pinta na minha casa e eu leia. Há não gostei da capa...kkk...beijos Elis.
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mari
    Não tinha muito interesse neste livro, mas fiquei até curiosa agora. Parece ser bem a premissa que gosto. E ter outros elementos que te conquistaram mais que a investigação me instigou mais. Eu adoro livros policiais, e quando tem algo para complementar, melhor ainda.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Realmente, esse livro me pareceu soberbo! Não só por ser um livro policial, nem por ser da Vestígio, mas confesso que essas duas características foram as que me chamaram atenção logo de cara. Porém, depois de ler a tua resenha, percebi a grandiosa ambientação e pesquisa que o autor realizou para construir sua trama, e eu valorizo demais todo esse esforço o cuidado com o leitor. Além disso, acompanhar a vida de cada personagem realmente enriquece a trama, nos faz ficar ainda mais conectados com o livro!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.