10 de setembro de 2015

RESENHA: A GAROTA NO TREM - Paula Hawkins (Ed. Record)



Olá, pessoal!

E vamos para mais uma resenha da RECORD. Hoje vou falar de mais um livro que me decepcionou: A GAROTA NO TREM da PAULA HAWKINS.

A Garota no TremA GAROTA NO TREM
PAULA HAWKINS
Editora: RECORD             
Ano: 2015
Nº págs: 372
Gênero: Thriller

SINOPSE: Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Jason –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida. Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos. 

Vi tanta gente, mas tanta gente, falando sobre esse livro da HAWKINS que estava com a curiosidade a mil para conferi-lo, ainda mais por ter lido na capa que quem gostou de GAROTA EXEMPLAR iria adorá-lo. Sou fã incondicional de GAROTA EXEMPLAR, mas achei a comparação completamente infeliz, pois o livro da PAULA é fraquíssimo!

Até a metade estava curtindo muito e gostando bastante, principalmente pelo fato de a protagonista ser alguém não confiável. Adoro protagonistas problemáticas que nos mantém sempre com os pés atrás em relação ao que contam, pois, por algum motivo, são pessoas a quem não devemos depositar nossa crença de olhos fechados. Foi o que encontrei em A GAROTA NO TREM e o que me manteve absorta na leitura, pelo menos até a metade do livro, porque, depois disso... Como ficou cansativo!

Depois da metade A GAROTA NO TREM passou por um repeteco sem fim! Tudo o que a narradora contava já tinha sido dito, quase tudo o que acontecia com ela já tinha acontecido e quase todos os motivos para não confiarmos nela já tinham sido expostos. Acredito que se PAULA tivesse dado uma enxugada nas eternas repetições, teria gostado um tantinho mais do livro. Ou ao menos não o teria achado tão enfadonho e aborrecedor.

Mas, para mim, o pior mesmo foi o final, completamente previsível! Por ter havido uma comparação com GAROTA EXEMPLAR, esperei por muitos momentos em que poderia dizer: “puta merda!, não acredito nisso!” ou ainda: “nossa!, jamais imaginei.” Mas não, durante o livro todo não tive nenhuma reação desse tipo e quando cheguei ao final, só consegui soltar um: “era óbvio que era isso.” Porque sim, tudo foi previsível!

O assassino = previsível
O motivo do crime = previsível
Algumas revelações de situações vividas pela protagonista = previsível
Algumas situações vividas por uma outra personagem feminina = previsível

Procurei não dar nome aos bois nessa resenha para não entregar nada, pois sei que existem pessoas que estão maravilhadas com A GAROTA NO TREM e outras tantas que pretendem lê-lo. Se uma pessoa habituada a livros policiais ler essa resenha e conhecer o mínimo que seja dos personagens, até mesmo seus nomes e a relação que mantêm entre si, vai matar na hora a charada do livro e olhar para a quantidade de páginas dele e dizer: “affff, tudo isso para SÓ isso?” e desistir da leitura.


A GAROTA NO TREM foi absolutamente fraco. Um livro que na metade supus tudo que se revelaria e que quando cheguei ao final, e tive tudo confirmado, deu uma raiva tremenda por não ter fechado o livro e partido para o próximo. Creio que HAWKINS só fez sua narradora ser alguém não confiável para tentar confundir o leitor, pois se a tivesse feito como alguém comum, bastaria alguns parágrafos para qualquer um acertar o desfecho. Fiquei muito brava com essa leitura tão simplória, principalmente por vê-la comparada com um livro tão grandioso e surpreendente como GAROTA EXEMPLAR, em que a surpresa não fica por conta do QUEM, mas sim do COMO e do POR QUE, um livro que me surpreendeu pela maldade intrínseca ao ser humano e pela genialidade de uma protagonista completamente perturbada e obsessiva. À A GAROTA NO TREM faltou muito pra que merecesse ser comparado, faltou muito para que merecesse esse furdunço todo. Sério, terminei a leitura sem compreender a razão de tanto “auê” em torno de um livro tão fraco. Aqui no blog ele entra sem dó para a seção de NÃO RECOMENDO.  



Comente com o Facebook:

25 comentários:

  1. Até então não tinha lido nenhum resenha sobre o livro ou visto vídeo resenha sobre ele que tocava nesse ponto de ter um assassinato no livro.
    Todo mundo só falava na vida dessa mulher, nas viagens de trem e na bebida no relacionamento com o ex. E eu sem entender se era só isso que o livro contava, agora sei que tem um pequeno mistério no meio, mas mesmo assim não fiquei mais animada pra ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany, o fato bebida é um porre mesmo! Haahahaha, com o perdão do trocadilho... Mas foi chato, affff... Eu ainda não entendo o alvoroço em torno do livro. Não entendo :(

      Bjs

      Excluir
  2. Até agora, não sabia sobre esse livro, mas gostei bastante da sinopse, e vou tentar lê-lo, pois, não sou acostumada com policiais, e talvez, o livro não seja tão decepcionante assim para mim.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, se você não está acostumada ao gênero, acho que pode gostar ;)

      Bjs

      Excluir
  3. Eita Mari!
    Que tremenda decepção, hein?
    Tenho lido tantas boas resenhas desse livro e quando vejo uma como a sua até me surpreendo.
    Não sei de onde as pessoas tiram determinadas comparações...
    Como gosto de thrillers policiais, ainda tenho o desejo de lê-lo em algum momento.
    “Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.”(Antoine de Saint-Exupéry)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, são as malditas comparações que sempre matam... SEMPRE :(

      Bjs

      Excluir
  4. Li diversos comentários super positivos sobre este livro e a partir disto resolvi comprar, não curto muito quando um livro é comparado com outro pois pode criar expectativas no leitor, eu fiquei bem curiosa em relação a esse livro e pretendo ler, estou torcendo para não ficar frustada e não me decepcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ma, depois que ler volta pra contar o que achou, pliiiix. Quero saber se mais alguém não gostou, a maioria amoooou.

