23 de setembro de 2015

RESENHA: DIFAMAÇÃO - Renée Knight (Ed. Suma de Letras)



Boa noite, pessoal!

O dia de hoje será muito especial, pois vou falar de dois excelentes lançamentos da SUMA DE LETRAS, o primeiro deles, DIFAMAÇÃO da RENÉE KNIGHT.

DifamaçãoDIFAMAÇÃO
RENÉE KNIGHT
Editora: SUMA DE LETRAS              
Ano: 2015
Nº págs: 240
Gênero: Thriller

SINOPSE: Imagine que você encontre um livro sobre a sua vida, que revele um segredo que você manteve escondido da sua família por vinte anos e que você achava que ninguém mais soubesse. Um segredo devastador. Catherine Ravenscroft chegou à meia-idade levando uma vida perfeitamente normal: é casada, tem um filho, ama o emprego, gosta de ler nas horas vagas. Agora que o filho cresceu e seguiu seu próprio rumo, ela e o marido decidiram se mudar para uma casa menor. Em meio ao caos da mudança, Catherine encontra O completo estranho, um livro que não se lembra de ter comprado. Intrigada, ela inicia a leitura, mas logo se dá conta de algo terrível. O que está ali não é ficção. A narrativa traz, com riqueza de detalhes, o dia em que Catherine se tornou refém de um segredo sombrio. Até então, ela achava que ninguém mais sabia o que havia acontecido naquele verão, vinte anos antes. Pelo menos ninguém ainda vivo. Agora o mundo perfeito de Catherine está desmoronando, e sua única esperança é encarar o que realmente aconteceu naquele dia fatídico. Mesmo que a verdade possa destruí-la. 

Como vocês sabem, gosto muito de thrillers, e claro que não poderia deixar de solicitar esse super lançamento da SUMA DE LETRAS. Confesso, porém, que quando o livro chegou e vi a comparação com GAROTA EXEMPLAR fiquei meio desgostosa, afinal, são muitos os livros que estão sendo comparados, mas que estão em um nível baixíssimo, por exemplo A GAROTA NO TREM, um livro terrível ao qual falei sobre ele e a comparação com o livro da FLYNN AQUI. Outra coisa que me deixou temerosa foram os dizeres da capa, prometendo reviravoltas, coisa que também foi prometida em A GAROTA DO TREM e não teve!

E foi a comparação com GAROTA EXEMPLAR que levou DIFAMAÇÃO a ter seus altos e baixos comigo. A princípio achei o livro extremamente interessante, principalmente por causa da protagonista, uma mulher que se porta de forma de forma diferente e desafiadora diante muitas situações. Gostei muito da forma como a autora abordou o casamento dela, aparentemente perfeito, e fiquei numa expectativa ENORME de ver como um castelo tão bem construído e tão sólido iria desmoronar. Mas o que mais me causou curiosidade na leitura foi a relação dela com o filho, enigmática e estranha desde a infância do garoto.

Em DIFAMAÇÃO temos também a perspectiva de um outro protagonista, que narra suas dores, angústias, receios e raiva em primeira pessoa. Personagem esse que é um tanto quanto enfadonho no começo, mas que abrilhanta o livro em um nível soberbo depois.

Tudo no livro fazia com que uma paixão muito grande surgisse dentro de mim pelas páginas, mas quando se deu a explicação do tal misterioso livro e o que ele representava, dei um brochada, isso porque achei o que foi apresentado pequeno de mais para a grandiosidade que se prenunciava. Diante da tal revelação, fiquei bastante frustrada com  DIFAMAÇÃO, e mais uma vez emputecida por estarem comparando mais um livro simplório com GAROTA EXEMPLAR.

Então parei de lê-lo com a ânsia que estava e esperei a tal reviravolta prometida na capa, que podia jurar que não haveria... Eis que me surpreendi no grau máximo possível!

De repente DIFAMAÇÃO começou a ter revelações bombásticas e confissões terríveis sobre o que realmente havia acontecido e como tudo havia perturbado tanto a protagonista. Tudo que havia sido dito ganhou uma nova perspectiva, uma culpa muito grande passou a pairar em alguns dos personagens e eu fui ficando cada vez mais CHO-CA-DA com os mal-entendidos no meio do caminho.

O mais interessante no livro foi a forma como a autora abordou as descobertas, que foram bastante dolorosas para um dos personagens, mas ao mesmo tempo não lhe foram uma total surpresa, e acho que o mais intenso e incrível no livro foi isso, acompanhar a reação desse personagem frente ao descobrimento sobre alguém que julgava tão bom, apesar de ter o pé atrás e de começar a rememorar muitas e muitas situações em que não o colocavam como alguém tão inocente assim.


