9 de setembro de 2015

RESENHA: FINALMENTE FAMOSA - Mayra Dias Gomes (Ed. Record)



Boa noite, pessoal!

Estou atrasadíssima com as resenhas, mas hoje começo as postagens do GRUPO EDITORIAL RECORD, começando com FINALMENTE FAMOSA da MAYRA DIAS GOMES, lançado pela RECORD.

Finalmente Famosa FINALMENTE FAMOSA
MAYRA DIAS GOMES
Editora: RECORD              
Ano: 2015
Nº págs: 208
Gênero: Drama, Suspense, Sobrenatural

SINOPSE: Filha do dramaturgo Dias Gomes, a carioca Mayra Dias Gomes teve sua carreira deslanchada após escrever aos 17 anos seu primeiro livro, Fugalaça, uma polêmica e pungente mistura de ficção com autobiografia. Agora a escritora lança seu terceiro livro, o suspense Finalmente famosa, inspirado em um assassinato real ocorrido em Hollywood. Fascinada pelo gênero, Mayra pesquisou sobre lugares “mal-assombrados” de Los Angeles para contar a história de Sophia Young, atriz de cinema que cai no ostracismo ao se envolver em um escândalo com o ex-marido. Após sair da prisão, ela vai morar em um prédio na Calçada da Fama que abrigou Charlie Chaplin, Fatty Arbuckle e Rudolph Valentino e outros astros do cinema mudo, mas que guarda a fama de ser habitado por fantasmas. É ali que ocorre o crime que colocará Sophia em uma viagem pelos lugares mais assustadores da capital do cinema. Finalmente famosa é um eletrizante suspense sobre o lado obscuro de Hollywood, onde vale tudo para se tornar uma celebridade.

Quando li a sinopse desse livro fiquei MUITO interessada, pois achei que se tratava de um livro policial, e foi com essa expectativa que o li, e provavelmente por conta disso que me decepcionei tanto.

O começo foi realmente interessante e a protagonista-narradora conseguiu prender minha atenção, principalmente pelas referências hollywoodianas, que são bárbaras! Seja ao falar de atores, diretores, roteiristas; seja ao expor o modo de vida dos artistas; seja ao falar de como funciona esse mundo de glamour; não importa, as referências de MAYRA foram excelentes e perfeitamente conexas com a história. Se eu tivesse que apontar um fator pelo qual a leitura valeu a pena, com certeza seria esse. No mais, fiquei bastante triste com o que encontrei.

Fiquei ansiosa aguardando o tal crime acontecer, e quando ocorreu, achei o modo como foi tratado bastante simplista. Foi bastante demorado para o livro tomar um rumo certo e quando isso aconteceu, fiquei bem chateada, pois achei que após o crime passaríamos a ter uma investigação um tanto quanto cínica sobre o crime e o cenário hollywoodiano, mas não, tudo girou em torno da egocêntrica protagonista, que foi engraçada no começo, mas depois de algumas páginas me cansou pelo excesso de importância que se deu. Quando percebi que o livro não traria nada de suspense policial fiquei totalmente frustrada, mas ainda curiosa para saber a que ele realmente veio, e quando descobri... Bem, aí meu desagrado foi total!

FINALMENTE FAMOSA parece ter um crime a ser resolvido, e tem, mas ele não é resolvido através dos moldes policiais, e sim através de meios sobrenaturais, o que me soou um tanto quanto forçado e impossível. A realidade é que a preocupação maior do livro é fazer uma crítica à Hollywood e o modo de vida de seus atores, que são capazes de tudo para encontrarem seus lugares ao sol e brilharem na calçada da fama. A protagonista, por exemplo, é uma ex-atriz decadente capaz de qualquer coisa para fazer um holofote se voltar para ela, o que o torna bastante ridícula às vezes. Contudo, como crítica social o livro vale a pena, assim como seu final, bastante surpreendente.


