25 de setembro de 2015

RESENHA: CASA DE PRAIA COM PISCINA - Herman Koch (Ed. Intrínseca)



E voltei para mais uma resenha de thriller da INTRÍNSECA.

Agora vou falar sobre CASA DE PRAIA COM PISCINA do HERMAN KOCH.

Casa de praia com piscinaCASA DE PRAIA COM PISCINA
HERMAN KOCH
Editora: INTRÍNSECA              
Ano: 2015
Nº págs: 336
Gênero: Thriller

SINOPSE: Marc Schlosser, um renomado médico de Amsterdã, exerce sua profissão com certas doses de cinismo. Quando um de seus pacientes, o famoso ator Ralph Meier, o convida para passar as férias de verão com sua família, Marc aceita, apesar de contrariar a esposa, que não suporta a postura arrogante e sedutora de Ralph. Assim, o casal e as filhas adolescentes dividem com o ator, sua mulher, um diretor de Hollywood e sua jovem namorada uma casa com piscina a poucos quilômetros de uma praia mediterrânea. Alguns dias monótonos se passam até que em certa noite ocorre um grave incidente que interrompe as férias e marca a vida de todos para sempre. Marcado pela ironia afiada e pela trama de forte teor psicológico, Casa de praia com piscina é um romance inquietante e questionador que mais uma vez prova o talento de Herman Koch.

Fiquei completamente alucinada por esse holandês após ler O JANTAR, primeiro livro do KOCH que a INTRÍNSECA lançou por aqui. Esse livro causou um impacto tão grande em mim que até hoje sinto minhas vísceras se retorcerem ao relembrar dessa história. Se vocês ainda não leram o que achei desse livro, leiam AQUI, pois foi um dos mais inesquecíveis da minha vida!

Claro que diante dessa primeira experiência tão magnânima, esperei encontrar algo no mesmo nível, mas não foi bem o que aconteceu com CASA DE PRAIA COM PISCINA. Vejam bem, o livro não é ruim, mas se comparado ao primeiro, faltou muito para que ele conseguisse atingir o mesmo grau perturbador de O JANTAR.

Talvez minha primeira decepção com o livro tenha se dado com Marc, o protagonista, que em poucas páginas já se mostra um cara boçal e idiota. Quem leu, ou ler, O JANTAR, vai compreender o quão grandioso KOCH tornou o protagonista e o quanto ele envolveu o leitor, então imaginei algo nessa linha, e me senti  frustrada quando me deparei com o simplório Marc e seus apontamentos algumas vezes reais, mas outras completamente boçais, sobre a medicina, as mulheres, sua esposa e suas filhas.

O JANTAR foi, sim, um livro de desenvolvimento lento, que demorou muito para adentrar no cerne da questão a ser abordada, então, quando CASA DE PRAIA COM PISCINA foi por esse mesmo estilo narrativo, segurei firme na leitura, pois sabia que mais cedo ou mais tarde algo incrível e visceral iria se apresentar. O problema é que foi mais tarde... Bem mais tarde que o necessário, após a página 200, e, sim também, achei a leitura extremamente cansativa! Enquanto O JANTAR foi lento, porém curioso por dar “pitadelas” do que iria acontecer, CASA DE PRAIA COM PISCINA só foi lento.

Não nego, pensei em abandonar o livro ou deixar para o dia seguinte, pois apesar de ter lido de uma só vez, o fiz porque já tinha tido uma experiência anterior muito gratificante com o autor, então achei que iria acabar tendo uma recompensa. Ela chegou, de fato, mas não de forma tão primorosa e intensa quanto imaginei.