KNIGHT me surpreendeu! Pelo enredo, pelos personagens, pela reviravolta, por tudo que ela apresentou nesse livro incrível me surpreendeu. Não costumo gostar de comparações com outros livros, mas dessa vez sou obrigada a dizer que a comparação com GAROTA EXEMPLAR foi bastante pertinente. Vejam bem, não digo no quesito escrita, pois as duas autoras se diferem bastante, mas no quesito de um enredo impecável e de uma reviravolta fantástica, DIFAMAÇÃO merece, sim, ser comparado ao grandioso livro da FLYNN. Para mim, KNIGHT conseguiu atingir a excelência! 5 estrelas sem dúvida! Recomendo muito!


Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. Confesso que ando com um pé atrás com thrillers, mas esse chamou a minha atenção antes mesmo de ler sua resenha, depois então haha Mas sério que você não deu NENHUMA dica desse segredo e tudo? To aqui morrendo de curiosidade, sério. Preciso ler pra ontem!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Mari!
    Que bom que não se decepcionou com a leitura, nem com a comparação com Garota Exemplar.
    Gosto dos thrillers também e fiquei muito curiosa por saber mais da relação da protagonista com o filho e de poder acompanhar todas as reviravoltas do livro...
    “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.”(Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO! thrillers e so pela comparação com Garota Exemplar (q eh meu livro favorito da VIDA!) ja quis lê-lo e com a sua resenho, quero ler mais ainda. Vou colocar na lista de desejados (que cresce mil vezes por dia hehe).

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OI! Como é bom sermos surpreendidos quando já não esperamos nada. Também não gosto quando comparam uma trama a outra, a possibilidade de ter uma decepção é grandíssima, ainda bem que essa deu uma revira-volta e acabou te conquistando. Pareceu ser um bom livro, fiquei curiosa para saber o segredo dessa mulher e como foi parar no livro.

    ResponderExcluir
  5. Como é diferente o modo de os escritores nos cativarem. Eu passei a admirar a Flynn com o conto em príncipe de weteros. E espero logo ler mais dela. Sobre a resenha estou boba aqui, pensei putz ela vai ter uma decepcionar novamente. Mas como se ela deu 5 estrelas. Aí qdo vejo sua surpresa com o desenvolvimento mais a frente fico aqui agora morrendo de vontade de ler. Bjos Elis.
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mari
    Você me mata ainda com essas resenhas de livros que estou louca para ler.rs
    Adoro tudo que este livro parece ter, adoro me surpreender nas leituras! Amei a resenha, e fiquei super curiosa por essa reviravolta.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Caramba, você gostou mesmo do livro! Logo que eu vi essa capa, achei-a incrivelmente atraente. Confesso que no meio da tua resenha, aquela decepção chegou, principalmente porque eu já havia lido algumas críticas negativas com relação ao livro. Mas depois que tu falou de todas as reviravoltas e elementos diferenciados que a autora conseguiu acrescentar às revelações da história me deixou extremamente curiosa de novo, e eu decidi dar uma chance ao livro, sim, com altas expectativas!

    ResponderExcluir
  8. Ai, que bom você gostou do livro! Sua empolgação é contagiante e me deixou super curiosa para saber que reviravolta é essa que muda todo o livro.
    No começo estava pensando que ia ser mais uma decepção, mas que bom que não.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Já li outra resenha desse livro e desde então estou louca para ler esse livro. Gosto muito de livros com reviravoltas e estou muito curiosa para saber o que acontece.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou muito fã de thrillers mas essa história de prometerem grandes reviravoltas sempre me deixa um pouco com o pé atrás. De qualquer forma a curiosidade sempre leva a melhor e eu não consigo deixar de ler. Confesso que ainda não li Garota exemplar, apesar de já ter o livro e esse Difamação eu ainda não conhecia, são tantos lançamentos; mas com certeza lerei.

    ResponderExcluir
  11. Eu sou muito fã de thrillers mas essa história de prometerem grandes reviravoltas sempre me deixa um pouco com o pé atrás. De qualquer forma a curiosidade sempre leva a melhor e eu não consigo deixar de ler. Confesso que ainda não li Garota exemplar, apesar de já ter o livro e esse Difamação eu ainda não conhecia, são tantos lançamentos; mas com certeza lerei.

    ResponderExcluir
  12. Achei a história bastante intrigante e me fez ter vontade de ler o livro.

    ResponderExcluir
  13. Li Garota Exemplar e me senti por um bom tempo perturbada. Só sei que fiquei bem uns quatro dias sem ter vontade de ler outro livro.
    E agora fico me perguntando se vou sentir a mesma coisa lendo esse livro.
    Como adoro histórias com reviravoltas surpreendentes,acho que sim! :)

    ResponderExcluir
  14. Eu não aguento quando leio suas resenhas sobre thrillers, já sei que vou querer muito o livro rsrsrsrsr.Amei muito Garota Exemplar e a referencia para esse livro já me deixou bem animada com o final, 5 estrelas estou dentro da leitura.

    ResponderExcluir
  15. Ai odeio comparações também!
    Espero não me decepcionar com esse livro...

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.