16 de setembro de 2015

RESENHA: NÃO OLHE PRA TRÁS - S.B. Hayes (Ed. Bertrand Brasil)



Boa noite mais uma vez J

Hoje estou VENENOSA e voltei para falar mal de mais um livro: NÃO OLHE PARA TRÁS da S.B. HAYES lançado pela BERTRAND BRASIL.

Não Olhe para TrásNÃO OLHE PARA TRÁS
S.B. HAYES
Editora: BERTRAND BRASIL             
Ano: 2015
Nº págs: 322
Gênero: Thriller, Romance

SINOPSE: Desde a infância, Sinead é compelida a cumprir uma promessa a seu manipulador irmão Patrick: a de que sempre seguirá os passos dele. Quando ele desaparece misteriosamente, ela então se vê obrigada a procurá-lo. As dicas que Patrick parece deixar sobre o seu paradeiro levam-na à Casa Benedict, um lugar onde o tempo não tem sentido — onde um segundo parece durar uma eternidade. Lá, ela conhece James, que está em busca de respostas sobre o seu passado, e por quem se apaixona. Juntos, os dois descobrirão verdades terríveis que irão testá-los até o limite. Apesar de seu novo amor, Sinead permanece aflita por Patrick e acredita que ele, de alguma forma, seu irmão está por perto e a observa. E ela não conseguirá descansar até encontrá-lo.

Não nego, a capa de NÃO OLHE PARA TRÁS é divina, mas não foi o motivo pelo qual solicitei o livro. A verdadeira razão de ter feito a solicitação foi por ter IDOLATRADO o primeiro livro da autora, CORAÇÃO ENVENENADO, que achei soberbo! Diante de uma experiência tão significativa, claro que eu queria engolir o segundo livro da HAYES, mas a sensação que tive ao terminar foi a de terem me tirado do paraíso e me jogado direto ao inferno. Não estou exagerando, juro!

Se em CORAÇÃO ENVENENADO a autora me conquistou por seu joguete de gêneros textuais, aqui ela me aborreceu por colocar romance demais no livro, deixando ele excessivamente meloso e chato!

O começo foi fantástico, fiquei presa na leitura e emputecida com a forma como a mãe de Sinead, a protagonista, a tratava. A relação de Sinead com seu irmão, Patrick, foi outro fator que me prendeu muito a atenção, afinal, essa relação fraterna parecia um tanto doentia e cheia de dependências, e pensei que com o desenvolver do livro eu teria muitas respostas para essa relação. O que não aconteceu. Mas vamos por partes...

Patrick, que é um completo surtado, amalucado e um cara boçal, some e Sinead vai atrás dele, sem poder pensar se quer ou não fazer isso, afinal, a mãe a obriga e o considera um filhinho frágil, doente, coitadinho e blá, blá, blá. Então ela começa a procurar por pistas que a levam ao irmão e a uma misteriosa casa, uma casa que esconde muitos e muitos segredos. Ok. Isso é tudo que vou contar sobre o enredo. O motivo? Porque o enredo é realmente interessante, o que tornou o livro péssimo foram TODOS os personagens idiotas que existem e o excesso de romance em um livro que tinha tudo para ser magnificamente sombrio.

Sinead é aquele tipo de protagonista que não me conquista jamais. Tem um melhor amigo que morre de amores por ela, sabe disso, e abusa. Ela não solta o rapaz para ser livre e não o prende de vez, o que causou uma irritação tremenda durante a leitura. Com a sua mãe foi pior, já que ela permite que ela a faça de gato e sapato, fale o que bem quer e não a enfrente nunca. Mas a relação com o irmão... Afff! Que doente! E pior, com uma explicação ridícula que não convence ninguém. Assim como a explicação pela mãe a tratar da forma como a trata. Aliás, estou até agora sem acreditar que aquilo foi realmente uma explicação. Foi algo tão pobre que achei que em algum momento do livro teria mais. Mas chegou ao fim e NADA! Foi aquilo mesmo ¬¬.

O melhor amigo e Sinead, Harry, o apaixonado babaca, merecia levar uns socos. É o tipo de garoto que não existe! Nem na literatura! Por exemplo, ela se apaixona por outro cara, conta pra ele e ele diz: “tudo bem, estarei aqui te esperando quando você resolver voltar...” Livros, por favor, ensinem amor próprio aos jovens! Harry, querido, se você fosse meu conhecido eu lhe diria: “liga não, mulher é igual biscoito...” (Assim como diria o mesmo para qualquer menina que trate um cara como um rei e ele faça ela de bocó. Sim, amigas, homem também é igual biscoito, e biscoito passatempo, que é o mais comido... Bem, era na minha época). Enfim, voltando a resenha.

