31 de agosto de 2015

SEGUNDAS L&PM: MORTE NO NILO - Agatha Christie (Ed. L&PM)



Boa tarde, gente!

Como vocês sabem, segunda é dia de Segundas L&PM. E hoje claro que teremos mais uma resenha da rainha do crime, AGATHA CHRISTIE. Leiam o que achei de MORTE NO NILO, livro da autora com Poirot.

Morte no NiloMORTE NO NILO
AGATHA CHRISTIE
Série: Poirot
Editora: L&PM              
Ano: 2014
Nº págs: 490
Gênero: Policial, Suspense

SINOPSE: Morte no Nilo é um dos mais célebres romances de Agatha Christie e um dos mais famosos mistérios protagonizados por Hercule Poirot. A própria autora afirma no prólogo: “é um de meus melhores livros sobre ‘viagens internacionais’”. Inspirado em uma de suas estadias no Egito, conta a história de Linnet Ridgeway, uma jovem que parece ter tudo: beleza, dinheiro, inteligência e talento para os negócios. Mas, ao partir com seu noivo, Simon Doyle, para um cruzeiro exótico no rio Nilo, ela descobre que também tem... inimigos. Quando um crime é cometido a bordo, a suspeita recai sobre a ex-namorada de Simon. O álibi da moça, porém, é incontestável. O mistério parece insolúvel até que Hercule Poirot, de férias no mesmo navio, intervém de maneira a mudar totalmente o rumo da história... 

Leio AGATHA desde que estava na 5ª série, e sim, isso faz muitos e muitos anos, muitos mesmo, e quando pego um livro dela para ler, é na verdade uma releitura, pois já tive o prazer de ler quase todos, mas MORTE NO NILO foi uma leitura inédita e que esperei por muitos e muitos anos para fazer, pois depois que passei a colecionar a série lançada pela L&PM nunca mais li os livros da AGATHA em outras edições.

Apesar de estar louca por MORTE NO NILO, tive receio na leitura, isso porque o livro é com Poirot, que um dia já foi meu detetive favorito, mas após ser tão metido, arrogante, prepotente e humilhar Hastings em um dos livros (esqueci qual), ganhou meu desprezo. Por sorte, MORTE NO NILO não é narrado por Hastings, então Poirot se conteve em todo o seu “achismo” e foi brilhante na resolução do crime.

O que mais gostei no livro foi a forma brilhante como AGATHA colocou tantos elementos nele: viagem, casamento, lua de mel, roubo e assassinato. Fiquei realmente impressionada em como o enredo foi grandioso e em como ela conseguiu me envolver na história, pois, geralmente, os livros da AGATHA não demoram a mostrar o crime, mas MORTE NO NILO desenvolveu toda uma história antes de nos apresentar o assassinato. E o mais gostoso nisso tudo foi que durante todo o livro fiquei batendo na mesma tecla, tendo convicção de quem era o culpado, mas era impossível formular como o crime foi cometido com os elementos que a autora disponibilizou na cena.  

Quando se deu o desfecho estava boquiaberta! Apesar de ter chutado e acertado, não conseguia ligar as situações e montar o COMO o crime havia ocorrido, e desvendar isso é que foi o maior segredo do livro, pois o QUEM  até meio que chutei por algumas dicas que AGATHA deu, mas o COMO foi algo que realmente deu um nó em minha cabeça e que me fez reler as explicações para que tudo ficasse realmente compreensível.

Não fui surpreendida pelo culpado, mas a complexidade do enredo elevou MORTE NO NILO a outro nível, pois muitos dos livros da AGATHA são simplistas e ela os transforma em uma investigação memorável por aprofundar no psicológico das personagens. Aqui ela inverteu e jogo e colocou personagens simples, mas uma trama muito bem elaborada e que se tornou cada vez mais intrigante e maior com o passar das páginas.


Amo essa mulher e só posso dizer que vocês devem correr para ler MORTE NO NILO. Livro <3.


Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Oi Mari!
    Amo Agatha, tenho mais de 40 livros dela e sou suspeita para falar!
    Adoro como ela fomenta nossas células cinzentas
    Amei a sinceridade na resenha e ver minha autora favorita aqui.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Mari!
    Acredito que esse seja o livro mais comentado da Rainha do crime.
    Sou fã também desde a infância e não tem como não gostar dos livros dela, ainda mais aqueles que parecem óbvios, porém no final, tem toda uma reviravolta na explicação do COMO, como esse aqui.
    “A dúvida é o principio da sabedoria.”(Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  3. Tenho que ler Morte no Nilo uma hora dessas. Já se encontra faz tempo na minha estante e está na espera para ser lido.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Me sinto muito excluída por nunca nem ter tido a oportunidade de ler um dos livros dela, mas jaja vou reverter isso e comprar algum. Adoro personagens bem complexos, mas o enredo também é maravilhoso. Fiquei com vontade de ler esse mais do que os outros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Aghata Cristhie é uma unanimidade no gênero. Comecei a ler a autora muito cedo, assim como tu, e simplesmente me encantei pela forma como ela descreve os crimes sem fazer o livro se tornar cansativo. Morte no Nilo é um dos que ainda não li da autora, porque não tenho ele aqui em casa, mas depois dessa tua resenha acho que vou adquiri-lo o quanto antes rs

    ResponderExcluir

* Deixe seu comentário e me faça feliz :D
* Se você tem um blog, não esqueça de deixar o link.