Apesar de ter dado apenas 2 estrelas ao livro, achei algumas passagens interessantes. E confesso que a nota foi mesmo pelo fato de ter esperado um romance policial de dar nojo, que envolveria personalidades dispostas a tudo para manter o crime em segredo, e ter encontrado apenas algo sobrenatural. Provavelmente, se tivesse lido o livro sem a expectativa policial, e sabendo que era um livro mais cínico sobre a superficialidade da vida e sentimentos hollywoodianos, com certeza teria aproveitado mais a leitura. Agora que vocês já estão avisados sobre o que se trata, leiam e me contem o que acharam ;)


Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Mari!
    As sinopses tem nos enganado e muito.
    Triste ver um livro que deveria ser policial, ser reduzido a um estrelismo da protagonista, pelo menos há uma crítica social.
    Nem vou perder meu tempo lendo esse livro.
    “O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente...”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy, meu problema foi a sinopse mesmo, ela me fez almejar algo diferente :(

      Beijinhos

      Excluir
  2. Acontecia muito comigo, lia sinopses e resenhas, achava que era uma coisa e quando via- ou lia - era algo super diferente. Passei a ler mais o livro que me chegava em mãos e depois ir descobrindo a sinopse, isso ainda me mata porque sou ansiosa, mas funciona rsrs Enfim, já completamente avisada me deu muita vontade de lê-lo, porém sou muito medrosa, vou ler apenas de dia e com muitas pessoas em volta :p
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, pode ler a qualquer horário. Tem toques sobrenaturais, mas não dão medo, ao contrário, algumas passagens são bem engraçadas, chegando a ser cômicas, rs.

      Bjs

      Excluir
  3. Oi Mari...
    Nossa, quando as coisas demoram para acontecer, isso me chateia na leitura, já livros assim e posso dizer. Confesso que desconhecia o livro, e olhando assim até parece policial mesmo, e dos bons. O sobrenatural parece não combinar. Bom, só lendo para saber o que eu acharia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Le, fiquei iludida achando que iria ser um policial... Mas... :( Um dia vou reler sem essa expectativa, quem sabe minha opinião não melhore...

      Bjs

      Excluir
  4. Bom lendo sua resenha já vi que este tipo de livro não seria para mim, eu iria me irritar e acho que o excesso de atenção na protagonista atrapalharia muito minha leitura, não pretendo ler o livro, sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que, assim como você, eu também seria enganada, principalmente por conta dessa capa, que me transpareceu bastante misteriosa. Apesar de não ser um suspense policial, achei interessante o modo como a autora construiu a trama de forma a torná-la uma crítica social sobre os famosos atores de Hollywood. Além disso, o sobrenatural me interessou também, por mais que tu tenha comentado sobre ser um tanto forçado.

    ResponderExcluir
  6. Livros policiais não são muto o que costumo ler, mas os acho bons.
    Esse, pela carga de sobrenatural, que eu já disse aqui que tenho medo, está fora de cogitação de eu ler.

    ResponderExcluir
  7. Gosto mt de livros policiais! E tb achava que esse era um deles, maaaas... pelo q vc falou ne... acho q perdi o interesse no livro :/ slá viss

    Www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie
    O livro não me chamou muita atenção mesmo eu gostando de histórias com elementos sobrenaturais.E eu não curto quando o foco da história acaba indo apenas pra uma personagem,deixa tudo meio maçante.Só uma coisa que achei maravilhosa nesse livro que é a capa,gostei muito dela.

    ResponderExcluir
  9. Oi! É um pouco decepcionante esperarmos por algo, também tive a sensação que era um livro policial, mas também tive a dúvida se não teria um "pé" de sobrenatural aí, para mim não haveria problemas, claro que se soubessem desenvolver magnificamente, mas acho que não foi bem isso que aconteceu nesse livro. Percebi que a trama gira em torno da principal com o seu jeito egocêntrico. Acho que o livro tinha tudo para conquistar, mas acabou decepcionando.

    ResponderExcluir
  10. Olha, pela sinopse já deu pra perceber que traria assuntos sobrenaturais e não seria um livro policial. Eu li e achei um livro beeeem interessante e com um final surpreendente. Vale a pena a leitura e releitura!

    ResponderExcluir
  11. A sinopse n fala que seria um livro policial .. Já nela a gente vê Q Fala do sobrenatural e fantasmas etc etc, alem da parte decadente de hollywood... Eu achei bem surpreendente o final do livro Q foge completamente do habitual ... Pra mim foi 5 estrelas!!!

    ResponderExcluir
  12. Finalmente Famosa foi mt bem escrito, as referências são fantásticas e o final é surpreendente. O livro tá incrível, vale muito a pena a leitura.

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.