James, a paixonite de Sinead, é outro perturbado e melancólico. Que se apaixona a primeira vista, tem mil frases feitas sobre o amor e é tão melado que chega a arder a garganta. O casalzinho fez bem o tipo que odeio: se apaixonam com intensidade em um segundo e transformam tudo em pura melação e romance. Enquanto eu estava ali, firme e forte querendo desvendar os mistérios do enredo e das relações conturbadas dos personagens do livro, HAYES estava descrevendo beijos, abraços, olhares e sensações! Ah, faz favor! Era um enredo ótimo! Não tão brilhante quanto o primeiro livro dela, mas era muito interessante, mas simplesmente passou para um segundo plano para dar foco ao romancezinho dos dois adolescentes bizarros. Sem contar todas as incongruências do livro, que não vou ficar apontando aqui senão a resenha teria umas vinte páginas, mas uma delas: a guria simplesmente vai trabalhar de bom grado na casa sinistra, só porque pode ter pistas do irmão lá. Sei que a magia da coisa está na tal casa, mas a forma como ela foi parar lá e se convenceu a passar pelo período de experiência não me convenceram nadinha!

A mãe de Sinead é uma personagem que quando aparece temos vontade de esganar, mas é claro que esperei explicações mil para a relação das duas, afinal, em seu primeiro livro HAYES também abordou esse tipo de relação e foi assustadora em suas colocações, portanto, não almejei nada menos que isso, mas o que encontrei foi MUITO inferior. MUITO inferior mesmo! A relação foi parcamente explorada e não passou nem perto de ter todas as explicações devidas, muito menos tornou algo do que foi apresentado convincente.


Fiquei extremamente frustrada com NÃO OLHE PARA TRÁS, não apenas por ele ter tido tudo para apresentar um enredo de sucesso mas parecer ter se perdido, mas, principalmente, por ter amado o primeiro livro da autora e tê-lo em mais alta conta. Foi triste esperar tanto da HAYES e ver tão pouco. Infelizmente, esse também vai para a lista de NÃO RECOMENDO. 


Comente com o Facebook:

22 comentários:

  1. Nossa! Mary!
    A autora parece mesmo que perdeu a mão.
    Não li nada dela ainda, nem posso falar muito, apenas por seu comentário.
    Fato é que até adoro os romances, mas não sei se me prenderia as personagens...
    “Se queres prever o futuro, estuda o passado.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, o primeiro dela vale a pena. Se tiver oportunidade, confira!

      Bjs

      Excluir
  2. Nunca li nada da autora, mas a sinopse e a capa pega mais pro lado sombrio da trama, e não tanto para o romance, também me decepcionaria se fosse eu no seu lugar! Não costume ser muito crítica com a maioria dos livros, mas quando eles saem muito de tudo que foi montado e para pior, me chateiam. Enfim, outros melhores virão <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dri, pois é, a capa e a sinopse me levaram a outro lugar tb :( Foi uma leitura triste :(

      Bjs

      Excluir
  3. Oi, Mari
    Curtindo muito suas resenhas super sinceras...kkk Confesso que este livro nunca me chamou atenção, e agora muito menos. Acho que não leria pelos pontos negativos. Muito mela mela também não me agrada.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ODEIO essa babação de ovo. Piora quando o romance é instantâneo... ¬¬

      Bjs

      Excluir
  4. Adoro terror e thriller e tals, e esse tinha me chamado a atenção pela sinopse (sinopse engana tanto aff) mas agr n qro mais ler de jeito nenhum! Romance demais nesse tp de livro? NAM!

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Tb pensei em algo mais sombrio... Preciso de livros com menos amor, bem menos amor, rs.

      Excluir
  5. Oie
    Eu não lembrava do primeiro livro então fui ver sua resenha dele.E que decaida a escritora deu hein,parece que só tem personagem perturbado kk.E ninguém merece aquele excesso de melosidade que você acaba com diabete no final do livro.E esse Harry parece ser um babaca mor,deve dar uma vontade de dar uns tapas neles mesmo.Enfim eu não pretendo ler já que nem o primeiro livro me chamou atenção,E agora depois desse final aí sim que não leio.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le, se tiver oportunidade, leia o primeiro, sim, é realmente fantástico. Mas esse segundo... Pule sem dó, hahahaha.

