21 de setembro de 2015

RESENHA: DEZ COISAS QUE APRENDI SOBRE O AMOR - Sarah Butler (Ed. Novo Conceito)



Voltei, gente!

E para segunda resenha de livro mais ou menos da NOVO CONCEITO, vou falar sobre: DEZ COISAS QUE APRENDI SOBRE O AMOR da SARAH BUTLER.

Dez Coisas Que Aprendi Sobre o AmorDEZ COISAS QUE APRENDI SOBRE O AMOR
SARAH BUTLER
Editora: NOVO CONCEITO              
Ano: 2015
Nº págs: 256
Gênero: Drama, Romance

SINOPSE: Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más. Até que ponto uma mentira pode ser melhor do que a verdade?

A verdade é que eu teria que apresentar essa resenha após a de CINCO DIAS, acho que só assim vocês compreenderiam a razão de eu não ter gostado tanto assim do livro, mas vou tentar explicitar ao máximo a razão, que é bastante simples: achei fraco quando comparado.

Sou do tipo que quando lê um drama fica apegada a história, aos personagens e tem uma sincera dificuldade em esquecer o enredo, e quando pego outro livro do gênero para ler praticamente em seguida e ele não fica no mesmo nível do anterior, tenho tendência a considerá-lo apenas mediano, que foi o que aconteceu com DEZ COISAS QUE APRENDI SOBRE O AMOR. Talvez, se tivesse dado um tempo maior entre as leituras, de certo teria apreciado um pouco mais o livro, como não foi o caso, para mim, não passou de mediano.

O começo, mais uma vez, foi promissor, e não nego, fiquei tocada. Gosto de histórias com pais e filhas e achei que o livro iria me arrebatar as mais profundas e sinceras lágrimas, mas ficou bem longe de isso acontecer. Comecei achando tudo uma graça, mas no meio eu já estava irritada! Alice, que no começo conseguiu me conquistar, caiu em meu conceito e se tornou uma chata reclamona, e mais, em muitos momentos achei a personagem egocêntrica, egoísta e superficial. Nem tudo era a respeito dela, mas ela achava que tudo e todos estavam ali para atingi-la, para dar alguma indireta... Menos colega, bem menos, desce do pedestal. Daniel também não escapou dessa minha chatice... Existe uma GRANDE diferença entre ser dramático e melancólico, e Daniel muitas vezes me deixou em depressão. Sério... Muitas vezes achei o personagem exagerado em suas colocações. Mas nada me irritou mais que as listas. Divertidas no início, cansadas quando chegamos da metade para o final. A sensação que tive foi a de estar frente a dois personagens um tanto quanto neuróticos e obsessivos, mas não de um jeito bom ou engraçado, como acontece em alguns livros.

Dei três estrelas porque, sim, achei alguns momentos lindos e tocantes, alguns momentos fizeram com que meu coraçãozinho se apertasse, apesar de ter passado longe de me dar vontade de chorar.


Mas foi como disse no começo dessa resenha, li DEZ COISAS QUE APRENDI SOBRE O AMOR após CINCO DIAS, e estava completamente contagiada e absorta por essa leitura, portanto, não deu mesmo para me sentir presa, contudo, é um livro que sei que vai tocar muita gente e que vale conferir ;)


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Mari!
    É tão ruim quando pegamos logo dois dramas, um seguido do outro, porque acontece isso mesmo, ficamos comparando.
    Nem me diz que as listas se tornam chatas?
    Li a degustação, mas ainda não recebi o livro e com a greve dos Correios, nem sei quando receberei, mas ainda aguardo.
    “Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.”(Charles Chaplin)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari
    Li os primeiros capítulos desse livro, e já notei que seria um pouco dramático, mas não imaginei que Alice ia continuar fazendo mil e um dramas. Eu gosto de histórias assim também, e por isso achei que gostaria da história. Ainda vou ler o restante do livro e espero gostar ao menos um pouquinho e espero que a leitura valha a pena. Acho que estava muito tocada com Cinco dias rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Há um tempo atrás vários blogs estavam postando suas listas das dez coisas que aprenderam sobre o amor e com cada uma delas eu ficava cada vez mais ansiosa para ler resenhas e o livro futuramente. Ainda o quero ler, mas vou estar preparada com uma furura decepção.

    ResponderExcluir
  4. Há algum tempo tinha visto a resenha desse livro e fiquei encantada com ele, apesar da sua resenha, ainda estou com muita vontade de lê-lo e fico pegando de desculpas que se tivesse lido antes de CINCO DIAS teria achado melhor rs
    Achei a ideia das listas muito interessante porque adoro essas coisas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi! A capa do livro é bem bonita, se eu fosse compra-lo certamente ela seria a culpada pela escolha. Já na sinopse não me vi muito encantada com o que era apresentado, gosto de histórias que falam sobre pais e filhos, mas essa pareceu um tanto melancólica. Eu gosto de drama, mas tem uma grande diferença entre dramático e melancólico, infelizmente na resenha percebi que estava certa, não gosto nem um pouco de personagens que acham que é o centro do universo.

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu estava doido para ler esse livro e a capa eh bem linda, mas a sua resenha meio que me desanimou um tanto em relação a ele. Serio, esperava que tivesse um enredo melhor. Enfim, n quero ler mais

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Recebi a prova digital desse livro para as primeiras impressões, e confesso que logo de cara já me apaixonei pela história. Além de um clima melancólico, ela também possui pitadas de mistério e originalidade, que mesmo não sendo comuns no gênero fazem toda a diferença a meu ver. Gosto da capa, mas confesso que a tua descrição das personagens principais me deixou com um pé atrás. Não suporto protagonistas egoístas e muito menos dramáticos ao extremo, isso acaba me cansando. E as listas, bem, pode ser que eu mude de ideia, mas por enquanto estou achando um elemento bem interessante.

    ResponderExcluir
  8. Opa To aqui observando e feliz de ter lido a resenha afinal vou ler primeiro esse depois o cinco dias. E espero que as listas não me cansem. Afinal li muitas no diário de Bridget Jones...kkkk.....e gostei muito desse livro. Bjos Elis.
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.