      Bjs

      Excluir
  5. Nossa, Mari. E eu que quero tanto ler este livro, murchei. Mas quando vejo uma resenha negativa de um livro que eu quero muito ler, eu já tenho mais vontade de ler, porque fiquei muito curiosa para saber o que vou achar. Você tem razão, eu vi que muitos estão amando o livro. Eu adoro policiais, mas não consegui pensar o que vai acontecer.
    Repetições assim em um livro são desanimadores mesmo. Ah, que pena que não foi tudo isso. Espero ler em breve, e gostar. Quem sabe!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leeee, leia logo, plix, e volte para contar o que achou. Estou doida para trocar ideia com outras pessoas que também leram.

      Bjs

      Excluir
  6. A comparação com Garota Exemplar foi pura jogada de marketing. Sem falar que a sinopse dá uma ideia bem diferente do livro. Não consegui criar empatia com nenhum personagem, sem falar que a heroína não dava uma dentro, tudo o que ela fazia se voltava contra ela. O título mais apropriado seria a bêbada no trem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkk, chorei com essa do título. Ronaldo, você também não achou tudo meio previsível? Afff, fiquei indignada, pois o livro prometia diversas reviravoltas e não vi nenhuma! O culpado só poderia ter sido quem foi e o motivo o que foi... Ainda estou tentando compreender quais reviravoltas as pessoas encontraram no livro :(

      Excluir
    2. Muito previsível, somando a isso os personagens sem graça e uma narrativa fraca, não tem o que se salvar no livro.

      Excluir
  7. Amo amo amo amo amo Garota Exemplar, e qnd vi a comparação de A Garota no Trem com ele fiquei doido para lê-lo, mas depois dessa sua resenha não vou nen tentar.

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ODEIO essas comparações! Elas sempre fazem a gente criar grandes expectativas :/

      Excluir
  8. Confesso que fiquei muito empolgada com o livro assim que soube que ele ia ser lançado, porque a história me pareceu extremamente original e bem construída. Uma pena que os elementos distribuídos pela autora ao longo do livro foram tão previsíveis, tornando o enredo fraco e decepcionante. A capa é linda, e a comparação com Garota Exemplar deixa qualquer um animado, mas realmente os pecados parecem ser um pouco extremos demais para não serem percebidos ou não incomodarem durante a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pat, acho que deviam parar com esse negócio de comparar. Isso só frustra o leitor :(

      Excluir
    2. Isso é realmente um problema, Mari. Essas pessoas deviam ser processadas por propaganda enganosa hahahahaha

      Excluir
  9. Nossa, que pena que o livro te decepcionou tanto tanto e foi tão prevísivel dessa forma.
    A pior roubada é lermos um livro com as expectativas muito altas, justamente porque pode acontecer isso. Ainda não li nenhum desses dois livros, mas já sei qual não ler.
    abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... A expectativa é o que sempre mata, ainda mais quando há uma comparação com um livro tão bom. Fiquei muito frustrada :(

      Excluir
  10. Oi Mari,
    Nossa fiquei até com medo do livro...shaushua...mas eu te entendo. Sabe uma vez eu li Vertigem da Erica Spindler e achava fantástico, também foi minha primeira experiência com um livro no estilo suspense policial, ai eu super amei. Hoje se eu lesse novamente, depois de ter lido tantos, creio que ele seria menos impactante do que na época. Espero que mais autores possam te surpreende e que tenha ótimas leituras.

    E bem isso de virar maravilhoso para muitas pessoas e não pra nós, faz parte. Todo mundo amou Identidade Roubada, já eu achei super fraco. Beijos Elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, ainda não li identidade, mas li o segundo da autora e tb não achei lá aquelas coisas :S
      Somos chatas, hahahaha. Toca aí o/

      Bjs

      Excluir
  11. Oie
    Eu ainda quero ler esse livro pra ver se gosto ou não mas pelo menos agora já sei que não posso esperar um desfecho surpreendente e que vá contra o final previsível.Um dos motivos do livro ter me chamado atenção foi pela divulgação dele e muitas pessoas falando que tinham gostado e tudo mais.E eu sou tão contraditória que é capaz de eu adorar o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le, depois que ler volta pra contar o que achou. Quero ver muitas opiniões sobre ele.

      Bjs

      Excluir
  12. Oi! Fizeram tanto alarde por causa desse livro, uma pena que ele não alcance as expectativas. Fiquei muito curiosa para lê-lo, parecia ter bastante mistério e também era intrigante a sua trama. A sinopse prometia mil maravilhas, mas já estou desanimada para lê-lo, porque já percebi que de suspense ele não tem nada, a autora não soube segurar bem e deixou que ficasse previsível, vi muitas pessoas falarem o mesmo que você. Uma pena, tinha tudo para ser maravilhoso.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.