      Bjs

      Excluir
  6. Confesso que essa capa me mete medo, então só esse fator contribuiria para eu não lê-lo, mas agora, diante da sua resenha e da sua não recomendação, eu não vou ler mesmo.
    Sinto que tenha sido uma experiência tão frustante, mas faz parte.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito frustrante! Fico super chateada quando leio livros tão ruins. É um tempo que se perde que não volta e que poderia ter sido dedicado a algo mais proveitoso :(

      Bjs

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi! Como é ruim ler um livro que não é bom, fica a sensação que tem algo entalado na sua garganta. Também achei que o livro fosse sinistro, que teria momentos que iriamos nos assustar sem saber o mistério de tudo aquilo, o porque o irmão dela sumiu e porque essa necessidade de persegui-lo. Tive a sensação que essa família é bizarra, quando li a resenha pensei logo: não vai dar pra entender nem a mãe nem a filha, muito menos o maluco do irmão. Sem contar nos rapazes que ficam atrás dela, acho que não sentira pena do amigo dela, eu iria querer bater nele, rs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari,
    Terrível se decepcionar com um livro de quem gostamos tanto numa primeira experiência. Já aconteceu comigo e bem prefiro pensar que a escritora estava num momento tenso ou ruim qdo concluiu a obra. Mas é triste passarmos por isso já q sempre o próximo será melhor e não pior. Bjos Elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito das tuas resenhas, exatamente porque tu coloca exatamente tuas opiniões reais, sem tentar fazer médias com editoras! Quando olhei pra capa desse livro, achei-a divina, e depois que li a sinopse fiquei bem interessada no enredo. Gostei dos temas abordados e do ar sinistro que envolvia a história. Uma pena a autora ter perdido tanto o foco no livro! Confesso que romance demais me irrita ao extremo, me causa sono, porque não é nem de longe meu gênero preferido. A protagonista me parece extremamente odiável, e isso me aborreceria demais durante a leitura. Já nem sei mais se quero conferir o livro!

    ResponderExcluir
  11. Fui o revisor deste livro. Até que gostei, rs :)

    ResponderExcluir
  12. Pena que você não gostou. :/
    Eu tô perto do final e tô adorando o livro.

    ResponderExcluir
  13. Eu meio que no início do livro ainda, e por ficar meio confuso resolvi ler uma resenha, para realmente me certificar da intenção do livro, eu sinceramente não acredito que ela deixou o mais interessante do livro em segundo plano, romance não está virando um gênero específico de literatura, virou moda ele invadir todos os livros independente da história e contaminar tudo, que absurdo, eu achei que pra toda a forma bizarra que a mãe o irmão e todo o desenrolar da história teria um final surpreendente que revelasse algo sobre o amor fraterno ter limites, ou problemas psicológicos que ultrapassam o aceitável sei lá, obrigado pela sinceridade pretendo terminar o livro mas imagino bem como você se sente com relação ao romance roubar a cena de uma história que teria muito potencial pra ser algo diferente!

    ResponderExcluir
  14. Eu meio que no início do livro ainda, e por ficar meio confuso resolvi ler uma resenha, para realmente me certificar da intenção do livro, eu sinceramente não acredito que ela deixou o mais interessante do livro em segundo plano, romance não está virando um gênero específico de literatura, virou moda ele invadir todos os livros independente da história e contaminar tudo, que absurdo, eu achei que pra toda a forma bizarra que a mãe o irmão e todo o desenrolar da história teria um final surpreendente que revelasse algo sobre o amor fraterno ter limites, ou problemas psicológicos que ultrapassam o aceitável sei lá, obrigado pela sinceridade pretendo terminar o livro mas imagino bem como você se sente com relação ao romance roubar a cena de uma história que teria muito potencial pra ser algo diferente!

    ResponderExcluir
  15. Acabei de ler esse livro e devo dizer que estou imensamente frustrada,aguentei a ladainha do casalzinho até o final,esperando algo bombástico,cheio de pontas soltas,final que não entrou na minha cabeça.ODIEI! se vc entendeu o final por favor me explica rsrs.

    ResponderExcluir
  16. Acabei de ler esse livro e devo dizer que estou imensamente frustrada,aguentei a ladainha do casalzinho até o final,esperando algo bombástico,cheio de pontas soltas,final que não entrou na minha cabeça.ODIEI! se vc entendeu o final por favor me explica rsrs.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.