28 de setembro de 2015

RESENHA: CAI O PANO - Agatha Christie (Ed. L&PM)



Boa tarde, pessoal!

Hoje é dia de mais uma SEGUNDAS L&PM e claro que teremos mais AGATHA CHRISTIE! A resenha de hoje será MUITO especial, pois vou falar de CAI O PANO, o livro mais inesquecível da Rainha do Crime.

Cai o PanoCAI O PANO
AGATHA CHRISTIE
Editora: L&PM             
Ano: 2015
Nº págs: 220
Gênero: Policial

SINOPSE: A convite de Poirot, o capitão Hastings retorna ao local da primeira investigação de ambos: a mansão Styles. O tempo passou: o detetive belga envelheceu e está em uma cadeira de rodas; já a antiga mansão foi reduzida a uma mera hospedaria. A visita, porém, se revela mais que um reencontro entre velhos amigos. O instinto de Poirot, ainda afiado, lhe diz que entre os hóspedes há um assassino. E ele precisa que Hastings o ajude a identificá-lo antes que haja mais uma vítima – e antes que seu tempo acabe.Escrito na década de 40, mas mantido em um cofre até sua publicação em 1975 (um ano antes da morte de Christie), Cai o pano é a última investigação de Hercule Poirot. Neste romance, considerado um de seus melhores, a Rainha do Crime concebe uma arrebatadora despedida ao seu maior e mais querido personagem.

Faz anos que li CAI O PANO pela primeira vez, e fazer a releitura dele, ontem, pode ter acabado com a surpresa, mas não diminuiu o brilhantismo da obra ou a sensação de dever cumprido que a AGATHA passou com esse livro.

Sou muito fã dessa mulher, como vocês sabem, e já li praticamente todos os livros dela, mas as releituras sempre me surpreendem, principalmente porque quase nunca me lembro do final e sempre sou enganada mais de uma vez, e simplesmente ADORO isso! Mas CAI O PANO é um livro com final inesquecível, desses que podem se passar dezenas de anos e que se formos fazer a releitura, vamos lembrar. O motivo: é o último livro com Poirot como protagonista.

Já fui muito fã do detetive, durante anos ele figurou como meu preferido, mas em um dos livros, não me lembro qual, ele foi tão metido e arrogante (sim, mais que o normal), que acabei por ter birra dele e releguei-o aos últimos de meus preferidos. Contudo, preciso admitir que em CAI O PANO ele voltou a fazer meu coração acelerar e a torcer de forma vertiginosa. Primeiro, porque ele aparece mais velho nesse livro, e a metidez, que antes me incomodava, fez-me rir dessa vez, afinal, os anos não foram capazes de tornar Poirot menos narcisista. Segundo, ele está ainda mais brilhante em seu quesito células cinzentas, e com muita rapidez continua pegando tudo no ar e tecendo sua teia de informações para desvendar os mais horrendos crimes. Terceiro, nesse livro ele se comporta como um verdadeiro herói! Não é apenas o detetive que desbanca o vilão, é um herói mesmo!

Não quero entrar no mérito de ficar comentando sobre o enredo desse livro. Creio que por ser o último tudo deva ser uma surpresa. Mas garanto que será uma grata surpresa, até mesmo para quem reler. O desfecho desse livro foi inesquecível para mim, mas o enredo já tinha se perdido em minha mente, nem mesmo me lembrava de a história se passar na mansão Styles!

CAI O PANO é um livro soberbo! Desses que marcam a vida do personagem e do autor. É difícil não colocá-lo como um dos melhores da AGATHA e como um dos melhores livros em que um autor se despede de seu grande protagonista. CHRISTIE fechou com chave de ouro participação do Poirot, que fez até mesmo eu voltar a ser fã incondicional dele! Prometo que um dia vou reler todos os livros do personagem para falar certinho pra vocês aquele que me fez pegar birra, mas, por enquanto, vou deixar as mágoas com ele de lado e vibrar por ter relido CAI O PANO. Quanto a vocês... LEIAM! Tipo... AGORA!



Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Nunca li nenhum livro da Rainha do Crime, mas de tantas resenhas que já li suas a respeito dela estou pensando seriamente em comprar um pra mim Ou quem sabe ganho, né? haha
    Enfim, geralmente, os autores começam melhor do que terminam com seus protagonistas, mas só por ela ter sido diferente, já vale a pena
    Boa semana.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, Agatha sempre vale a pena! Essa mulher é diva <3

      Bjs

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Eu não sou muito fã do estilo policial, mas é inegável o valor e a contribuição de Agatha Christie para o mundo literário! Nunca fiz uma releitura de um livro dela, será que também vou errar o final? rsrsrs

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érica, tente e depois me fale, hahaahaha. Eu adoro que esqueço os finais rápido, senão não teria graça fazer a releitura.