 Quando finalmente o livro entrou em seu ápice, a leitura ganhou outro fôlego, mas também não foi nada que mudou drasticamente, pois achei que o autor poderia ter feito algo para causar um choque maior, um impacto maior, como em O JANTAR. Porém, daí até o final, o livro ganhou outro ritmo e prendeu minha atenção, fazendo com que eu ficasse bastante curiosa. A revelação final me deixou surpresa, mas as atitudes de Marc, como pai e marido, conseguiram me deixar extremamente furiosa e decepcionada. O que não deveria ter acontecido, uma vez que desde o início ele demonstrou ser alguém completamente cínico e malandro.

Sei que o ponto chave da narrativa de KOCH é trabalhar em cima da relação entre pais e filhos, e o que esse amor tão grande é capaz de aceitar, proteger e encobrir, mas Marc foi um personagem-narrador tão fraco e tão pouco cativante, que sua atitude não foi chocante ou surpreendente, a mim, ficou parecendo mais que o personagem era blasé e ficava tentando forçar o leitor a entender seu amor e suas atitudes, o que não me convenceu.


Esperei por um novo encontro com KOCH por muito tempo e com muita ansiedade, mas fiquei um pouco frustrada, não de todo decepcionada, mas frustrada com o que encontrei em CASA DE PRAIA COM PISCINA. Ainda vou continuar esperando por algo perturbador do autor, assim como O JANTAR, tenho fé de que ele conseguirá atingir o mesmo nível de excelência novamente. 


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. É complicado quando já lemos outro livro do escritos que amamos pois ficamos com uma expectativa muito alta. Talvez se não tivesse lido O Jantar a leitura teria sido melhor, talvez não. Apesar de não ser tão fã assim de thrillers, esse me parece interessante mas como mal ando com tempo, certeza que o largaria antes da páginas 200 rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu quero mt ler esse, e apesar de tantas criticas ruins sobre ele, aindo quero ler! Tb estou doido para ler O Jantar :3
    E eu sei mt bem como é esperar algo grandioso em um livro por ter encontrado algo grandioso em outro livro do mesmo autor e não achá-lo :(

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Protagonista que não agrada é uma decepção mesmo. Uma pena que o livro seja um pouco lento e só ganhe um pouco mais de rapidez mais para o final. Boto fé que o autor ainda vai voltar a te agradar, como com o livro Jantar.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  4. OI! É muito ruim quando criamos expectativas em cima do próximo livro do autor e simplesmente acabamos frustrados. Não achei essa trama interessante, a sinopse não me agradou, imaginei exatamente o que parece que é o protagonista, alguém pouco cativante. Não gostei ainda mais ao saber que o ápice do livro só acontece após a página 200, muitos autores não conseguem segurar e acabam deixando o livro enfadonho.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari,
    Olha um livro que demore tanto a prender e cansativo mesmo com um final bom, pra mim não cola muito. Sinceramente se um livro demora pra me pegar eu abandono. Só persisto se for necessário. Não vou colocaria lista de leitura. Mas desejo que seu próximo encontro com o autor seja melhor. Beijos Elis.
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. OI, Mari
    O ruim, as vezes, de gostarmos muito de um livro de um autor, e que o próximo que vamos ler dele, já estamos com ótimas expectativas.
    Talvez tenha só sido isso, muito entusiasmo. Confesso que ainda não conhecia o livro, mas acho que não pretendo ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu não li nenhum livro do autor ainda, mas conheço tua resenha e pelo visto a tua primeira leitura foi realmente incrível. Acredito que sempre será difícil ter uma experiência melhor ou ao menos igual a essa que você vivenciou, e talvez isso tenha acabado complicando um pouco tua leitura, por conta das altas expectativas, enfim, comigo isso é bastante comum. Mesmo assim vou conferir os dois livros e fazer meus próprios julgamentos.

    ResponderExcluir
  8. Mari!
    Tem vezes que nos enganamos com o autor. Faz um livro ótimo e depois outro bem abaixo da média...
    Gosto dos livros que falam sobre as relações familiares, mas pelo visto, o livro é lento. Foi o que senti de sua resenha.
    “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.”(Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.