      Bjs

      Excluir
  3. Oi Mari,
    Não sou fã da Agatha, mas aprecio o mistério e o modo de construção de suas obras. Sabe
    que tenho uns três livros dela aqui que ainda não li. E esse é um deles. Pela sua resenha vou colocar ele mais a frente na fila. Beijos Elis.
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elissss, leia-os! Leia todos eles! Ela é diva mor <3

      Bjs

      Excluir
  4. Cai o Pano foi um dos primeiros livros que li da autora, e já ali me apaixonei tanto pelos seus personagens complexos quanto pela sua forma de conduzir o leitor dentro da trama. Além disso, como tu disse, o livro é cheio de surpresas, do tipo que não deixa o leitor respirar de jeito nenhum. E eu acabei achando engraçado e irônico o lado prepotente do Poirot, acho que vários momentos hilários foram protagonizados por ele e seu senso narcisista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pat, exato, nesse livro até a prepotência dele tem graça, e conta com um dos melhores enredos dela! Fico feliz em saber que você gostou do livro <3

      Bjs

      Excluir
  5. Apesar de ser um excelente livro, acho que a Agatha não deveria tê-lo publicado. Amo o Poirot e não queria conhecer essa parte de sua biografia. SPOILER DE CAI O PANO E o ALICIADOR Quando li livro do Donato, senti uma grande semelhança entre os dois assassinos, relativo à maneira como cometiam os crimes. Terá sido mera coincidência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaaaaldo, faz tanto tempo que li O Aliciador... Omg, não lembro das semelhanças! Clareie minha mente, manda um email com todos os spoilers possíveis, hahaaha. Adoro essas comparações.

      Bjs

      Excluir
  6. OI! Mesmo conhecendo o trabalho da autora e diversas pessoas me mandando ler anida não tomei vergonha na cara e peguei um dos seus livros. Gosto de livros com investigação, crimes, aquele ar de suspense e um mocinho que lhe divertirá muito, parece que ele conquistou mesmo você. Já cheguei a odiar o personagem pra logo em seguida ama-lo sem reservas. Com certeza, vou lê-lo algum dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, fico feliz por saber que entrou na sua lista de futuras leituras.

      Bjs

      Excluir
  7. Mari!
    Sou fã da Rainha do Crime até debaixo d'água e de sua grande criação: o metidinho e arrogante Hercule Poirot...
    Fico feliz que tenha relido esse clássico da Ágatha e ainda mais que tenha acabado sua birra com nosso investigador mor...kkkk
    “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.”(Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, coloca metidinho e arrogante nisso, né Rudy... Meu Deus, ele não cansa de ser "cido", rs. Mas adoro esse livro. ADORO!

      Bjs

      Excluir
  8. Oi, Mari
    Também adoro quando sou enganada nos livros rs Isso faz o livro ser ótimo.
    Eu ainda não li nada da Agatha, não por falta de vontade. Ela tem tantos títulos que este eu ainda nem tinha ouvido falar. Adorei sua resenha, e conhecer mais este livro. Adorei a premissa.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leeee, aproveita o momento e corre pra ler algo dele! CORRE! Rs.

      Bjs

      Excluir
  9. Os dois livros que li até agora com o Poirot não gostei tanto assim, que foram O Misterioso Caso de Styles e O Assassinato no Campo de Golfe. Da autora, acho espetacular E Não Sobrou Nenhum.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente, ainda não li nd da Agatha Christie, mas tenho Os Crimes ABC aqui e pretendo ler em breve! Quanto a esse, deve ser um livro sensacional, preciso ler. Na vdd, preciso ler tds da Agatha!

    www.cidadedosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Agatha sempre me surpreende! A escrita dela é genial e mesmo que você pense "ah já sei quem é...", mas não sabe mesmo rs. Ainda não li Cai o Pano, mas vai entrar na minha lista. Quero reler os livros dela também, só me falta tempo ainda.
    Abraços!
    http://ohqueridavalentina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tive me experiência com a Rainha do Crime, mas estou colhendo resenhas dos livros dela para ler futuramente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nenhum livro da Agatha Christie e estou louca para ler. Acho que vou gostar muito do Poirot e com certeza vou ler esse e outros livros da autora, já que amo livros policiais, principalmente quando tem revelações surpreendentes.

    ResponderExcluir
  14. Agatha Christie é uma Rainha neh
    O pior de tudo é que eu nunca li um livro dela ...PRECISO logo começar os livros dela...
    Perfeitaa...s2
    O título já me da uma vontade de ler tudinho de uma vez só...

    ResponderExcluir
  15. Já li alguns livros de Agatha. E sempre fizeram meu estilo.
    Sou fascinada por livros investigativos,e os dela são sempre instigantes.
    E curiosamente ainda não li Cai o Pano. Mas já fiquei cheia de vontade de ler.
    Bela dica!

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.